Morreu, na tarde deste domingo, o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de São Luís Epitácio Cafeteira, aos 93 anos. Com a saúde extremamente debilitada, o político estava sob cuidados médicos em casa, em Brasília, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) domiciliar.
Paraibano de nascimento, Cafeteira fez carreira na vida pública no Maranhão a partir da década de 50, quando disputou sua primeira eleição e ficou na suplência.
Na década de 60, foi eleito prefeito da capital e fez uma gestão marcada por avanços sociais e algumas polêmicas. A de maior repercussão foi a proibição do uso de máscaras em bailes carnavalescas, medida adotada como forma de evitar o aumento criminalidade no período de folia.
Governo
Após deixar a prefeitura, elegeu-se sucessivas vezes deputado federal. Em 1986, após reconciliar-se com o então presidente da República, José Sarney, venceu o pleito para governador com 80% dos votos válidos, tendo como principal adversário o ex-governador João Castelo.
Renunciou ao mandato em 1990, para disputar e vencer a eleição ao Senado Federal, e foi substituído no comando do Poder Executivo estadual pelo vice, João Alberto de Souza.
Cafeteira disputou novamente o governo estadual em 1994, mas dessa vez foi derrotado por Roseana Sarney, no segundo turno.
Em 2006, conquistou novamente vaga no Senado, seu último mandato político, encerrado em 2014.
O corpo de Cafeteira será velado na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado estadual Othelino Neto, decretou luto oficial por três dias em razão da morte do ex-governador.
NOTA DE FALECIMENTO
Com enorme pesar e com imensa tristeza, em nome da família Cafeteira – Isabel Cafeteira, Janaína Cafeteira, José Epitácio Cafeteira Neto e José Afrânio – que comunico a todos o falecimento do meu tio, ex-governador e ex-senador, Epitácio Cafeteira.
Ele encontrava-se enfermo e inspirava cuidados, em UTI residencial, decorridos de seu delicado estado de saúde.
Natural da Paraíba, Cafeteira veio ainda pequeno para o Maranhão, onde construiu uma admirável história política, dedicando a maior parte de sua vida a este estado, onde constituiu sua família.
Atualmente ele residia em Brasília e estava com 93 anos, deixando viúva a minha tia Isabel, de filha a minha prima Isabel e netos.
É um momento de bastante tristeza para toda a família. A perda, para mim que o considerava um segundo pai, está sendo muito difícil, mas com a certeza que agora ele descansa nos braços do nosso Deus todo poderoso!
Em nome de nossa família, agradeço as mensagens de solidariedade que temos recebido.
São Luís, 13 de maio de 2018
Rogério Cafeteira
Deputado Estadual
Bem que seria louvável esta notícia na capa principal deste jornal, afinal de contas, o falecido foi fiel ao Sarney até a morte.