Zé Inácio discutiu com o presidente do Proncon a fiscalização, notificações e aplicação das multas às agências bancárias que estão descumprindo a lei
O deputado Zé Inácio (PT) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (6), com o presidente do Procon, Duarte Júnior, o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes Daniel Pavão, e a secretária do Sindicato dos Bancários Edna Vasconcelos, para tratar sobre a fiscalização quanto ao cumprimento da Lei de autoria do parlamentar, que garante vigilância armada 24 horas nas agências bancárias do Estado.
Foram pautados o andamento da fiscalização, notificações e aplicação das multas às agências bancárias que estão descumprindo a Lei.
“Agradecemos ao Procon que assim que a lei foi sancionada garantiu que ela fosse cumprida. E estamos agora trabalhando junto com o Ministério Público, o Procon, mais o sindicato dos vigilantes e dos bancários para dar cumprimento a lei”, disse Zé Inácio.
O presidente do Procon, Duarte Júnior, explicou que as sete agências que foram autuadas por descumprimento à Lei estadual, querem justificar que a garantia da segurança nos estabelecimentos bancários é de responsabilidade do Estado. “A vigilância armada nas agências é primordial tanto pela questão social como pela econômica, e está na súmula 479, do Superior Tribunal de Justiça-STJ, que os bancos devem garantir a segurança dos consumidores”, explicou.
Ao término da reunião, Duarte Júnior, informou que o Procon, além da fiscalização com aplicabilidade das multas, as agências em não cumprimento aos prazos estão sujeitas a serem incluídas na dívida ativa do Estado. O Instituto pretende ainda ingressar com uma Ação Civil Pública requerendo o cumprimento da Lei a todas as agências bancárias do Maranhão.
Deputado Wellington próximo a escombros do teto da escola, que desabou, deixando pátio isolado
Atendendo solicitações de alunos e professores, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) vistoriou, na manhã deste domingo (08) o Centro de Ensino Médio José de Matos de Oliveira (Antigo Marco Maciel), localizado em Olho d’Água das Cunhãs. A visita de vistoria do deputado foi solicitada pelos alunos que foram surpreendidos com o desabamento do teto do pátio da escola na última semana.
No local, o deputado Wellington pôde verificar a situação do descaso e destacou que, infelizmente, isso não tem sido a exceção na gestão do governador Flávio Dino que só tem pintado o muro e a fachada das escolas de boa parte das escolas.
Wellington alertou que episódio não foi exceção na gestão de Flávio Dino, que só tem pintado muros e fachadas de escolas de boa parte das escolas
“Enquanto educador, eu não posso negar voz às solicitações de professores e alunos. Eles chamaram e eu vim constatar pessoalmente a precariedade de uma escola que a única reforma que foi feita foi a pintura e a “MUDANÇA” da logomarca da ex-governadora Roseana Sarney para a logomarca do governador Flávio Dino. Segundo relatos dos alunos, há muito tempo esse problema já havia sido comunicado e nada foi feito. Fizemos o levantamento “in loco” das demais reclamações e apresentaremos a denúncia ao Ministério Público para que tome as devidas providências. Também, aguardamos um posicionamento da Secretaria de Educação quanto a “reforma de verdade” de pelo menos 4 salas de aula que estão com o telhado comprometido. Além disso, vamos acompanhar qual a solução que o Governo do Estado adotará para que os alunos não percam o ano letivo”, disse o professor e deputado Wellington do Curso.
Prefeito Edivaldo, acompanhado de secretários, entrega obra de intervenção na Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva
Um trânsito mais organizado, com mais fluidez e segurança. Um novo traçado geométrico e ações de sinalização modificaram o tráfego do Complexo Viário do São Cristóvão, com a interligação das avenidas Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva. A obra, realizada pela Prefeitura de São Luís, soluciona os problemas de congestionamento naquela área. As alterações que melhoraram um dos principais corredores viários da capital já foram sentidas pelos pedestres e condutores. Neste domingo (8), o trânsito foi totalmente liberado com as novas modificações. O prefeito Edivaldo esteve no local, acompanhado de secretários e avaliou os benefícios que a reorganização trouxe para a mobilidade urbana.
“Esta é mais umaC realizada pela nossa gestão e que deu certo, a exemplo de outras várias que vêm sendo executadas ao longo dos quase cinco anos que estamos à frente da Prefeitura de Sâo Luís. São medidas com fins a melhorar a mobilidade urbana e garantir mais fluidez ao trânsito da capital. Estamos substituindo modelos que geravam engarrafamentos e com isto, qualificando o tráfego. E as intervenções não vão parar”, afirmou o prefeito Edivaldo.
O secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, ressaltou a importância da obra. “Essa intervenção descongestiona o trânsito neste que é um dos principais corredores da cidade. Neste ponto havia uma concentração muito grande de veículos. Com obras deste porte, estamos acabando com o problema de engarrafamentos, a exemplo de outros pontos da cidade que foram contemplados. É mais uma obra que o prefeito Edivaldo entrega para a cidade melhorando a vida de pedestres e condutores”, destacou o secretário.
A rotatória foi eliminada, pois somava para congestionar o trânsito das avenidas, dando lugar a um conjunto semafórico de dois tempos. A modificação alterou o acesso do tráfego que vai para a Cidade Operária, a partir da Guajajaras. Agora, os condutores devem seguir pela Avenida 2 para os veículos no sentido Santos Dumont – BR 135, a partir de retorno de quadra, passando na rua por trás do Banco do Brasil. A via se tornou de mão única do terminal de integração do São Cristóvão até a Avenida Guajajaras.
“Para fazer a travessia neste trecho era complicado e com essa alteração e a modificação geométrica com novo conjunto de sinalização, favorece o pedestre e o condutor. O projeto garantiu nova visibilidade ao trecho”, avaliou Canindé Barros. Sinalização vertical e horizontal com modernas e mais visivéis faixas de pedestres também integram o projeto de reestruturação do Complexo Viário do São Cristóvão.
Outra alternativa de acesso é pela Interbairros da Rua 21, no Jardim São Cristóvão, com a Rua 38, no Jardim São Cristóvão II. O caminho interliga Cidade Operária, Jardim São Cristóvão com saída direta para o São Bernardo. Nos próximos 30 dias, agentes de trânsito se concentram no trecho para informar e orientar pedestres e condutores, além de organizar o tráfego na nova configuração.
AÇÕES DE DRENAGEM
Prefeitura elaborou infográfico para explicar alterações de trânsito nas avenidas Guajajaras, Lourenço Vieira da Silva e entorno
Para que fosse executada a ampla obra do Complexo Viário do São Cristóvão, ações de drenagem profunda e superficial promovidas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) prepararam a área. O titular da Semosp, Antonio Araújo, enfatiza que este foi um trabalho parceiro, conjunto e de preparação da área viabilizando as ações de reorganização do trânsito.
A drenagem restaurou a rua por trás do Banco do Brasil que antes não era utilizada, mas estava se tornando um depósito de lixo a céu aberto. “Com essa ação de mobilidade, a via agora é liberada para o trânsito e o Complexo Viário do São Cristóvão está com mais fluidez e sem os gargalos de engarrafamento”, destacou Araújo. A drenagem garante mais durabilidade ao asfalto, uma vez que possibilita o correto escoamento das águas evitando desgate precoce do pavimento.
Marcaram presença na liberação oficial da via os secretários municipais de Saúde (Semus), Lula Fylho; da Habitação e Urbanismo (Semuhr), Mádison Leonardo Andrade; da Fazenda (Semfaz), Delcio Rodrigues; da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho; e de Desporto e Lazer (Semdel), Rommeo Amin.
TRAVESSIA FACILITADA
Vista panorâmica da área, onde retorno deu lugar a cruzamento, facilitando a fluidez do trânsito
A conversão das pistas de duplo sentido da Avenida Lourenço Vieira da Silva – em via de mão única com quatro faixas de rolamento – no sentido Cidade Operária-Centro vai garantir maior condição de trafegabilidade e mais segurança aos pedestres. Para quem utiliza o trecho como caminho regular, a mudança e a melhora são visivéis.
“Eu moro aqui mesmo no bairro e já vejo que esses serviços estão dando resultado, pois o trânsito está melhor. Aqui era engarrafamento qualquer dia, qualquer hora. Ações como estas são muito boas e saber que não vou mais enfrentar trânsito parado aqui me alegra, pois passo aqui diariamente”, disse o funcionário público Fernandes Sousa, 52 anos.
A dona de casa Maria José Rodrigues, 54 anos, pontuou a precocupação com o pedestre nos serviços. “A sinalização está ótima e dá para todos verem. Agora motorista não tem desculpa para não obedecer. Sempre atravesso na faixa e ver uma avenida enorme dessa melhorada e bem sinalizada é muito bom”, enfatizou.
Um conjunto de semafóros ficou no lugar da antiga rotatória. O equipamento de dois tempos garante mais fluidez ao trânsito. O projeto de intervenção contemplou o trecho com pavimentação, rampas de acessibilidade, sinalização horizontal e vertical e instalação de faixas de pedestres.
MOBILIDADE URBANA
A Prefeitura realiza alterações no trânsito com intervenções em outros corredores de tráfego da cidade, desafogando pontos de estrangulamento. Como exemplos, a Avenida Jerônimo de Albuquerque, em obra iniciada esta semana e que compreende da rotatória da Cohama ao cruzamento do Bequimão. As melhorias foram promovidas em mais de 30 pontos de congestionamentos da cidade.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
A cantora Thaís Moreno & Banda farão duas apresentações neste domingo e promete não deixar ninguém parado. Fechando a agenda de mais um fim de semana, a artista cantará na orla e depois fará show em uma casa de espetáculos no Turu, para onde atrai uma legião crescente de admiradores, consagrando-se como uma das melhores atrações.
O primeiro compromisso de Thaís Moreno é no bar Oásis Beach (Avenida Litorânea, Calhau). A cantora sobe ao palco às 17h para apresentar seu repertório eclético e exibir todo o seu talento. charme, carisma, simpatia e suingue.
Festa temática
Sem perder o pique, a artista fará a segunda apresentação do domingo na casa de shows Athenas Bistrô, na Avenida São Luís Rei de França, no Turu. Batizada de “Bar da Moreno – Tem bares que vêm para o bem”, a festa temática será uma das melhores pedidas para quem deseja encerrar o domingo em clima de total animação e segurança.
Wellington destacou a necessidade de se fazer valer a acessibilidade na prática e não apenas na teoria
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu, na tarde da última sexta-feira (06), os direitos das pessoas com deficiência durante o 2º Congresso da Lei Brasileira de Inclusão, em Imperatriz. O evento é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil em parceria com o Movimento das Pessoas com Deficiência do Maranhão.
Na ocasião, o deputado Wellington destacou a necessidade de se fazer valer a acessibilidade na prática e não apenas na teoria.
“Na Assembleia Legislativa do Maranhão, apresentamos projetos que podem ser efetivados na pratica. Temos a preocupação em criar leis que garantam melhorias para as pessoas com Deficiência. É de nossa autoria o projeto que cria o cartão acessibilidade, o que concede gratuidade aos parques maranhenses, entre outros. Não são projetos meus. São ideias que as pessoas com Deficiência encaminham ao nosso gabinete. Precisamos sim efetivar a inclusão e isso só ocorrerá quando a acessibilidade for a regra. Estou nessa luta em defesa das pessoas com deficiência do Maranhão”, disse o professor e deputado Wellington.
Rita Cunha lutará pela aproximação dos profissionais que estão afastados do Crea-MA, insatisfeitos com o rumo das recentes administrações
Em dezembro, haverá eleições para a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA). Pela primeira vez, uma mulher disputará o cargo, ao longo dos quase 44 anos de existência: a engenheira agrônoma Rita de Cássia Neiva Cunha, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão e pós-graduada em gestão ambiental em empresas pela Universidade Gama Filho. Ela concorre ao mandato de 2018 a 2020.
Rita Cunha foi a primeira mulher a ocupar a superintendência da entidade, no mandato que se encerra (2015-2017), da presidência do engenheiro mecânico Cleudson Campos de Anchieta. Ela se afastou neste ano. Sua candidatura é apoiada por profissionais impressionados com algumas ideias manifestadas ao longo dos seus 28 meses de exercício na superintendência.
Na campanha, Rita Cunha consolidará os contatos com o público-alvo do Crea-MA, e lutará pela aproximação dos profissionais que estão afastados do conselho, insatisfeitos com o rumo das recentes administrações. Sua pretensão é acelerar o processo de organização estrutural e organizacional da entidade, timidamente iniciado na administração que se encerra este ano.
Também ao longo da campanha ela apresentará vigoroso plano de gestão, que vai da reestruturação interna do quadro funcional ao saneamento da imagem externa do órgão, hoje reconhecido pelos profissionais como “instituição cartorial”, que apenas cobra anuidade e atua timidamente em relação à sua finalidade: orientar o profissional no mercado de trabalho, garantir o exercício profissional aos legalmente habilitados e assegurar à sociedade serviços profissionais de qualidade e responsabilidade técnicas.
Outro objetivo da candidata é aproximar os estudantes da área do Crea-MA, fazendo-os conhecer, ainda durante o curso, a importância do conselho, a necessidade da inscrição para fins de atuação profissional e para o fortalecimento da instituição para o real cumprimento de suas finalidades na defesa dos profissionais e de sua atuação no mercado de trabalho.
Prefeito Lahesio Rodrigues do Bonfim acusa Flávio Dino de impor perseguição política a São Pedro dos Crentes
O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Rodrigues do Bonfim (PSDB), acusou o governador Flávio Dino (PCdoB) de perseguir o município ao não fazer o repasse, há mais de dois meses, do incentivo ao hospital de 20 leitos que atende a cidade e os recursos referentes às autorizações de Internação Hospitalar (AIHs), prejudicando gravemente a execução das ações de saúde na cidade.
Lahesio acusa Flávio Dino de alimentar uma rixa com sua gestão, por causa dos vídeos com cobranças feitas ao Palácio dos Leões postados pelo prefeito nas redes sociais. Os vídeos têm gerado repercussão negativa para o governo na imprensa e na blogosfera. “Se você quiser continuar com essa briguinha, você pode continuar. Você está um homem gigante, um Golias, contra uma cidadezinha do tamanho do nada, no fim do mundo, a terceira menor cidade, com o menor Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do Maranhão e do Brasil”, protesta.
O gestor disse não entender por que o governador alimenta a briga com o município, já que apenas tem cobrado os direitos da população de São Pedro dos Crentes, que, inclusive, votou nele. O prefeito lamenta a recusa do comunista em atender um único apelo, deixando claro que não fez nenhum outro pedido ao governo. “Não estamos pedindo poços, obras no ‘Mais Asfalto’, ambulâncias”, ressalta, agradecendo o envio de uma viatura à Polícia Militar para o patrulhamento na cidade, o que só ocorreu após muita insistência.
“Parece que só funciona assim, após publicação de vídeo. O seu governo parece que só acontece quando é pressionado”, detona, para, em seguida, justificar a rejeição ao nome do comunista pelo povo do município. “Não votamos em um governador como o senhor, em um governo como o seu porque este povo aqui aprendeu que não deve votar por migalhas e nem votar em quem começa a dar as coisas depois que oprime”, disparou, recordando os apelos e esforços feitos em vão pela prefeitura para que o governo realizasse obras dos programas “Mais Água”, “Mais Asfalto” e “Escola Digna” em São Pedro dos Crentes.
Mais impostos
Lahesio Rodrigues lamenta que a política de aumento de impostos tenha sido a única ação do governo Flávio Dino a ser implementada no município. “O único e o maior projeto de governo do senhor não é o ‘Mais Água’, não é o ‘Mais Asfalto’. É o ‘Mais Impostos’. Esse chegou aqui, inclusive nas fazendas, e é por isso que os pecuaristas não votam no senho”, afirmou, em recado duro e certeiro ao comunista.
Rua do bairro Fé em Deus tem péssimas condições de infraestrutura, o que sensibilizou o vereador
O vereador Cézar Bombeiro (PSD) encaminhou à Mesa Diretora da Câmara Municipal requerimento ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), em que solicita a inclusão do bairro Fé em Deus no cronograma de obras do programa “Asfalto na Rua”. Bombeiro também fez indicação ao governador Flavio Dino (PCdoB) para que o mesmo bairro seja incluído no programa estadual “Mais Asfalto”.
Cézar Bombeiro justificou os seus dois pedidos, observando a questão da disponibilidade do Município ou do Estado, levando em conta que existem muitas solicitações para pavimentação de bairros da capital. Destacou que os moradores da Fé em Deus vêm lutando para que pelo menos as principais ruas do bairro sejam asfaltadas.
“Nossas solicitações são aspirações antigas da comunidade. Estou otimista de que agora os sonhos de todos possam ser transformados em realidade”, enfatiza o vereador.
Comentários