Palestra do ministro do STF Luís Roberto Barroso marcará 28 anos do Ceuma e 30 anos da Constituição

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso proferirá palestra para marcar os 28 anos da Universidade Ceuma e os 30 anos da Constituição brasileira, no próximo dia 18, às 9h30, no Espaço Renascença. O evento será um marco na história da instituição, que já preparou centenas de profissionais do Direito para atuar no mercado local e em outras regiões.

Com qualidade de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade Ceuma promoverá um debate democrático, à altura dos seus 28 anos de fomento à cultura e ao conhecimento.

Jurista renomado, o ministro Barroso discorrerá sobre a Carta Magna brasileira e destacará pontos relevantes da legislação, que impactam diretamente a realidade nacional.

O magistrado também abordará temas específicos de grande importância para os futuros profissionais do Direito que serão graduados pela Universidade Ceuma.

Deputado Sousa Neto diz que veto à ida de Portela à Assembleia é manobra para esconder a verdade

Para Sousa Neto secretários de Flávio Dino não comparecem à Assembleia por covardia

O deputado estadual Sousa Neto (PRP) manifestou, na sessão plenária desta terça-feira (8), repúdio ao veto da base governista a mais um requerimento com pedido para que o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, compareça à Assembleia Legislativa para esclarecer à sociedade maranhense sobre a ordem do governo Flávio Dino para a Polícia Militar monitorar candidatos de oposição, nas eleições deste ano.

O parlamentar classificou a rejeição da proposição como manobra dos governistas para esconder a verdade e acusou os secretários do governo comunista de agirem com covardia perante o Poder Legislativo e os cidadãos.

“Denunciamos aqui este fato gravíssimo e vamos cobrar a devida apuração das responsabilidades. Fui eleito para dar transparência ao meu eleitor, e não esconder a verdade, como vem fazendo este governo. Cadê a transparência? Secretários de Flávio Dino não têm coragem de se explicar perante nós, deputados, e muito menos para a população”, alertou.

Justiça libera 695 internos para saída temporária do Dia das Mães

O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da capital, Márcio Castro Brandão, publicou nesta segunda-feira (7), a Portaria que relaciona os recuperandos do sistema prisional que estão aptos ao benefício da Saída Temporária do Dia das Mães deste ano. Segundo o documento, estão autorizados à saída 695 internos do regime semi-aberto, se por outro motivo não estiverem presos, para visita aos seus familiares. Os beneficiados poderão sair a partir das 9h desta quarta-feira (9) e deverão retornar aos respectivos estabelecimentos prisionais até a próxima terça-feira (15), às 18h.

A Saída Temporária é uma previsão da Lei de Execuções Penais, que estabelece os requisitos para concessão do benefício nos artigos 122 e 123. Antes da saída, os beneficiados são submetidos a reunião de advertência, esclarecimentos complementares e assinatura do termo de compromisso.

A Portaria determina que os recuperandos beneficiados com a Saída Temporária não poderão ausentar-se do estado do Maranhão; devem recolher-se às suas residências até as 20h; e não podem ingerir bebidas alcoólicas, portar armas ou frequentas festas, bares e similares. Até as 12h do dia 18 de maio, os responsáveis pelos estabelecimentos prisionais devem comunicar ao Juízo da 1ª VEP sobre o retorno dos internos ou eventuais alterações.

Sobre a saída de presos, a VEP cientificou a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Superintendência da Polícia Federal, Superintendência de Polícia Rodoviária Federal, e diretorias dos estabelecimentos penais de São Luís, para operacionalização das medidas estabelecidas na portaria.

Direito

Segundo a LEP, a autorização para saída temporária é concedida por ato motivado do juiz, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária. Para ter direito ao benefício, o interno deve estar cumprindo a pena em regime semi-aberto e precisa ter cumprido, no mínimo, 1/6 (primários) ou 1/4 da pena (reincidentes); apresentar comportamento adequado na unidade prisional; além da compatibilidade entre o benefício e os objetivos da pena.

A Lei de Execução Penal disciplina que o benefício da saída temporária será automaticamente revogado quando o beneficiário praticar fato definido como crime doloso; for punido por falta grave; desatender as condições impostas na autorização ou revelar baixo grau de aproveitamento do curso, quando for o caso. A recuperação do direito à saída temporária dependerá da absolvição no processo penal, do cancelamento da punição disciplinar ou da demonstração do merecimento do condenado.

Regime semiaberto

O regime semiaberto destina-se para condenações entre quatro e oito anos, não sendo caso de reincidência. Nesse regime de cumprimento de pena, a lei garante ao recuperando o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, devendo retornar à unidade penitenciária à noite.

Confira aqui a portaria que autoriza a saída temporária dos 695 apenados.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

Nagem abre, no Shopping da Ilha, sua 3ª no Maranhão

Loja Nagem do Shopping da Ilha terá o mesmo padrão da unidade do São Luís Shopping

De olho num arrojado plano de expansão para 2018, que inclui operações em novas praças do Norte e do Nordeste, a Nagem, uma das maiores varejistas de tecnologia, abre a sua 33ª loja no Brasil e 3ª no Maranhão. A operação vai funcionar a partir de amanhã (dia 8), no Shopping da Ilha.

A nova loja ocupará quase 600 metros quadrados no mall e inaugura com o mix de sete mil itens distribuídos nas linhas de telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos, eletroportáteis, games e papelaria. “A loja do Shopping da Ilha faz parte de uma série de inaugurações que teremos esse ano”, afirma Halim Nagem, presidente e fundador do grupo.

“Em quase três décadas, a Nagem se empenha em acompanhar todos os avanços da tecnologia. E mais que isso: dedica-se diariamente a proporcionar às pessoas uma vida mais prática, para que elas tenham mais tempo para fazer o que gostam, ficarem com quem amam e viverem grandes experiências”, afirmou Halim.

Sobre a Nagem

Fundada há 27 anos, em Pernambuco, a Nagem tem 32 lojas, um quiosque, seis centros de distribuição e quatro unidades de negócios concentrados no Nordeste e projeta, para 2018, expansão para mais estados da região e também a chegada em outras regiões do Brasil nas quais ainda não atua. O Grupo Nagem está presente nos canais distribuição, corporativo, e-commerce e varejo. Recentemente, inaugurou no Recife, uma loja experiência de 1.300m2.

Osmar Filho diz que, se eleito, vai dar continuidade às ações de Astro de Ogum no comando da Câmara

Osmar informou que está construindo um programa coletando sugestões dos colegas

O vereador Osmar Filho (PDT), favorito a ocupar a presidência da Câmara Municipal de São Luís a partir do ano que vem ressaltou, em entrevista ao Informativo Câmara News, a necessidade de dar continuidade às ações da gestão do presidente Astro de Ogum (PR). De acordo com Osmar, não se podem ignorar as conquistas realizadas ao longo dos últimos anos, principalmente no quesito transparência e comunicação.

“Estamos construindo um programa coletando sugestões dos colegas. Estou acompanhando a gestão do presidente Astro de Ogum e não se podem ignorar as conquistas realizadas principalmente nas áreas de transparência e comunicação”, disse ele, dirigindo-se ao atual comandante da Casa.

O vice-presidente da Câmara declarou ainda que todas as ações implantadas que veio para inovar serão mantidas e aperfeiçoadas. Ele citou como exemplo a cobertura das sessões que são transmitidas pelo rádio AM e possibilita que qualquer pessoa possa acompanhar a atuação dos parlamentares.

“Aquilo que deu certo e foi inovador vamos apenas aperfeiçoar. Hoje as sessões são transmitidas pelo rádio AM possibilitando que as pessoas possam acompanhar nossa atuação de qualquer lugar do mundo já que através da internet se tem acesso ao rádio”, declarou.

Questionado sobre a formação de sua chapa para o biênio 2019/2020, Osmar Filho garantiu que até amanhã será definida essa composição. A eleição da Mesa Diretora da Casa para biênio 2019/20 deve ocorrer nesta quarta-feira, dia 09 de maio. O pleito ocorrerá a partir das 9h, sendo que o registro das chapas poderá ser feito até trinta minutos antes da votação.

Mídias sociais: usar ou não usar?

Natalino Salgado Filho*

Natalino Salgado menciona depressão que acomete pessoas após visitas a perfis de amigos em redes de relacionamento

Reportagem publicada nesta semana pelo jornal El País, de Espanha, traz análise interessante do Doutor em Psicologia, Adam Alter, acerca do fenômeno onipresente no dia a dia de todos nós: a adição às mídias sociais. Ele citou o fato de que “em 2015, uma pessoa em média ficava três horas na frente de uma tela. Em 2017, esse tempo subiu para quatro horas”.

Mas a preocupação desse estudioso não se resume ao tempo gasto em atenção ao que está sendo postado, comentado, compartilhado nas mídias sociais. Para Alter, as mídias sociais retiram o tempo precioso do tédio – responsável por ocasionar boas ideias – e servem para formatar pensamentos e posturas, vez que as pessoas tendem a se agrupar com aqueles que pensam e agem da mesma forma que elas.

O psicólogo adverte: está em risco a própria criatividade e inovação que poderiam advir do exercício democrático e saudável do debate plural. O pesquisador chega a comparar essa dependência com o mundo virtual a outros vícios, esses velhos conhecidos da sociedade; e defende estratégias para que as pessoas possam se defender do que considera “mal inevitável”.

O tédio a que se refere Alter tem, suponho, inspiração numa proposta interessante do sociólogo italiano Domenico de Masi que, em meados dos anos 1990, lançou a ideia no livro “O ócio criativo”. Ali ele defende que esse tipo de ócio é a união do trabalho, estudo e lazer. Não é não fazer nada. Mas dispor de tempo equilibrado entre essas atividades que, afinal, definem de muitos modos nossa própria identidade e aí está o espaço para desabrochar a criatividade.

O outro ócio, aquele associado à preguiça cantada por Caymmi, é inútil, vazio e alienante. De fato, ele nos reduz ao atraso, ao desprazer e até mesmo a uma sensação melancólica em relação à vida.

Tempo dedicado a ver, por exemplo, atualizações no Facebook de amigos pode causar depressão, afirma uma universidade alemã (Universidade Humboldt de Berlim). Uma em cada três pessoas relataram se sentirem piores e mais insatisfeitas com a própria vida depois de visitar a rede de relacionamentos. Sentimentos de ressentimento e inveja também foram relatados pelos participantes da pesquisa.

Pesquisa disponível, a partir do relatório 2018 Global Digital (pode ser acessada no site https://wearesocial.com) revela uma dado impressionante acerca do Brasil. Aqui, o brasileiro gasta, em média, quase dez horas conectado à internet, sendo que mais de 3 horas e meia são dedicadas às redes sociais. Outra pesquisa desenvolvida pela empresa Amdocs, com mais de 4 mil jovens em diversos países, revelou que os brasileiros também são os maiores usuários de mídias sociais como Facebook (94%), Youtube (85%) e WhatsApp (84%).

Para tentar evitar tanto tempo dedicado a essa atividade, foi desenvolvido até um aplicativo, o QualityTime, que oportuniza aos interessados saber quanto aquele que o tem gasta de seu tempo navegando nas mídias sociais. O aplicativo foi desenvolvido pela ZeroDesktop Inc., e é um dos recordistas na Play Store.

Mas, afinal, o que a constatação do Dr. Alter tem a nos dizer? Naturalmente não é que se deva abandonar as redes ou retornar a um estado pré internet, mas como tudo na vida, usar como parcimônia, equilibrar vida virtual e real. Manter e cultivar relações reais, sair ao ar livre, ser produtivo de algum modo e, quem sabe, seguir os conselhos de De Masi.

*Professor Titular da UFMA e membro das Academias: Nacional de Medicina e de Letras do Maranhão

Astro de Ogum apara ‘arestas’ entre vereadores e pede ‘paz’ na Câmara

Astro de Ogum defendeu diálogo entre colegas de plenário logo após um debate acalorado entre os vereadores Paulo Victor e Genival Alves

Em discurso realizado segunda-feira (07), durante sessão plenária na Câmara Municipal de São Luís (CSML), presidente da Casa, Astro de Ogum (PR), fez um apelo aos parlamentares para que deixassem suas divergências de lado e aprovassem matérias de interesse da população ludovicense que estavam na pauta da ordem do dia.

A defesa do diálogo entre colegas de plenário veio, logo após, um debate acalorado entre os vereadores Paulo Victor (Pros) e Genival Alves (PRTB), que se desentenderam e trocaram xingamentos devido à votação de um pedido de autorização para a Prefeitura de São Luís contrair empréstimo de R$ 100 milhões.

“A nossa responsabilidade nesse momento, em todos os pontos, tanto com a aprovação do empréstimo quanto qualquer outro projeto, é com relação aos interesses da população ludovicense. Que a paz reine nessa Casa, pois fomos eleitos para representar a sociedade ludovicense”, declarou.

Astro de Ogum também aproveitou para aparar ‘arestas’ entre vereadores em relação à eleição da Mesa Diretora, que tem sido motivo de muitos debates interno na Casa. Ao afirmar que vai cumprir o acordo firmado em sua eleição para presidência, Ogum declarou que não foi eleito pelo povo para ser presidente, foi eleito para ser vereador.

“Eu nunca quis ser presidente. Fui eleito três vezes por unanimidade, sem precisar pedir voto. Eu já dei a minha palavra que vou cumprir o acordo na eleição da Câmara. No entanto, o pleito só será amanhã. O que não podemos é admitir que as divergências fossem transformadas em questões pessoais, o que é extremamente perigoso”, afirmou o chefe do legislativo.

Ao final do discurso, Astro de Ogum lembrou aos parlamentares governistas que o chefe do Executivo precisa ter governabilidade.

“Não serão as conversinhas pelos cantos ou as tramoias entre um ou outro que vão garantir a governabilidade nesta Casa com o Executivo. A governabilidade se garante é com dialogo”, concluiu.

Como o pedido de autorização para contrair empréstimo já estava pela quarta vez na ordem do dia, a pauta da Casa acabou ficando trancada. Para destrancar, o vereador Pavão Filho (PDT), líder do Governo na Câmara, pediu a retirada de pauta do pedido para contrair o empréstimo.

Osmar Filho diz que fará gestão compartilhada na Câmara Municipal

Do Blog do Djalma Rodrigues

Osmar diz que administração será plural, compartilhada, democrática, como deve ser no parlamento

Em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira (7), o vereador Osmar Filho (PDT), que será aclamado presidenta da Câmara Municipal de São Luís na quarta-feira (9), para o biênio 2019/2020, por conta de um amplo acordo, afirmou que sua gestão será compartilhada e disse reconhecer vários avanços na administração do presidente Astro, principalmente no que concerne à transparência e na área da comunicação, sobretudo quanto à transmissão diárias das sessões plenárias através da Rádio Difusora AM.

“Teremos uma administração plural, compartilhada, democrática, como deve ser no parlamento. Tudo aponta para nossa eleição nesta quarta-feira, por conta de um acordo que envolveu o presidente Astro. Todos conhecem nosso comportamento nesta Casa e espero não decepcionar nenhum companheiro, porque todos terão espaço”, salientou o futuro presidente da Câmara.

Indagado sobre a formação de sua chapa, que será única, ele disse que está se reunindo com seu grupo de apoio para definir os cargos. “Estamos discutindo com todos os envolvidos nesse acordo que selou a chapa única e ainda não posso delinear nomes”, assegurou.

Urbanitários posicionam caixões no portão da Caema em protesto contra excesso de cargos comissionados

Caixões foram posicionados em frente ao portão da Caema em sinal de protesto contra negação 

O Sindicato dos Urbanitários realiza, desde o início da manhã, um protesto em frente à sede da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), na Rua Silva Jardim, no Centro, para reivindicar direitos trabalhistas e protestar contra abusos e arbitrariedades que estariam sendo cometidos pelo governo Flávio Dino (PCdoB). Os manifestantes posicionaram dois caixões na entrada da empresa em sinal de protesto contra o que chamam de descaso para com a categoria.

Um grupo de sindicalistas, com apoio de servidores da estatal, concentrou-se em frente ao portão principal da companhia para reivindicar o pagamentos dos tíquetes-alimentação, que está atrasado, e a reativação do plano de saúde, cortado, sem perspectiva de retorno.

Comissionados

O sindicato denuncia o número excessivo de servidores ocupantes de cargos comissionados na Caema nomeados pelo atual governo. Segundo levantamento feito pela entidade, 108 pessoas sem qualquer vínculo com a companhia, a maioria apadrinhados pelos comunistas, foram lotados na empresa, transformada, segundo os denunciantes, em verdadeiro cabide de empregos.

Os manifestantes programaram para a manhã de hoje uma assembleia geral, em frente ao portão da Caema, para deliberar sobre as novas estratégias de mobilização. Os sindicalistas ameaçam fazer uma passeata até o Palácio dos Leões, caso não tenham suas reivindicações atendidas.

Seria uma espécie de cortejo público simbólico para posicionar os caixões em frente à sede administrativa do governo e residência oficial do governador.

Iohannes, o Imperador, faz show em São Luís

Dia 11 de maio, sexta-feira, tem mais um mega show na Allure. Vem aí Iohannes, O Imperador. E a festa não para por aí, Bruno Shinoda e Dj Rogério Mix vão agitam com tudo na mais nova casa de show de São Luís, ALLURE. Localizada em um local privilegiado (Rua dos Maçaricos, Nº 215 – Lagoa da Jansen, próximo antigo Salomé Bar). O empreendimento dos sócios Júnior Sales e Leandro Costa.

Allure é uma casa de show diferenciada, com capacidade para 1.000 pessoas, toda climatizada. A casa possui sistema acústico, excelente estrutura de palco, som, iluminação, equipe treinada para melhor atender ao público exclusivo da Ilha, proposta de inovação, requinte, elegância e sofisticação reunidos em um só lugar. Allure, um novo conceito de casa de show Vip chega na Ilha do amor e você escolhe o melhor local onde se divertir: Pista, camarote e lounge.

Iohannes

O cantor Iohannes Cavalcanti nasceu na cidade de Campina Grande/PB e tem as suas raízes no autêntico forró. Sua carreira começou na Banda Forró 3×4, em sua cidade natal, e logo em seguida assumiu a frente do Forró da Curtição, lançando sucessos como “Segunda-feira não é dia de beber”, “Vai no cavalinho” e outros. Há dois anos, Iohannes investe em sua carreira solo.

O Imperador, como é conhecido, se destaca com uma “pegada” diferente e conquista o público por onde passa. Com mais de 300 fã-clubes espalhados pelo Brasil, Iohannes concentra uma legião de fãs.

Conquistando a admiração do público do Nordeste e o respeito de artistas consagrados, Iohannes já teve astros como Wesley Safadão, Israel Novaes, Cláudia Leite, Léo Rodrigues, Aviões do Forró, Léo Santana e Gasparzinho interpretando suas músicas. Entre seus sucessos mais conhecidos estão às canções “Amarelinho Azul”, gravado em Goiânia com participação de Israel Novaes, “Louco por Ela”, “Férias em Las Vegas”, “O Lobo”, “A Notícia do Momento”, “O Imperador” e “Acidente de Amor”.

Já a música “Chupando o Dedo”, sucesso de crítica e público, entra para a lista das mais tocadas nas rádios de Fortaleza em 2015, com a marca de mais de 200 mil downloads e é considerada repertório de grandes bandas de forró do Nordeste. Atualmente, sua aposta é o novo single “Metade do Papai” que está disponível para download no site suamusica.com.

Hoje, o cantor está na estrada trabalhando as músicas “Metade do papai”, “Ele não merece você” e o novo CD, com 3 músicas inéditas. O álbum, lançado em 14 de março de 2016, já se aproxima da marca de 130 mil downloads.

No mundo dos grandes eventos, o músico já comandou show no São do João de Campina Grande 2015, um dos maiores festejos juninos do Brasil. Na virada de 2016, Iohannes dividiu o palco com Luan Santana, Wesley Safadão, Raça Negra e Biquini Cavadão no Réveillon de Fortaleza, o segundo maior do Brasil, que recebeu mais de 1 milhão de pessoas. O artista também já participou da abertura do show da cantora baiana Ivete Sangalo, onde teve recorde de público, na Arena Castelão.

No Palco MP3, Iohannes já atingiu a marca de 1 milhão e 600 mil players. Assista a clipe:

Jovem e carismático, com 27 anos, Iohannes chama atenção pelo visual – caracterizado pelos cabelos longos e pela voz imponente, e une talento e simpatia em apresentações que conquistam cada vez mais fãs pelo Brasil.

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro da programação e informações da “ALLLURE”.

Instagram: @allure_slz

#somostodosallure

Allure, sua nova casa de show com o luxo e o conforto que você merece.

Serviço:

O que? Show Iohannes

Quando? Sexta-feira 11 de maio

Horário? 22h

Onde? ALLURE (Lagoa da Jansen, próximo antigo Salomé Bar)

Quanto?

Primeiro Lote

R$ 40,00 Pista

Meia 20,00

R$ 60,00 Lounge

Meia 30,00 Pista

Reservas Camarote para até 15 pessoas, informações:

(98) 98263-49 82

(98) 99101-73 01

Atrações: Show Iohannes, Bruno Shinoda e Dj Rogério Mix

Horário: 22h

Pontos de venda antecipados:

Bilheteria Digital do: Shopping da Ilha, Rio Anil Shopping e Rio Poty Hotel

Açaí Sunset: Shopping da Ilha, Ponta D’ Areia, Parque Shalon, Rio Anil Shopping e Tropical Shopping.

Reservas e Informações:

(98) 98263-49 82

(98) 99101-73 01

Realização: Allure (Júnior Sales e Leandro Costa) e Jr Sales Produções.

Assessoria: Rita Matos Assessoria de Imprensa e Comunicação

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima