Câmara Municipal de São Luís esclarece ação do MPF contra intervenções em sua sede

0comentário

A Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de São Luís divulgou nota para esclarecer que está havendo um processo de negociação amigável entre o Poder Legislativo da capital e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em relação às intervenções na estrutura física do prédio.

Em relação à matéria jornalística distribuída ontem pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Federal, que informa o ajuizamento de uma ação civil pública contra as referidas intervenções, a Câmara explica que a mesma foi movida porque o órgão fiscalizador entendeu que as dimensões do letreiro com o nome CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS estaria fora dos padrões permitidos. Segue a nota de esclarecimento, na íntegra:

ESTADO DO MARANHÃO

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

NOTA OFICIAL

Em face do material divulgado pela assessoria do Ministério Público Federal, veiculado em um órgão de comunicação sobre algumas intervenções na estrutura física do imóvel da Câmara Municipal de São Luís, fica esclarecido que está havendo um processo de negociação amigável entre o Legislativo Ludovicense e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conforme o ofício nº 302/2017 – GP. / CMSL em resposta ao ofício nº 814/2017, da Superintendência do IPHAN/MA, dando conhecimento do Parecer Técnico nº 116/2017 – CT/IPHAN/MA.

Vale ressaltar que a ação ora em tela foi provocada, exclusivamente, pelo órgão fiscalizador entender que as dimensões do letreiro com o nome CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS estaria fora dos padrões permitidos.

Convém deixar bem claro que foram realmente executadas algumas obras, em especial na área interna do prédio. Tais iniciativas se fizeram necessárias para ser mantida a manutenção e segurança dos servidores e do imóvel, como evitar desabamento em qualquer setor, bem como também eram de imprescindível urgência trabalhos na parte elétrica, afim de fazer a prevenção de pane no sistema elétrico, ou até provocar acidente causando incêndio.

O que foi promovido na área externa limita-se somente ao setor de estacionamento, e a execução de trabalhos de arborização e iluminação. No tocante ao mencionado letreiro, é conveniente deixar cristalino que foi preciso ser feito, como forma de identificar a sede do parlamento, haja vista até então a inexistência de boa visibilidade e localização para quem procurasse a casa do povo.

Oportuno informar que a tentativa de celebrar um acordo sobre o assunto está tramitando, onde se faz necessário citar a Ação Civil Pública nº 2005.37.00.003424-2 impetrada na 8ª Vara Cível da Seção Judiciária do Maranhão, anexada com todos os documentos que comprovam o encaminhamento da proposta de adequação do engenho publicitário de fachada do prédio administrativo da Casa Legislativa de São Luís ao IPHAN, de acordo com o orientado pelo Parecer Técnico anteriormente citado.

Na oportunidade, é de bom alvitre reafirmar que o presidente Astro de Ogum sempre tem procurado executar tudo conforme a lei, já que é cumpridor e respeitador do nosso ordenamento pátrio. Diante de todo este imbróglio, não vislumbramos afronta a legislação por parte do presidente desta Casa, entretanto, para dirimir quaisquer dúvidas, colocamo-nos à disposição para fornecer as explicações necessárias.

São Luís, 20 de dezembro de 2017

Atenciosamente,

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Sem comentário para "Câmara Municipal de São Luís esclarece ação do MPF contra intervenções em sua sede"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS