Servidores públicos municipais de Bacuri bloquearam por três horas, na tarde desse domingo, a MA-303, que liga a cidade à vizinha Serrano do Maranhão, em protesto contra o atraso de três meses de salários. Os trabalhadores atearam fogo em pneus, galhos e em pedaços de madeira para interditar a pista e exibiram faixas e cartazes com mensagens em tom de reivindicação.
Estão sem salários professores e servidores de diversas outras áreas da administração municipal de Bacuri. Os funcionários contam que desde julho de 2017 não têm os salários creditados em suas contas ou recebem apenas a metade da remuneração.
Os funcionários públicos lembram que passaram o Natal e o Réveillon sem pagamento e se disseram revoltados ao ver a Prefeitura de Bacuri realizando um grandioso festejo em homenagem a São Sebastião, enquanto seus salários segue atrasados.
Alguns servidores relataram que, sem salários, estão praticamente passando fome. Muitos têm dívidas acumuladas com supermercados, farmácias, faculdades dos filhos e outras despesas.
Os manifestantes citaram os casos dos servidores da saúde, como os agentes de controle de endemias, que ainda não receberam o 13º.
Eles lembram que o bloqueio da estrada foi um ato extremo dos servidores, que já não suportam mais passar necessidade. Os trabalhadores pediram desculpas à população pelos transtornos causados à população pela interdição da rodovia e apelaram à prefeitura local para que olhem a situação com carinho, atenção e sensibilidade.
No vídeo abaixo, professora da rede municipal de ensino de Bacuri faz um relato sobre o drama dos servidores:
Tem q tocar fogo é com esse vagabundo do prefeito junto… Falta de respeito com a população em geral. Tanto descaso maldade afff