Marcial Lima denuncia demora de resultados de exames na rede pública de saúde

2comentários
Marcial Lima denunciou superlotação de UPAs e mortes de pacientes

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Marcial Lima (PEN) denunciou a demora de até dois meses para a entrega de resultados de exames e de outros procedimentos médicos a pacientes internados em hospitais das redes públicas municipal e estadual em São Luís. Horas antes, Marcial já havia abordado o tema no programa “Acorda, Maranhão”, que apresenta nas manhãs de segunda a sexta-feira, das 5h às 7h30, na Rádio Mirante AM.

O vereador citou o caso do radialista Osvaldo Maia (Rádio Difusora AM), que recentemente teve que aguardar dois meses em um leito hospitalar à espera do resultado de um simples raio-x, o que lhe causou extremo desconforto.

Marcial Lima revelou, com base em informações que obteve de fontes do próprio sistema de saúde, que no Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, há cerca de 120 pacientes à espera dos resultados de ressonâncias magnéticas às quais foram submetidos.

“Enquanto não recebem os resultados dos exames, os pacientes permanecem no hospital, internados em um leito que já poderia estar sendo usado por outra pessoa”, alerta o vereador.

Voltando à denúncia que fez em seu programa de rádio, Marcial Lima contou que assim que terminou de comentar o caso na Mirante AM alguém da família do Osvaldo Maia ligou para a emissora para informar que o resultado do raio-x finalmente havia saído. “Será que agilidade repentina na entrega do exame foi só por que o rádio denunciou”, questionou.

UPAs

Ele fez referência, ainda, às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde pacientes chegam a passar até 20 dias internados e alguns não resistem e acabam morrendo. “Nos quase 10 meses de legislatura na Câmara Municipal de São Luís, saúde pública tem sido prioridade nos nossos discursos e debates. É lamentável a demora na entrega dos resultados dos exames na rede pública de saúde da capital, principalmente para os pacientes que estão internados. Alguns morrem e não recebem os exames”, lastimou-se.

Assista a um trecho do pronunciamento de Marcial Lima:

2 comentários para "Marcial Lima denuncia demora de resultados de exames na rede pública de saúde"


  1. Jair

    Complicado essa situação. Mas a área da saúde está melhorando muito.

  2. helena

    é ruim, mas tem lugares que passa mais de 30 dias e a saude da nossa cidade tem mudado muito

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS