Pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, em 2018, o secretário de Segurança Pública tem usado e abusado da estrutura da pasta que comanda para fazer política. Como se não bastasse ter transformado seu gabinete em uma espécie de comitê eleitoral, o titular da SSP tem feito incursões cada vez mais frequentes no interior, onde mantém contato com lideranças populares, a pretexto de estreitar a relação com ois cidadãos e conhecer de perto suas demandas.
O uso dos recursos da segurança em prol do projeto político acalentado pelo secretário é flagrante. E é comprovado por fotografias que circulam em redes sociais, principalmente grupos de Whatsapp. Nas imagens, é possível ver Portela à vontade, junto ao povo, como se fizesse questão de reunir o máximo de pessoas, de preferência, os mais humildes, para posar ao seu lado.
Até mesmo o helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) (ex-GTA) tem servido à campanha antecipada de Portela. Aproveitando-se do fascínio despertado pela aeronave nas pessoas pobres que jamais saíram dos rincões onde nasceram, ele não hesita em fazer pose para fotos coletivas tendo a máquina voadora ao fundo.
E assim, mais um secretário de Segurança Pública do Maranhão vai se valendo do cargo para fins eleitoreiros e pavimentando sua estrada rumo à Câmara Federal.