As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2017, que serão feitas em etapa única, exclusivamente, pelo (link: http://fiesselecao.mec.gov.br). O prazo termina nesta sexta-feira (28). O horário-limite é até as 23 horas e 59 minutos de 28 de julho, pelo fuso oficial de Brasília. O resultado será publicado no dia 31 de julho. A Universidade Ceuma oferece por meio do FIES 608 vagas em 26 cursos superiores.
Neste processo seletivo são ofertadas 75 mil vagas em cursos superiores em instituições particulares de ensino. É possível filtrar as vagas por curso, instituição e município, em ‘consultar vagas’ (http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta/curso). Este é o último semestre do programa em que vale o regulamento antigo, novas regras foram anunciadas para 2018.
Podem se inscrever os candidatos que atendem, cumulativamente, os seguintes requisitos: tenha participado do ENEM, a partir de 2010, e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos sem ter zerado a redação e tenha renda familiar mensal bruta por pessoa de até 3 salários mínimos.
O benefício não será concedido a candidatos inadimplentes com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo. Também não podem participar do programa estudantes que já contam com o financiamento para outro curso.
O programa concede bolsas de estudos em instituições de ensino superior particular e os que se inscreverem até o final da próxima semana, poderão consultar se conseguiram ou não o benefício no dia 31. Na mesma data será divulgada uma lista de espera. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do programa (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.
O programa concede bolsas de estudos em instituições de ensino superior particular e os que se inscreverem poderão consultar se conseguiram ou não o benefício no dia 31 de julho. Na mesma data será divulgada uma lista de espera. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do programa (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.
No início do mês, o Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras para o programa, que passará a ter três modalidades, variando de acordo com o perfil do candidato, além de ter condições de juros diferenciadas. O FIES vai garantir 310 mil vagas, sendo que 100 mil serão ofertadas para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos a juro zero, incidindo a correção monetária.