Bancários de agências de São Luís e Bacabal enviaram denúncia e fotos ao blog, acusando a diretoria do Sindicato dos Bancários de distribuírem material de campanha da Chapa 1 juntamente com o material oficial do Sindicato, além de utilizarem o carro oficial em visitas às agências com o intuito de pedir voto e distribuir material de campanha.
Outro fato que chama atenção e gera dúvida entre os bancários é a Chapa 1 até hoje não ter informado onde funciona o Comitê da chapa, desconfiando que o mesmo pode estar funcionando nas dependências do próprio sindicato.
A eleição do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA) acontecerá nos dias 22,23 e 24 de em todo o Estado. A disputa acontecerá por duas chapas, a chapa 1 e a chapa 2. A Chapa 1 é encabeçada por Eloy Natan Silveira que é atual presidente do Sindicato e presidente do Diretório estadual do PSTU e faz parte do grupo político que atua na administração do sindicato há 12 anos, com uma gestão que não tem agradado os bancários. A Chapa 2, de oposição, é encabeçada por Heraldo Gouveia, bancário do BB há 24 anos e composta por membros de todas as instituições financeiras.
Mesmo sendo dirigentes partidários, os membros da Chapa 1 podem estar cometendo crimes eleitorais, como o uso da estrutura do sindicato e abuso do poder econômico para reeleição.
Em conformidade ao que dispõe o artigo 14 do Código de Ética do Jornalistas Brasileiros, “O jornalista deve: – Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demostradas ou verificadas; – Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar”.
Um jornalista que pauta sua carreira na ética profissional, antes de divulgar qualquer notícia que afete a honra de outrem, deve, no mínimo, agir de acordo com o dispositivo legal acima.
A sorte do tal “jornalista” é que quase ninguém ler este blogue.