O deputado Max Barros (PRP), líder do Bloco Independente, tratou de questões importantes no parlamento maranhense, na manhã desta quinta-feira (31). Um- dos assuntos abordados pelo parlamentar dizia respeito ao remanejamento orçamentário do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA) para a Secretaria de Infraestrutura. O parlamentar criticou esse desvio que acarretará, segundo ele, prejuízo àqueles que dependem do Fundo.
O líder do Bloco Independente questionou se havia legalidade em retirar dinheiro do FEPA para outra rubrica. Em seu entendimento, ele afirmou não ser correto, já que, segundo o deputado, as resoluções federais dizem que quando há um superávit financeiro orçamentário no FEPA, ele será remanejado para o próximo ano.
Max Barros destacou que o FEPA já se encontra em situação deficitária e que, a médio ou longo prazo, os servidores poderão ter suas aposentadorias ameaçadas. Ele afirmou que esse dinheiro acrescido pelo Tesouro Estadual nunca poderia ser tirado dos aposentados para virar asfalto. E que mesmo que esse recurso tenha sido alocado pelo Tesouro Estadual, ele já pertence ao FEPA.
Barros lamentou que em vez de dar prioridade para o idoso, que precisa comprar remédio, o Governo do Estado está tirando esse dinheiro para o asfalto. Na opinião do parlamentar, esse recurso poderia ser remanejado de qualquer outra pasta, a exemplo da Comunicação, mas jamais do FEPA.