Em sua edição do último dia 20, o Jornal da Globo, da TV Globo, confirmou a denúncia feita no mesmo dia pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV) de que a economia do Maranhão apresentou déficit de mais de R$ 1 bilhão em 2017, fruto de má gestão fiscal e financeira do governador Flávio Dino.
Em sua participação no telejornal, o comentarista de economia Carlos Alberto Sardenberg apresentou um gráfico que inclui o Maranhão entre os estados com maior déficit primário, com R$ 1,1 bilhão de rombo, atrás a apenas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O rombo foi provocado por despesas com a folha de pagamento, acima do limite de segurança fiscal, e gastos diversos. “Estamos em uma crise estrutural, um entrave, que atinge todos os estados incluídos na lista”, alertou o jornalista.
Os dados foram apresentados por Adriano Sarney na última terça-feira (20), durante pronunciamento, na tribuna da Assembleia Legislativa, e constam de reportagem do jornal Valor Econômico, publicada no início desta semana, que aborda a situação de todos os estados brasileiros, com base em informações da Secretaria do Tesouro Nacional.
Nesse contexto, o Maranhão apresenta desempenho negativo e temerário, bem pior estados como do que estados como Acre, Alagoas, Piaui, Pará e Tocantins. Assista: