Câmara em Pauta

Aplicativo móvel

Projeto de Pavão Filho obriga Prefeitura de São Luís a criar um aplicativo móvel denominado “Programa Saúde Cidadão”

A Câmara Municipal de São Luís promulgou a Lei Municipal nº 466, de 24 de março de 2017, oriunda do projeto de lei nº 118/2016, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), que obriga a Prefeitura de São Luís a criar um aplicativo móvel denominado “Programa Saúde Cidadão” para facilitar a marcação de consultas e exames médicos dos usuários da rede pública municipal de saúde.
Conforme a Lei promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PR), o aplicativo deve ser de uso gratuito e está disponível em todas as plataformas digitais para ser baixado pelos aplicativos móveis.

Aplicativo móvel II

A Lei autoriza o Poder Executivo Municipal a providenciar dos softwares ou hardware da rede pública municipal de saúde para que, desse modo, haja compatibilidade com o novo aplicativo e, assim, consiga alcançar os objetivos. Quando estiver funcionando plenamente, o aplicativo, conforme consta na Lei nº 466, vai beneficiar toda a população disponibilizando os seguintes serviços: Marcação de consultas e exames, retorno para avaliação de exames, avaliação de atendimento e denúncias.

Aplicativo móvel III

Segundo o vereador Pavão Filho, a população precisa urgentemente desse serviço que será oferecido pela Prefeitura, pois as filas continuam e as pessoas acordam na madrugada para aventurar uma consulta ou exame, que poderá ser resolvido agora por meio do aplicativo. Pavão diz que resolveu propor a Lei após verificar que os usuários da saúde pública do Município de São Luís enfrentam, diuturnamente, uma série de dificuldades para a marcação de consultas, realização de exames e retorno ao médico, o que deixará de existir com o aplicativo móvel.

Aplicativo móvel IV

“Há relatos de pessoas que se mantiveram em filas por mais de 24 horas para conseguir os serviços supracitados, algo que se configura em verdadeira afronta à dignidade da pessoa humana, motivo pelo qual busca-se o indispensável auxílio do Poder Executivo municipal para evitar que esse problema continue existindo”, justifica o vereador pedetista.

Plantando Vidas

Vereador Ricardo Diniz acompanhou o plantio das árvores no Distrito Industrial

O dia de trabalho começou diferente para os funcionários da Indústria de Bebidas Smaak/River, no Distrito Industrial de São Luís. No sábado, dia 23 de setembro, antes do expediente, os funcionários realizaram o plantio de 100 mudas da espécie ipê-rosa no canteiro central em frente a empresa. A iniciativa fez parte do projeto Plantando Vidas criado pelo vereador Ricardo Diniz (PCdoB) para estimular na população a consciência ambiental, incentivando o plantio de mudas em terrenos de bairros da cidade. As mudas foram doadas por parceiros do projeto e o plantio é feito
com acompanhamento técnico, levando em conta a espécie, o solo e as
condições climáticas.

Plantando Vidas II

Para a gestora ambiental da empresa, Anunciação Viana, o momento foi gratificante. “A sensação é que estamos fazendo a nossa parte e incentivamos mais pessoas a fazerem o mesmo para preservar a natureza”, disse. O proprietário das Indústrias Smaak/River, Valdo William, explicou que arborizar a rua onde fica a empresa é uma ação de sustentabilidade com muito benefícios. “Ganha a fábrica que terá um ambiente ainda mais bonito, ganha o meio ambiente e ganham os colaboradores que terão um local de trabalho mais arborizado”, ressaltou.

Plantando Vidas III

O operador de máquinas Wellington Lima estava muito animado. “Além de ter
ajudado a planar as mudas estou muito feliz porque adotei uma e de vez em
quando virei visitar o meu ipê”, comemorou.Antônio Silva, que é auxiliar de depósito, também ajudou a arborizar a rua da empresa onde trabalha. “Minha sensação é de alegria e muito orgulho”, festejou.

Plantando Vidas IV

O vereador Ricardo Diniz ajudou a plantar as mudas no Distrito Industrial
e contou que vai acompanhar o plantio de árvores na cidade durante o Plantando Vidas.
“Queremos o envolvimento de todos, moradores e empresários, para que nosso projeto continue tornando São Luís mais verde e contribua para melhorar a qualidade do ar, reduza a poluição e
proporcione mais qualidade de vida para a população”, explicou Ricardo
Diniz.

Plantando Vidas V

São parceiros do projeto: Polícia Militar, Associação Comercial do Maranhão, AMASP, FIEMA, CDL, UNICEUMA, Jardim da Paz, SINDUSCON, UEB Pedro Bertol, Pitágoras, River e Água You Happy. A meta é aumentar esse número de parceiros para fortalecer ainda mais esse movimento que pretende setornar uma grande declaração de amor à São Luís.

Ação social

Ação social promovida por Fátima Araújo beneficiou cidadãos carentes

Ajudar e cuidar são os verbos mais usados pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB), desde que criou o Projeto Social Solidariedade e Ação, que beneficia a população do bairro João de Deus e comunidades adjacentes. No último sábado (23), a parlamentar comunista, representante do João de Deus e bairros vizinhos, realizou mais uma ação social, que beneficiou dezenas de moradores. A ação, que contou com vários médicos e técnicos em enfermagem, aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, no bairro Jardim Conceição.

Ação social

Fátima Araújo tem conseguido fazer ações sociais nas comunidades, graças ao apoio dos empresários locais e as parcerias com o governo do Estado e prefeitura de São Luís. Isso coloca a vereadora como a parlamentar mais atuante da capital maranhense.

Homenagem 

Vereador Marcelo Poeta entregou diploma ao pai, que também já ocupou assento na Câmara

Para garantir lazer e promover melhor qualidade de vida para as famílias e também servir de espaço cultural. Com esse propósito, o vereador Marcelo Poeta (PCdoB) deu início aos serviços de reforma e revitalização da Praça do Poeta, no Cruzeiro do Anil, em São Luís. A iniciativa visa revitalizar e manter o lugar agradável para todos. Antes de passar por reparos, o espaço público estava com diversos problemas estruturais e era considerado perigoso pela população. Desde então, vem passando por limpeza e calçamento por bloquetes realizados através de mutirão com apoio dos moradores da região.

Homenagem II

Localizada próximos as principais escolas da comunidade, a praça que homenageia o ex-vereador Chico Poeta – pai de Marcelo – vai ganhar além dos serviços já citados, bancos, canteiros e iluminação, conforme destacou o parlamentar. “A praça do Poeta, que é um espaço em homenagem ao meu pai, já foi palco de vários carnavais. Resolvemos revitalizar em função do mato que estava tomando conta servindo, inclusive, para esconderijo de bandidos. Conclamamos a comunidade e damos início aos serviços de reforma”, declarou.

Homenagem III

Desde que assumiu o mandato na Câmara, em janeiro deste ano, tem sido uma forte marca do vereador Marcelo Poeta, a reestruturação dos espaços públicos antes marginalizados ou sem uso pela população. Além de praças, o parlamentar também tem forte atuação na recuperação de vias públicas da região. Ele também vem investindo em capacitação da juventude anilense, por meio de cursos; além de investimentos em cultura e esporte. “O meu objetivo é servir a comunidade que acreditou no nosso potencial. Espero sempre poder responder as expectativas da população com trabalho”, concluiu.

Projeto de Wellington tira o “3º dígito” dos combustíveis vendidos nos postos de gasolina no Maranhão

Wellington argumento que incluírem o terceiro dígito, donos de postos induzem os consumidores a comprar o falso barato

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou o Projeto de Lei (PL) Nº 248/2017, que elimina o terceiro dígito de centavo do preço do litro de combustível vendido nos postos de gasolina em todo o Estado. Se o PL for sancionado pelo Governador, os preços da gasolina comum e da aditivada, do etanol e do diesel deverão ser calculados com dois dígitos de centavos.

Ao justificar a medida, o deputado Wellington disse acreditar que a proposta tornará a política de preços mais transparente.

“Colocar o terceiro dígito acaba por ser uma estratégia que induz o consumidor a comprar o falso barato. A extinção do terceiro dígito não será refletida em preços mais altos. O proprietário vai continuar tentando conquistar o motorista e, assim, não arredondará o preço para cima. Sabemos que em resolução de 2013, a ANP já proíbe a multiplicação utilizando os três dígitos na hora de fechar o valor da conta. De acordo com o texto, os preços deverão ser expressos com três casas decimais no painel de preços e nas bombas medidoras, porém, o valor total a ser pago deve considerar apenas duas casas decimais, desprezando-se as demais. Isso já é uma realidade no Paraná, por exemplo. Implantar essa medida no Maranhão, principalmente em um cenário em que o combustível sofreu um aumento, certamente, trará consequências positivas para a nossa população”, disse Wellington.

Moradores do João Paulo, Filipinho, Coroado e bairros vizinhos vão às ruas por melhoria asfáltica

Moradores empunharam faixa com apelo ao prefeito por obras de asfaltamento em suas comunidades

Moradores dos bairros do Filipinho, Sítio Leal, Coroado, Redenção, João Paulo, Jordoa e Quintas do Machado protestaram, na manhã do último sábado, por melhoria do asfalto e por outras obras de infraestrutura e saneamento básico nessas áreas de São Luís. A manifestação reuniu representantes  de todas essas comunidades que se dizem prejudicadas.

Quem mora nesses bairros não aguenta mais as condições precárias das vias de acesso a essas localidades. Os moradores cobram que a Prefeitura de São Luís promova uma ação de recuperação asfáltica eficiente e não apenas a velha prática do “tapa-buracos”.

Populares cobraram cumprimento de promessas de melhorias nos bairros com infraestrutura precária

O ato público teve o objetivo de unir as comunidades para cobrar melhorias para as vias estratégicas dos bairros afetados, que ajudam a desafogar o trânsito da capita.

“A população já está cansada de sofrer com as precárias condições das ruas que cortam os bairros Filipinho, Sítio Leal, Coroado, Redenção, João Paulo, Jordoa e Quintas do Machado”, comentou uma das lideranças do protesto.

Após escândalo dos “aluguéis camaradas”, Flávio Dino muda regime de locação de imóveis pelo governo

Governador Flávio Dino ao lado de João Vicente Goulart apresentando o prédio que homenageará o ex-presidente João Goulart em São Luís. (Foto: Antônio Martins)

O governador Flávio Dino (PCdoB) determinou abertura de licitação para locação de mais um prédio para o Estado. E assim como os imóveis alugados para abrigar uma unidade de ressocialização da Funac, na Aurora, e o Hospital de Ortopedia e Traumatologia, no Jardim Eldorado – onde funcionava a Clínica Eldorado -, vai bancar a reforma física para tornar o prédio apto ao desenvolvimento de atividades do seu governo.

Mas, desta vez, o comunista resolveu alterar o regime de contratação do aluguel. Se antes alugava os prédios com dispensa de licitação e custeava as reformas com dinheiro do contribuinte, sem previsão clara e efetiva de ressarcimento aos cofres do Estado, agora, após quase nove meses depois que estourou o escândalo dos alugueis camaradas (clique aqui e relembre), recorre a outra modalidade de contrato para evitar prejuízo ao erário e novo bombardeio de críticas.

O imóvel em questão é o Edifício João Goulart, na Avenida Pedro II, a poucos metros do Palácio dos Leões, onde funcionou a Superintendência Estadual do INSS.  No prédio, deverão funcionar órgãos do governo e um memorial em homenagem ao ex-presidente. Segundo a concepção comunista, será “um espaço dedicado a registrar a luta dos trabalhadores e a luta pela democracia no Maranhão”.

Nova modalidade contratual

Decreto que autoriza a locação do prédio e modifica regime de contratação do aluguel

Homenagens à parte, chama atenção mesmo a decisão tardia do governador de evitar mais desperdício de dinheiro público com execução de benfeitorias em imóvel de terceiros. O regime de contrato será o built to suit, em que o locador investe dinheiro no imóvel, nele edificando ou por meio de reformas substanciais, sempre com vistas a atender às necessidades previamente identificadas pelo locatário.

Publicado no Diário Oficial no último dia 15,o decreto que autoriza a licitação, a ser realizada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), prevê a contratação de “empresa especializada para locação de centro administrativo, precedida de reforma acessória. Ou seja, será contratada uma construtora para fazer as melhorias no prédio, para posterior uso pelo Estado.

Espera-se que tudo ocorra às claras, dentro do previsto e que novo contrato leve o governo a se redimir de uma prática que tanto prejuízo já causou ao povo, com repercussão extremamente negativa em parcela da imprensa local e na mídia nacional.

Deputado Zé Inácio entrega viaturas para os municípios de Santa Luzia e João Lisboa

Zé Inácio e Flávio Dino fazem a entrega simbólica
de viatura à vice-prefeita de João Lisboa, Maria do Socorro

O deputado Zé Inácio participou na última sexta-feira (22) da entrega de 47 novas viaturas pelo governo do estado. “Parabenizo o governo do Estado pelo grande e importante investimento que vem realizando na segurança pública do Maranhão. O governador tem se mostrado comprometido em melhorar a segurança nas cidades maranhenses e a prova disso são as mais de setecentas viaturas entregues desde o começo da sua gestão. Parabenizo ainda o secretário de segurança do estado, Jeferson Portela, que vem fazendo um excelente trabalho à frente da secretaria ”.

Acompanhado do governador Flávio Dino e do secretário de Segurança Jeferson Portela, Zé Inácio entregou as chaves das novas viaturas à prefeita de Santa Luzia, França, à vice-prefeita de João Lisboa, Maria do Socorro, e ao delegado da regional de Governador Nunes Freire.

Zé Inácio no ato da entrega da chave da viatura à prefeita de Santa Luzia, França

Foram investidos R$ 18,4 milhões na compra das novas viaturas. Os outros municípios contemplados foram Açailândia, Alcântara, Alto Parnaíba, Araioses, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Brejo, , Carolina, Caxias, Chapadinha, Codó, Colinas, Cururupu, Governador Archer, Humberto de Campos, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itapecuru Mirim, Matinha, Morros, Paulo Ramos, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, Santa Quitéria do Maranhão, São Bento, São João do Sóter, São João dos Patos, São Pedro dos Crentes, Timon, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Zé Doca, e duas para o Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar).

Os veículos irão ajudar a fortalecer o policiamento dos municípios, complementando às ações de patrulhamento de ruas, no combate ao tráfico de drogas e a todo e qualquer crime contra a vida. Todos os novos carros são totalmente adaptados com tração 4×4, aptos a enfrentar todos os tipos de terreno e possuem os mais modernos equipamentos para o uso policial.

Em 2 anos e 8 meses de governo, já foram entregues 730 viaturas para as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

Após denúncia de Wellington, MP aciona Caema e Prefeitura de Imperatriz por lançamento de esgoto no Rio Tocantins

Wellington constatou lançamento de esgoto em vistoria no Rio Tocantins

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) destacou a decisão do Ministério Público do Maranhão que propôs Ação Civil Pública (ACP) contra a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e o Município de Imperatriz. A Ação foi movida por conta de lançamentos de resíduos provenientes das residências e estabelecimentos comerciais em riachos sem qualquer tratamento prévio, conforme determina a legislação.

Ainda no mês de setembro, o deputado Wellington constatou o lançamento direto do esgoto em diversos pontos da cidade, a exemplo do Riacho do Meio e Riacho Bacuri, e denunciou a situação por meio de vídeos e também ao Promotor de Justiça Jadilson Cerqueira, durante a Audiência Pública realizada em Imperatriz no dia 5 de setembro.

“Por meio do nosso projeto ‘Ouvindo o Maranhão’, recebemos inúmeras denúncias quanto ao lançamento de resíduos no Rio Tocantins. Recebemos a solicitação da visita e, por isso, antes da audiência pública em si, nós realizamos visitas de inspeções aos pontos de lançamento de resíduos líquidos no Rio Tocantins. Fomos ao Riacho do Meio e Bacuri, por exemplo; e constatamos o lançamento direto do esgoto sem qualquer tipo de tratamento. Visitamos também o ponto da Caema e percebemos a precariedade dos serviços ali ofertados. Tomamos ciência dos fatos e aproveitamos a audiência pública para cobrar um posicionamento do Ministério Público que, de forma mais ampla, é o responsável pela fiscalização. Ficamos felizes por saber que essa primeira etapa já foi cumprida. Agora, esperamos que tanto o município quanto o Governo do Estado, por meio da Caema, cumpra com as obrigações. O Rio Tocantins pede socorro”, concluiu o deputado Wellington.

Em Imperatriz, mais de 70% do esgoto é lançado diretamente no Rio Tocantins sem qualquer tipo de tratamento. A informação é da própria diretoria da Caema. Entre os bairros sem ligações sanitárias estão o Bacuri, Vila Cafeteira, Vila Lobão, Vila João Castelo, Jardim Lopes, Santa Inês, Coco Grande, Itamar Guará, Bonsucesso, Redenção, Vilinha, Planalto, Parque das Palmeiras, Parque do Buriti, Bairro Vila Nova, Recanto Universitário, além de vários loteamentos urbanos e condomínios.

Pedidos

O MPMA pediu à Justiça que determine aos réus a imediata paralisação do despejo dos dejetos líquidos em todos os riachos e córregos de Imperatriz. No mesmo sentido, a Caema deve ser obrigada a tratar os efluentes (resíduos das indústrias, comércios, esgotos e redes pluviais) antes de desaguarem no Rio Tocantins, mediante prévio licenciamento ambiental. O prazo é de seis meses para os projetos e três anos para a execução, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 20 mil.
De acordo com a Ação, a Caema deve ser obrigada a implantar o sistema de esgotamento sanitário, em todas as residências da cidade, no prazo máximo de três anos, sob pena de multa de R$ 10 mil, por dia de descumprimento.

55,6% dos consumidores de São Luís comprarão presentes no Dia das Crianças

Pesquisa da Fecomércio-MA para o Dia das Crianças em São Luís revela queda de -15,9% na intenção de consumo e aumento de três vezes no número de consumidores indecisos

O levantamento de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2017, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), demonstra que 55,6% dos ludovicenses pretendem comprar algum produto para presentear em função da data. Embora seja um índice expressivo, com mais da metade dos consumidores dispostos a ir às compras, na comparação com o mesmo período do ano passado os dados revelam uma retração de -15,9% no nível de consumo. Por outro lado, 15% dos consumidores disse ainda estar indeciso quanto ao consumo, revelando um aumento expressivo superior a 200% entre os consumidores que vão deixar para última hora a decisão sobre as compras.

De acordo com a Fecomércio, as razões para o aumento da desconfiança dos consumidores estão relacionadas ao período em que o estudo foi realizado, entre os dias 9 e 13 de setembro, quando surgiam novas notícias na mídia sobre a possível existência de uma segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Com isso, embora o cenário econômico esteja bastante favorável em meio às previsões positivas de recuperação econômica verificada com a retomada da criação de postos de trabalho aliado ao cenário de inflação abaixo da meta, possivelmente o último trimestre do ano possa sofrer com um novo cenário de instabilidade política caso seja aceita a denúncia contra o Governo Federal, o que poderia comprometer temporariamente o consumo e a confiança dos consumidores, assim como já está indicado pela pesquisa para o Dia das Crianças.

“Observamos nos últimos meses um ciclo ascendente da economia, com condições favoráveis à manutenção do consumo das famílias. Contudo, o recente cenário político brasileiro inevitavelmente pode debilitar esse ambiente positivo ao investimento e à expansão econômica. De fato, o consumo para o Dia das Crianças deste ano vai de encontro à percepção dos consumidores quanto ao atual momento de volubilidade, que deve frear a capacidade de gastos e adiar os planos de consumo um pouco mais para frente”, explicou o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva.

No entanto, outros dados da pesquisa sugerem a possibilidade de manutenção de resultados positivos nas vendas nesse Dia das Crianças. “O nosso estudo apresenta um aumento significativo dos consumidores indecisos, que ainda não sabem se irão às compras e que poderão ser levados ao consumo pelo apelo emocional que geralmente essas datas comemorativas trazem consigo. Outro dado importante, é o aumento daqueles que desejam comprar mais de um produto, como três, quatro ou cinco presentes”, completou José Arteiro.

Destaques

O estudo realizado pela Federação do Comércio do Maranhão para o Dia das Crianças 2017 demonstra que após dois anos em segundo lugar, a intenção de comprar presentes no Centro Comercial/Rua Grande voltou para a primeira posição, alcançando 43,3% de preferência dos consumidores, o que revela um aumento de 7,71% em relação a 2016. Em seguida, estão as lojas do Shopping Center, que alcançaram 31,3% de preferência, demonstrando uma redução de -34,11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, entre os consumidores com intenção de consumo, 36,4% apresentaram interesse em adquirir apenas um produto, apresentando uma redução de 1,62%. Em contrapartida, 16,6% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar até três produtos, 7,9% afirmaram que irão comprar até quatro produtos e 7,6% devem comprar cinco presentes ou mais, revelando um aumento de 10%, 146,9% e 22,6%, respectivamente.

Entre os produtos preferidos deste ano, a lista dos presentes é liderada por brinquedos com 58,9% de intenção de consumo e artigos de vestuário com 28,4%. Estes dois tipos de produtos registraram, respectivamente, aumento de 2,8% e 8,4% nas intenções de compra em relação ao ano passado. Também compõem a lista de preferência dos consumidores neste ano os aparelhos/jogos eletrônicos (12,1%), sapatos (4,1%), videogame (1,8%), material esportivo (1,6%) e bicicleta (1,6%).

“Esses dados demonstram o perfil genérico do consumidor atual, que apesar de cauteloso não vai deixar de comprar presentes, mesmo com valores mais acessíveis, e aquecer o nosso comércio durante esse período”, destaca o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro.

Comemoração e gastos

Em relação à intenção de comemorar a data, a pesquisa demonstrou que 42,8% dos entrevistados desejam celebrar o Dia das Crianças, o que representa uma queda de -17,85% em relação ao ano passado. De modo geral, esse resultado impacta o setor de serviços, que em junho, apresentou uma redução no Maranhão de -1,8% na variação mensal e -9,6% na comparação anual, conforme a última Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Na análise dos locais preferidos para comemorar, 64,7% dos que desejam celebrar a data afirmaram que a comemoração deve ser em casa ou na casa de parentes, seguida da intenção de comemorar na Praia (7,1%), Cinema (6,7%) e Parque de Diversões ou Praça (4,6%).

O valor médio do presente pretendido pelo consumidor para o Dia das Crianças deste ano foi calculado em 88 reais, enquanto o valor médio total das compras para a data, incluindo quem deseja comprar mais de um presente e quem deseja gastar com as comemorações, ficou em 186 reais. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o valor médio do presente recuou -7,37% e a pretensão de gastos geral das compras cresceu 1,64%.

Quanto aos pagamentos, 73% dos consumidores afirmaram que deverão realizar as compras para o Dia das Crianças utilizando a modalidade à vista, sendo que desse total, 53,7% pretende utilizar dinheiro em espécie e 19,3% tem a intenção de usufruir do cartão de débito. Em segundo lugar, aparece o uso do cartão de crédito com 22,7% de preferência, o que representa uma redução de -36,77% em relação a 2016.

Dias e Motivações

Em relação ao dia em que os consumidores pretendem ir às compras, 34,3% disse não ter dia certo para fazer as compras e 21,7% revelaram o sábado como o dia preferencial. Foram citados com menor relevância a quarta-feira com 18,4%, a sexta-feira com 9,2%, a terça-feira com 5,0%, segunda-feira com 4,5%, quinta-feira com 4,3% e o domingo com 2,6% como dia preferencial para compras.
O estudo também apontou quais os motivos que levam aos consumidores a entrarem nas lojas e efetuarem as compras. Para 46,3% dos entrevistados, os preços são o fator primordial no momento das compras, já 44,7% apontam para as promoções como o fator de maior influência nessa hora. Outros motivos que também formaram a lista de motivações dos consumidores foram a qualidade dos produtos com 17,3%, variedades com 12,3% e vitrine com 11,9%.

Metodologia

A Pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2017 em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), entrevistou 700 consumidores na capital maranhense, entre homens e mulheres com idade acima dos 18 anos, nos principais pontos de movimentação da cidade. A margem de erro da amostra é de 3,7% e a margem de segurança é de 95%.

FAMEM promove encontro para tratar de assuntos no setor da educação

Tema liderará discussão sobre problemas da educação e elaboração de proposta municipalista para o setor

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) realizará nesta terça-feira (26) encontro de trabalho para tratar de assuntos relacionados ao setor da educação nas cidades.

A reunião contará com as presenças de vários prefeitos e prefeitas e acontecerá, a partir das 16h, na sede da entidade municipalista, localizada no bairro do Calhau.

Também estará presente o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho.

De acordo com a pauta já definida, serão tratados os seguintes temas: organização, em parceria com o Ministério Público, de uma ampla audiência pública para tratar de problemas no setor educacional; e elaboração de uma proposta municipalista, para obtenção de recursos de emendas parlamentares, que será apresentada no dia 11 de outubro, em Brasília, aos deputados federais e senadores maranhenses.

Wellington fiscalizará Estação de Tratamento de Esgoto de São Luís

Wellington destacou pesquisa em que a capital maranhense aparece como tendo um dos piores serviços de saneamento do Brasil

Após solicitações e denúncias da população, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) e demais deputados do Bloco Independente da Assembleia Legislativa do Maranhão, sendo eles os deputados Max Barros (PRP), Eduardo Braide (PMN) e Graça Paz (PSL) realizarão hoje, 25, visita de inspeção às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de São Luís, nos bairros Vinhais, Via Expressa, Jaracati e Bacanga. Estarão presentes também os deputados Bloco de Oposição da Casa Parlamentar, sendo eles os deputados Edilázio Jr (PV), Nina Melo (PMDB), Andrea Murad (PMDB), Adriano Sarney (PV) e Sousa Neto (Pros).

Ao fazer referência à visita, o deputado Wellington destacou pesquisa em que a capital maranhense aparece como tendo um dos piores serviços de saneamento do Brasil. “No ano passado, um estudo divulgado revelou a situação precária do saneamento na capital maranhense. Em um ranking das 100 maiores cidades do país, São Luís (MA) é a 83ª no quesito, segundo o levantamento produzido pelo Instituto Trata Brasil. As ETEs são responsáveis por estes processos, por isso, iremos fazer uma fiscalização. Recebemos inúmeras denúncias quanto a péssima prestação dos serviços iremos cobrar explicações e averiguar as informações repassadas pelo governo. Afinal de contas, fiscalizar as ações do executivo, bem como a aplicação do dinheiro público é nossa atribuição parlamentar”, concluiu o deputado Wellington.

A visita acontecerá às 10h e começará pela ETE Vinhais, localizada na Via Expressa, e serão acompanhados pelo químico da CAEMA, Afonso Alencar Alencar. Na oportunidade os deputados pretendem averiguar o funcionamento da ETE Vinhais e as condições das ETEs Jaracati e Bacanga, que estão paralisadas desde 2015. Os parlamentares farão também avalizável das ações da CAEMA na região metropolitana de São Luís.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima