A dupla Murilo Cardoso e a cantora Katiana Duarte, que serão atração especial no almoço do Dia das Mães do restaurante Villa do Vinho Bistrô, na Av. Mário Andreazza
O charmoso restaurante Villa do Vinho Bistrô, localizado na Avenida Mário Andreazza (Cohama) é uma opção de charme e sabor para celebrar o almoço do Dia das Mães em família, no próximo domingo (13.05).
Ambiente climatizado, sofisticado e com menu assinado pelo Chef Jaelson Galvão, o local conta ainda com os melhores rótulos de espumantes e vinhos de excelentes marcas e safras, para brindar as mães de forma ainda mais especial. Entre as opções mais pedidas do menu a la carte, destaque para os pratos de carnes nobres, lagostas e massas.
A casa abrirá somente para almoço; e terá degustação de espumantes da Vinícola Don Guerino em homenagem às mães; além de música ao vivo sem cobrança de couvert artístico. Com a cantora Katiana Duarte acompanhada do violão de Murilo Cardoso. Informações e Reservas pelo fone (98) 3181 4908.
Wellington acolheu proposta de deficientes ao propor a criação do Cartão acessibilidade
O Projeto de Lei 80/2017, de autoria do deputado Wellington do Curso (PSDB) foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão e vai à sanção do Governador do estado. O Projeto cria o Cartão Acessibilidade, que tem como objetivo simplificar o acesso da pessoa com deficiência aos serviços públicos estaduais existentes.
“A proposta de criar o Cartão Acessibilidade partiu das pessoas com deficiência que confiram em nosso trabalho. Com o Cartão Acessibilidade, a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, titular do cartão, poderá se identificar facilmente em todos os serviços públicos, estando a presente Lei em total sintonia com Estatuto da Pessoa com Deficiência. Assim, de forma simples, contribuiremos para a melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência”, pontuou Wellington.
ENTENDA O PROJETO:
O Cartão Acessibilidade tem por objetivo simplificar o acesso da pessoa com deficiência aos serviços públicos estaduais existentes, incluindo informações e permitindo a unificação dos demais serviços, a exemplo do cartão de passe livre e acesso intermunicipal em um só. Sendo assim, o Cartão será instrumento comprobatório da condição de deficiência do seu titular.
Para ser emitido, a pessoa com deficiência deverá comparecer à Secretaria Estadual de Saúde, ou, ainda, aos Conselhos Municipais das Pessoas com Deficiências e Prefeituras Municipais e deverá estar munida dos seguintes documentos, em via original e cópia:
I – Registro Geral (RG);
II – Cadastro da Pessoa Física (CPF);
III – comprovante de endereço;
IV – laudo médico emitido por órgão público, com CID, atestando a deficiência, não devendo exceder 60 (sessenta) dias entre a data de emissão do laudo e sua apresentação para solicitação do Cartão Acessibilidade.
Magalu abrirá suas primeiras lojas na próxima quinta-feira
O Magazine Luiza abrirá, na próxima quinta-feira (10), às 9h, as suas primeiras quatro lojas em São Luís e vai iniciar o plano de expansão no estado. Ainda neste ano, a rede abrirá 16 outras lojas no Maranhão.
Para a abertura, a empresa fará uma grande liquidação de itens, com descontos agressivos. A divulgação para os consumidores começa neste final de semana, com a nova garota propaganda da marca para a região, Thaynara OG.
O Magazine Luiza é a maior plataforma de varejo no Brasil. Com seus 860 pontos físicos e e-commerce, a empresa busca prestar o melhor serviço para o brasileiro.
Prefeito Edivaldo Holanda Jr. e secretário de Educação, Moacir Feitosa, entregam notebook a gestor escolar
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) entregou nesta segunda-feira (7) 300 notebooks e 200 impressoras para 100 escolas municipais. A chegada dos equipamentos – entregues parte no gabinete do gestor e parte encaminhados diretamente para as escolas – ocorre como etapa da implantação do inovador Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, uma plataforma de acompanhamento e gerenciamento das escolas públicas.
Completando esse importante passo na modernização da educação de São Luís, as unidades escolares também estão recebendo cabeamento de fibra óptica necessário para o acesso à internet.
Entrega dos equipamentos de informática faz parte do plano de Edivaldo reestruturar o sistema de ensino
Com a total reestruturação da rede de ensino, o pedetista vem consolidando em sua gestão um grande legado na área, com escolas reformadas, salas climatizadas, construção de novos espaços educacionais, realização de concurso público, pagamento de piso salarial acima do nacional aos professores, concessão de mais de 13 mil direitos estatutários e ampliação da oferta de formação continuada aos educadores.
Audiência foi marcada por denúncias graves envolvendo feirantes e até servidores da Semapa
A Audiência Pública sobre Feiras e Mercados, de iniciativa do vereador Cézar Bombeiro (PSD), realizada na última sexta-feira (04), no plenário da Câmara Municipal de São Luís, foi marcada por denuncias de abandono geral das feiras e mercados da cidade de São Luís. Por ocasião da abertura, o vereador Cézar Bombeiro, lamentou as ausências do Secretário Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Limpeza Pública, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), do Ministério Público e dos administradores e responsáveis por feiras e mercados.
O vereador justificou o seu posicionamento, uma vez que esteve visitando inúmeras feiras e mercados da cidade e recebeu muitas reclamações, além de ter visto pessoalmente o abandono. Há sérios riscos de que os consumidores, ao invés de levarem para as suas casas produtos saudáveis, possam estar conduzido doenças, uma vez que a sujeira e água de esgoto convivem bem próximos. A ausência de gestores municipais foi muito comprometedor, o que ratifica o abandono denunciado pelos responsáveis por feiras e mercados, destacou o vereador Cézar Bombeiro, que ressalvou a presença do secretário Ivaldo Rodrigues, da Semapa.
Vereador Estevão Aragão foi bastante contundente
O vereador Estêvão Aragão, presente à audiência pública, fez um amplo relato da situação das feiras e mercados de São Luís e disse que se houvesse uma fiscalização séria e transparente, quase todas estariam interditadas por falta de condições mínimas de funcionamento e não estariam colocando em risco à saúde da população.
“Não há mais motivação para justificativas de que o problema é antigo, levando-se em conta que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior se encontra no seu sexto ano de mandato. Há casos em que algumas feiras, na atual gestão, ficaram pior, e há a falta de respeito aos direitos dos consumidores e dos feirantes, que pagam as suas taxas e não conseguem melhorias”, comentou Estêvão Aragão. O vereador chegou a detalhar casos, como o mercado do Bairro de Fátima, que se houvesse um mínimo de respeito a população do bairro algum investimento já teria ocorrido.
O líder comunitário Joab Jeremias endossou as denúncias do vereador Estêvão Aragão e acrescentou que o mercado do Bairro de Fátima tornou-se criadouro de ratos, o que põe em risco a vida de consumidores e feirantes.
Servidores da Semapa vendem boxes do Mercado da Liberdade
A denúncia mais grave da audiência pública ficou por conta do feirante Orlando Egídio Silva. Depois de ter apontado inúmeras deficiências no Mercado do Bairro da Liberdade e ter apresentado sugestões para economias, inclusive de energia elétrica, afirmou que existem vários boxes fechados no mercado e vários deles estão sendo comercializados por servidores da Semapa, garantindo que tem provas do que estava afirmando em plenário.
O negócio não é feito de maneira sigilosa, mas abertamente, como uma prática normal, se colocando à disposição para fazer maiores esclarecimentos.
Ivanilde Sampaio, presidente do Sindicato dos Feirante de São Luís há vários anos, tentou, sem argumentos suficientes, questionar as denuncias feitas, mas, pela fragilidade e pelo tempo que está à frente da entidade, não conseguiu sustentar pelo menos qualquer iniciativa de luta para mudar a atual realidade.
Secretário da Semapa alegou dificuldades e falta de recursos para efetuar melhorias
O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, que poderá, dentro de poucos dias, deixar a pasta e assumir a recém-criada Secretaria Municipal da Cultura, com bastante clareza, não negou os problemas, mas registrou que em algumas feiras e mercados, dentro do possível, vem fazendo paliativos, atacando os problemas mais sérios. “Todos os problemas levantados e denunciados serão avaliados”, garantiu Ivaldo. “Vamos instaurar um procedimento dentro da Semapa para apurar a comercialização de boxes do mercado da Liberdade, com a possível participação de servidores do órgão”, anunciou.
Cézar Bombeiro e Estevão Aragão estiveram conversando ao final da audiência pública e chegaram a conclusão que os problemas levantados e denunciados na audiência pública devem ser socializados no plenário, dada a gravidade de todos eles.
Flávio Dino propagandeia virtudes, mas realidade dos maranhenses é cruel (Foto: Biné Morais/O Estado)
O governo de Flávio Dino (PCdoB) acumula um saldo extremamente negativo, desde o seu início, em 1º de janeiro de 2015. Há três anos, quatro meses e sete dias no poder, o comunista supera, com larga vantagem, todos os antecessores em número de escândalos, tragédias e exemplos de descaso, que se multiplicam dia após dia, sem cessar. Antes mesmo do término da gestão, já é possível afirmar, com plena certeza, que Dino deixará ao povo do Maranhão um legado de miséria, violência e corrupção, jamais visto na história política do estado.
Tantos erros e omissões resultam em um recorde lamentável, com dados concretos que revelam uma realidade cruel, totalmente inversa à propaganda virtuosa paga a preço de ouro pelo Palácio dos Leões e usada como principal instrumento para tentar viabilizar a reeleição do governador, mas que já não convence como antes. A cada dia mais consciente de que a promessa de mudança não passou de engodo, a população já demonstra desencanto com o outrora imbatível Flávio Dino e a cada dia mais cidadãos manifestam repúdio à experiência comunista mal sucedida.
Em relação à miséria, há indicadores incontestes de que esta aumentou desde que os comunistas assumiram o governo. Não se trata de mero discurso da oposição, mas de informações oficiais, publicadas pelo jornal Valor Econômico, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só em São Luís, a pobreza extrema avançou 48%, em 2016. De acordo com o levantamento, nada menos do que 147 mil pessoas sobrevivem em condições humanas precárias, sem recursos nem mesmo para se alimentar de forma adequada.
A insegurança é uma sensação compartilhada por todos os maranhenses, de todas as regiões do estado, devido a sucessivas ocorrências de assaltos, homicídios, latrocínios e até sequestros, como o da primeira-dama de Buriticupu, Betel Gomes, semana passada. Na região metropolitana de São Luís, a barbárie promovida pelas facções criminosas faz um número crescente de vítimas, dia após dia. Seu motor é o tráfico, raiz de toda a violência, e aparentemente à prova de qualquer repressão. Audaciosos ao extremo, os criminosos investem contra lojas, bancos, postos de combustíveis, casas lotéricas e até contra delegacias e postos policiais, como a unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Açailândia, metralhada, em março, por um bando fortemente armado, que minutos antes havia roubado uma viatura da Polícia Militar, usada para transportá-los ao local do atentado.
Corpo do delegado da PF David Aragão é sepultado em meio a extrema comoção
Quanto aos alvos humanos da bandidagem, não há distinção. Estão na mira do crime desde cidadãos comuns aos agentes da lei, como a policial civil Iran Cerqueira Santos, então chefe de captura da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), morta em fevereiro do ano passado, em uma embocada, próxima à casa onde morava, no Araçagi. No último sábado, o delegado da Polícia Federal David Aragão, chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários, foi covardemente assassinado por três homens que invadiram sua casa, também no Araçagi, em plena comemoração do aniversário de 5 anos da filha. Nem mesmo crianças têm sido poupadas pela violência. Uma delas, de apenas 6 anos, perdeu a vida, nesse domingo, no Bairro de Fátima, ao ser atingida por uma bala perdida, em meio a um tiroteio travado por grupos criminosos rivais que aterrorizam a área.
No tocante à corrupção, há focos em diferentes setores do governo comunista, em especial na Secretaria de Estado da Saúde (SES). A subtração de recursos da pasta foi descoberta pela Operação Pegadores, deflagrada em novembro do ano passado pela Polícia Federal. A investigação constatou o desvio de R$ 18 milhões, por meio da contratação fraudulenta de servidores e pagamento ilegal de remunerações, e levou à prisão ninguém menos do que a ex-subsecretária de Saúde Rosângela Curado, candidata derrotada a prefeita de Imperatriz, em 2016, que até então mantinha estreita relação com Flávio Dino e com o deputado federal Weverton Rocha (PDT), um dos aliados de proa do governador e seu padrinho político.
Pivô do escândalo na Saúde, Rosângela Curado recebe abraço afetuoso de Flávio Dino
Ex-assessor técnico da SES, o médico Mariano de Castro também também foi preso na operação e após deixar a cadeia foi encontrado morto no apartamento onde morava com uma irmã, em Teresina, capital do Piauí, sua terra natal. Junto ao corpo, foi encontrada uma carta na qual o suspeito relatou como se dava o esquema, cujo teor pode levar a mais implicações.
Tantos episódios negativos comprovam que o Maranhão, sob o domínio político dos comunistas, está muito aquém de ser a maravilha mostrada na propaganda oficial. Ao contrário do que exibem as peças de publicidade ilusórias bancadas pelos palacianos, a vida real é marcada por uma grave crise de sobrevivência, seja pela falta do pão do cada dia, seja pelo risco de morte representado pela violência, seja pela apropriação indevida de dinheiro público, em detrimento do bem comum e da dignidade.
Gestão de Hilton Gonçalo teve contas aprovadas pelo Legislativo municipal
O prefeito Hilton Gonçalo teve na última sexta-feira (04), a aprovação de suas contas referente ao ano de 2010. A Câmara Municipal de Santa Rita aprovou por unanimidade em sessão ordinária. O parecer da comissão de orçamentos presidida pelo vereador Jancimauro Albuquerque acompanhou o parecer do TCE-MA (Tribunal de Contas do Estado do Maranhão), onde aprova as contas do prefeito.
O dever de prestar contas anuais é da pessoa física do prefeito. Nesse caso, o gestor municipal age em nome próprio, e não em nome do município.
Como previsto em lei, a fiscalização do município deve ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal.
Por esta razão, os vereadores colocaram em pauta as contas do prefeito Hilton Gonçalo e aprovaram por unanimidade, seguindo o parecer do relator da comissão de orçamentos, o vereador Jackson do Fogoso.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, o vereador Fredilson Carvalho, fez questão de expressar seu voto (mesmo estando isento de tal obrigação) ainda segundo Fredilson, fazer parte deste ato é mais uma vez comprovar a harmonia entre os dois poderes.
“Gostaria de manifestar meu voto favorável acompanhando o relator, mesmo sabendo que não é de costume o voto do presidente. Não poderia deixar de expressar que existe uma harmonia por parte da presidência e de maioria dos vereadores para com o executivo na pessoa do prefeito Hilton Gonçalo, uma vez que o parecer da comissão de orçamentos segue parceiros legais”, afirmou o presidente da Câmara, Fredilson Carvalho.
Abaixo, cópia do parecer que confirma a aprovação das contas do prefeito de Santa Rita:
Comentários