O presidente do Bumba boi da Maioba, José Inaldo Ferreira, informou ao blog que pedirá à Secretaria de Segurança Pública (SSP) autorização para que os ensaios de todos os grupos folclóricos se estendam até o amanhecer. Ele classificou como abuso de autoridade o episódio ocorrido na madrugada do último domingo (8), no bairro João Paulo, quando duas guarnições da Polícia Militar, tendo à frente um subtenente, deram ordem para que a festa fosse encerrada.
Zé Inaldo disse que pretende agendar uma reunião com o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, para que o gestor autorize, por escrito, eventos realizados pelo Boi da Maioba e demais grupos do gênero até as 6h. “Nossa intenção, agora, é agendar uma reunião com o secretário Jefferson Portela para que ele nos dê por escrito um documento referente a liberação dos eventos para bumba boi, não só o da Maioba, mas também para os demais, permitindo a todos que desenvolvam suas atividades como de costume, até às 6”, assinalou.
Sobre o episódio do último domingo, no João Paulo, Zé Inaldo entende que foi abuso de autoridade do militar que comandava a guarnição. O presidente do Boi da Maioba frisou que a alta cúpula do sistema de segurança não compactua com qualquer ato de coação cometido contra a cultura popular.
“O secretário (de Segurança Pública) nunca vetou nossos eventos. O coronel Pereira (ex-comandante da PM) já se pronunciou em uma emissora de rádio, assegurando que não foi dada nenhuma ordem para paralisar o ensaio do nosso boi”, mencionou o presidente do batalhão maiobeiro, o mais popular dentre os grupos do gênero no estado, que em 2018 completa 121 anos de fundação.
Próximo ensaio
O próximo ensaio do Boi da Maioba será realizado na noite do próximo dia (21) e madrugada do próximo dia (22), no PH Center, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, logo depois do viaduto da Cohab, no sentido de quem se dirige ao Angelim.