Deputado Wellington realiza audiência pública com servidores em Urbano Santos

0comentário
deputado Wellington informou que as denúncias serão formalizadas no Ministério Público , que tem atribuição para agir

Em defesa dos servidores públicos, na manhã desta sexta-feira (29), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou audiência no município de Urbano Santos. A audiência foi motivada por inúmeras denúncias de servidores que estudaram, foram aprovados no concurso, nomeados, já estavam em atividade efetiva quando, sem justa causa, foram exonerados em setembro de 2011. Ao todo, são mais de 240 profissionais que buscaram o auxílio da Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio do deputado Wellington.

“Eu não quero que me façam favor. Não quero ocupar cargo por babar prefeito. Eu quero o cargo que conquistei através de muito estudo e dedicação”, desabafou Pereira, servidor exonerado do cargo de Técnico Industrial.

Diante de todos os relatos, o deputado Wellington informou que as denúncias serão formalizadas no Ministério Público , que é quem tem a atribuição para agir.

“Os servidores procuraram o nosso gabinete e, enquanto representante do povo, nós não poderíamos nos omitir. Todos os relatos aqui serão formalizados, por meio de denúncia, no Ministério Público, que é quem possui a atribuição para atuar. Continuaremos vigilantes e fiscalizando. Como os aprovados em concurso que aguardam nomeação e como os servidores do Maranhão já sabem, nosso mandato está à disposição e em defesa da moralidade e valorização do serviço público”, disse o professor e deputado Wellington do Curso.

Além dos servidores, estiveram presentes o advogado Jorge Viana e os vereadores Léia Costureira (PC do B) e Romiro Marx (PSDB).

sem comentário »

Hilton Gonçalo é condecorado por sua boa gestão à frente de Santa Rita

0comentário
Hilton e Fernanda Gonçalo foram condecorados com a medalha “Alferes Tiradentes”, conferida a políticos que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados à comunidade

Com 82% da população avaliando sua gestão como boa ou ótima, o prefeito Hilton Gonçalo recebeu nesta sexta-feira (29), a “Medalha Alferes Tiradentes – colar ouro” em reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido pelo médico no município de Santa Rita. A premiação revela mais um bom índice alcançado por Hilton com menos de um ano de mandato.

A medalha “Alferes Tiradentes” é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada pesquisa e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

Hilton Gonçalo declarou: “fico muito feliz por ter nosso trabalho sendo reconhecido e aqui recebo uma importante avaliação, afinal mais do que a premiação, o que me deixa mais satisfeito é saber que nosso trabalho está sendo bem recebido pela população. Gosto sempre de dizer, nós vamos mudar a vida da população de Santa Rita”.

A frente da Prefeitura de Santa Rita pela terceira vez, Hilton Gonçalo tem metas ambiciosas como zerar o déficit habitacional, garantir que 95% das casas tenham água encanada, assim como reduzir os índices desempregos, além de desenvolver a agricultura, pesca e pecuária.

Além de Hilton Gonçalo também receberam boa avaliação, as prefeitas Fernanda Gonçalo de Bacabeira e Iriane Gonçalo de Pastos Bons. O prefeito de Santa Rita ainda foi acompanhado do secretário de Saúde, Crezus Ralph e do seu irmão Antônio Elizabeth Gonçalo de Sousa.

sem comentário »

“Concurso público para a Câmara Municipal de São Luís é inevitável”, diz Astro de Ogum

0comentário
Astro de Ogum diz que não pode mais adiar o enfrentamento ao desafio de realizar o concurso

“Mesmo com todas as dificuldades e inseguranças que atormentam a gestão pública na atual conjuntura do país, o concurso público para a Câmara Municipal de São Luís inevitavelmente irá acontecer. Quando pensei na reestruturação e modernização desta Casa, tinha consciência de que, além das intervenções na estrutura física e da premente necessidade de aquisição de equipamentos, um dos maiores desafios seria a contratação de profissionais qualificados por meio de concurso público, uma vez que desde a sua obrigatoriedade, a partir de em 1988, a Casa nunca havia realizado nenhum”, sintetizou o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, sobre o concurso público para o preenchimento de vagas no Legislativa municipal, anunciado por ele em janeiro deste ano e agora reafirmado.

“Desde que assumimos o comando deste parlamento, não tivemos descanso, nem mesmo nos períodos de férias e recessos, visto que as obras nas instalações físicas tiveram que ser realizadas nesses intervalos. Encontramos problemas de todas as ordens. Para solucionarmos, tivemos que trabalhar duramente, aliás, muitos ainda não estão resolvidos plenamente. Mesmo assim, chegou a hora de nos debruçarmos sobre a questão do pessoal. Temos pouco mais de um ano para o término de nossa gestão e por isso não se pode mais adiar o enfrentamento desse que sempre soube ser o maior dos desafios deste cargo”, declarou.

Segundo o presidente, existem servidores com quase 30 anos de casa em situação irregular, os quais inevitavelmente vão ter que se submeter ao concurso, concorrendo em “desigualdade” de condição com jovens recém-saídos da escola e universidade. “Essa não tem como se negar ser uma questão extremamente complexa e delicada”, afirmou Astro de Ogum, que continua. “Se de um lado tem a lei que precisa obrigatoriamente ser cumprida, do outro, tem um universo de servidores que precisam ser considerados e respeitados por todos esses anos de serviços prestados nessa casa”, conclui, evidenciando a difícil posição de fiel da balança nesse capítulo impactante na história do Legislativo municipal.

“Assumi o cargo no meio de uma das maiores crises econômicas já enfrentada por este país, com o desemprego em patamares desesperadores. Como poderia ser tão insensível partindo de cara para esse ponto? Preferi ir tratando de outros aspectos, enquanto aguardava sinais de recuperação da economia e aí sim poder focar nesse problema”.

De acordo com o vereador, sua equipe técnica está debruçada em estudos para a viabilização do concurso, fazendo um minucioso levantamento, a fim de detectar quantos e quais cargos serão oferecidos, bem como na elaboração do termo de referência para divulgação do edital de licitação para contratação da empresa que irá realizar o concurso.

sem comentário »

Prefeito Fábio Gentil acompanha menina caxiense com risco de cegueira em tratamento em SP

0comentário
Menina recebe total assistência de Fábio Gentil

Reafirmando sua solidariedade às causas humanas, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB) não tem poupado esforços para amenizar o drama de uma menina caxiense portadora de uma doença grave na visão, que corre risco de ficar cega. O gestor acompanhou a criança em uma viagem a São Paulo, onde ela foi um busca de tratamento que pode levá-la à cura.

Portadora de glaucoma, a garota, que já tem apenas 5% da visão, foi levada pelo prefeito a São Paulo para ser submetida a uma cirurgia ocular. Antes, o gestor já havia acompanhado a menina em uma bateria de exames, também na capital paulista.

Sensível como nenhum outro prefeito maranhense ao sofrimento do povo humilde, Fábio Gentil interrompeu sua agenda administrativa para dar um pouco de conforto à menina e à sua família. Já de volta a Caxias, ele rebateu boatos de que ausentou-se por mais de 15 dias do município, o que, por lei, o sujeitaria à perda do mandato. “O tempo que fiquei fora muito menor”, garantiu.

Nesta sexta-feira, Fábio Gentil começou o dia despachando normalmente na prefeitura, cumprindo sua rotina normalmente, em jornada integral. Neste sábado, às 9h, recepcionará, na sede da administração municipal, o senador Edison Lobão (PMDB) em grandioso ato político.

Ainda sobre a viagem a São Paulo, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias observa que Fábio Gentil poderia ter enviado qualquer assessor acompanhar a garotinha no tratamento, mas decidiu ele próprio viajar, a fim de demonstrar pessoalmente à menina e aos seus pais o quanto está sensibilizado com o grave problema de saúde que a criança enfrenta.

O vídeo mostra um momento de carinho de Fábio Gentil com a criança:

sem comentário »

Wellington fiscaliza terminal de ferry-boat e cobra melhorias e fiscalização do governo

0comentário
Deputado Wellington ouviu explicações sobre o funcionamento do Terminal da Ponta da Espera

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou visita de inspeção aos ferry-boats no Terminal de Passageiros da Ponta da Espera, em São Luís. Por meio do projeto “Ouvindo o Maranhão”, o deputado Wellington recebeu inúmeras denúncias de usuários do sistema de transporte aquaviário, o que motivou Wellington a solicitar a visita na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Durante a visita, o deputado Wellington comprovou várias denúncias, inclusive, em relação à falta de estrutura, dificuldade na compra de passagens, acessibilidade, serviço de saúde, higiene e, ainda qualidade dos assentos.

“A nossa visita foi motivada por denúncias de vários maranhenses que utilizam, diariamente, os ferry-boats. São denúncias que podemos comprovar, já que é perceptível a falta de estrutura. Na Assembleia Legislativa, já apresentamos algumas proposições em defesa dos passageiros, a exemplo da cobrança de torres das operadoras no Cujupe, a fim de atender os usuários de telefonia celular e internet que passam pelo Terminal. Solicitamos também a implantação de posto de saúde no Terminal da Madeira e do Cujupe. Estamos vigilantes e encaminharemos todos esses pontos a quem é competente para agir. O Governo do Estado precisa articular ações que causem melhorias, inclusive, acreditávamos que a licitação seja o primeiro passo rumo a isso”, disse Wellington.

Após a vistoria, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor comprometeu-se em encaminhar relatório sobre a situação dos ferry-boats e terminais de passageiros. Posteriormente, esse relatório será discutido com deputados estaduais e com a Agência de Mobilidade Urbana (MOB).

sem comentário »

Marcial Lima exalta iniciativa premiada da DPE que levou Justiça a determinar obras no João Paulo

0comentário
Marcial Lima destacou iniciativa da DPE na área de saneamento ambiental

O vereador Marcial Lima (PEN) exaltou, em discurso na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, um projeto comunitário da Defensoria Pública do Estado (DPE), que resultou em uma decisão judicial que obrigou a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Prefeitura da capital a executarem obras de saneamento e de infraestrutura no João Paulo. Ele elogiou o trabalho do Núcleo do Consumidor da DPE, na pessoa do defensor Alberto Bastos e demais membros da equipe, para a intervenção em uma vala, que há décadas expõe os moradores ao risco de contrair doenças e provocada inundações em casas, estabelecimentos comerciais e outros imóveis na referida via. .

Marcial Lima informou o início da recuperação de uma vala na Rua da Felicidade, mais conhecida como Rua da Vala, obra que resultará em melhoria no saneamento básico para a referida via e todo o bairro. “Tive a satisfação de fazer, como repórter da TV Mirante, muitas matérias nesse local, quando eu nem imaginava que algum dia eu seria candidato a cargo eletivo”, recordou.

O vereador ressaltou que em um futuro próximo, a comunidade viverá em um ambiente melhor, sem ameaça à saúde e com infraestrutura adequada.  “Para a  felicidade dos moradores, a DPE obteve a decisão judicial que os beneficiará”, declarou, lembrando que o Poder Judiciário também já favoreceu, em resposta a outra ação movida pela DPE, o bairro Lira, que também foi contemplado com melhorias.

Prêmio Innovare

A iniciativa da DPE foi agraciada, em 2014, com o 13º Prêmio Innovare, instituído pela Rede Globo, em parceria com instituições de prestígio do mundo jurídico, para reconhecer práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. O trabalho foi idealizado a partir da necessidade de garantir saneamento básico a São Luís, onde apenas 4% do esgoto são tratados. Os 96% restantes de resíduos impactam as comunidades carentes. Em razão dessa realidade, foi montada uma força-tarefa entre a DPE, o Conselho Regional de Engenharia do Maranhão e a coordenação do curso de Engenharia Civil da faculdade Pitágoras para mapear os principais problemas da cidade.

Marcial Lima comunicou ao plenário da Câmara que apresentará a casa a sugestão de uma sessão, painel ou uma audiência com participação da equipe premiada da DPE, para que os defensores façam uma exposição sobre o trabalho premiado nacionalmente.

sem comentário »

Sorriso White na Casa das Dunas

0comentário

É neste domingo, às 21h, o show da banda Sorriso Maroto; o espaço receberá um dos mais disputados grupos de pagode do Brasil

Sorriso Maroto apresentará seus principais hits e as mais recentes músicas, lançadas no álbum “De Volta Pro Amanhã”, em versões física e digital

A banda de pagode Sorriso Maroto está na concentração para, neste domingo, na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), apresentar seu mais recente show, um dos campeões de bilheteria. O grupo está completando 18 anos de carreira e está percorrendo várias cidades do Brasil.

A banda é formada por Bruno Cardoso, Sergio Jr, Cris Oliveira, Fred Araújo e Vini Augusto e apresentará seus principais hits e as mais recentes músicas, lançadas no álbum “De Volta Pro Amanhã”, em versões física e digital. O repertório inclui “Eu já te quis um dia”, “Dependente”, “Anjos Guardiões de Amor”, além de “Coincidência Não Existe”, “Soltinha” e “Adeus”, que no mais recente trabalho contam com a participação de Wesley Safadão, Nego do Borel e Roupa Nova, respectivamente.

E ainda sucessos como “Clichê” e “Sinais”. Para os ouvintes mais recentes do Sorriso, desde a ascensão de “Assim Você Mata o Papai”, em 2012, os hits “Vai e chora”, “1 Metro e 65”, “Lua de mel”, “Guerra Fria” e “Tá Bom, Aham” também fazem parte do show. Na ficha técnica, a direção do show fica por conta do próprio Sorriso, com cenografia assinada por Ludmilla Machado e iluminação criada por Marcos Olívio.

O álbum “De Volta Pro Amanhã” foi gravado em um casarão de 26 cômodos no Rio de Janeiro. Com um projeto inovador, Sorriso se reuniu em uma casa na zona sul carioca, durante 20 dias, em mais de 140 horas de trabalho, com banda formada por outros dez músicos, além de mais 30 pessoas na produção, para transformar o 11º álbum da banda, com 17 músicas inéditas, em algo diferente e inovador.

Serviço

O quê
Show Sorriso White

Quando
Neste domingo, às 21h

Onde
Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 90,00 (Espaço Dunas) e R$ 140,00 (Front Praia), à venda na Central Gajo (Shopping da Ilha), Plena Calçados (Rio Anil), Eu Vou Ingressos (Atlanta Center) e Casa das Dunas

sem comentário »

Projeto PIT STOP vistoria mais de 600 veículos gratuitamente

0comentário

O projeto Pit Stop, que realizou mais de 600 inspeções veiculares gratuitas em São Luís, no último sábado (dia 23), deu boa repercussão também nas redes sociais. A ação teve um propósito socioeducativo e integrou a programação da Semana Estadual de Conscientização da Manutenção Preventiva de Veículos Automotores e da Responsabilidade no Trânsito, criada pela Lei número 10.547/2016, de autoria do deputado Adriano Sarney. O evento foi promovido pelo o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (SINDIREPA-MA).

Esta foi a quarta edição do projeto PIT STOP. Nas três anteriores foram inspecionados mais de 760 veículos (automóveis e utilitários leves), sendo que, preponderante, os veículos inspecionados contavam, no máximo, com 10 anos de fabricação, em relação à data de realização dos eventos.

Veja a reportagem da TV Assembleia:

sem comentário »

Em primeiro mandato, Cézar Bombeiro e Marcial Lima dão voz a clamor popular em audiências públicas

0comentário

Do Blog de Aldir Dantas

Marcial Lima e Cézar Bombeiro recorrem às audiências públicas para dar voz ao clamor popular

Os vereadores Cézar Bombeiro (PSD) e Marcial Lima (PEN) estão no exercício do primeiro mandato na Câmara Municipal de São Luís e sabem perfeitamente aplicar os seus conhecimentos e experiências profissionais dentro do contexto do Legislativo municipal e assim vão correspondendo a muitas das aspirações populares.

Cézar Bombeiro, sindicalista de luta e sempre envolvido em debates sobre direitos e luta por dignidade humana, pelos seus princípios e valores e participação comunitária, tornou-se um semeador da formação de consciências criticas, levando incentivo para que muitas associações de bairros lutassem pelo protagonismo da história de cada uma delas. Foi de sua iniciativa a audiência pública sobre Regularização Fundiária na cidade de São Luís. Ao promover o debate, o vereador tendeu aos pedidos de milhares de famílias que são posseiras das áreas em que construíram as suas casas, mas querem a titulação da propriedade.

Cézar Bombeiro iniciou a luta pelos bairros Liberdade, Camboa, Monte Castelo, Alemanha e Vila Palmeira. Depois, estendeu as suas reivindicações a outras localidades de São Luís. A audiência pública, realizada no plenário da Câmara Municipal, reuniu muitas autoridades e resultou em encaminhamentos que estão sendo processados, embora enfrente algumas dificuldades de percursos daqueles que não fazem e se manifestam contra os interesses coletivos.

Voz do povo

Marcial Lima, como radialista e jornalista, destaca-se pela intransigente defesa de princípios e direitos constitucionais do povo sofrido de São Luís. Sabe perfeitamente cobrar e muito mais orientar a população quanto à questão do exercício da própria cidadania, além de chamar à responsabilidade os gestores públicos. Quer esteja em um estúdio de Rádio ou TV, na Câmara Municipal ou em qualquer comunidade, a sua postura de luta é a mesma, sem temer a nada.

O vereador tem-se constituído como um defensor radical de milhares de pessoas que todos os dias buscam atendimento médico em postos de saúde e hospitais das redes municipal e estadual e que são desrespeitadas em seus direitos pelos seus gestores públicos. Diante da grande problemática e das denúncias cada vez mais crescentes de corrupção dentro das instituições dos Sistemas de Saúde Municipal e Estadual, o vereador Marcial Lima conseguiu realizar uma importante audiência pública no Legislativo municipal.

Foi uma oportunidade impar para que os gestores públicos ouvissem as cobranças de diversos segmentos sociais sobre direitos à saúde e manifestações de servidores temporários do Sistema Municipal de Saúde, quanto a salários e condições de trabalho, além da cobrança por medicamentos nos postos e hospitais da rede municipal. Pelos entendimentos e compromissos assumidos, a audiência pública sobre a Saúde Pública em São Luís ficou marcada no legislativo municipal.

sem comentário »

Flávio Dino contrata por R$ 5,8 milhões, sem licitação, empresa para realizar concurso da PM

0comentário

Ato da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) publicado no último dia 27, no Diário Oficial do Estado, informa que o governador Flávio Dino (PCdoB) contratou por R$ 5.868.396,24, com dispensa de licitação, a empresa que organizará e aplicará as provas do concurso para soldado da Polícia Militar do Maranhão, cujo edital deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira.

Caberá ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) fazer o planejamento, organização, execução e acompanhamento do certame. O ato publicado há dois dias no Diário Oficial ratificou a dispensa de licitação.

A ausência de concorrência pública não só dará celeridade ao concurso, como possibilitará a Flávio Dino obter dividendos eleitorais, já que a previsão é de que as etapas finais do seletivo transcorram em pleno período de campanha política, momento crucial para o comunista, que mergulhará em uma disputa acirrada para permanecer no Palácio dos Leões por mais quatro anos.

O concurso público oferece 1.171 vagas para soldado da PM e 43 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de 1º tenente do Quadro de Oficiais da Saúde da corporação.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS