O presidente do Sindicato dos Pescadores de Araioses, Nataniel Cardozo, realizou, no último sábado (08), no Courtney Club, reunião discursiva com a presença da população em geral com o objetivo de cobrar das autoridades a abertura da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do município em um prazo de até 60 dias.
A reunião contou com as presenças do gerente executivo Antônio Wilson Maranhão e do diretor logístico Luís Carlosdo INSS de São Luís, além da presença do presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Flavio Samuel.
Com mais de 60 mil habitantes, Araioses não dispõe de um posto do INSS, que há mais de dois anos não funciona. Falta apenas a instalação de moveis, computadores e a contratação dos funcionários.
Uma vez em funcionamento, a agência de Araioses também poderia atender a população dos municípios vizinhos. Futuros segurados poderiam dar entrada nos seus auxílios, aposentadorias, seguros e recebimento dos demais benéficos com total segurança.
Os técnicos do INSS ouviram atentamente o relato de toda situação e foram solidário aos relatos da população. De acordo com o do gerente executivo Antônio Wilson Maranhão haverá um empenho para que esta situação não se prolongue por mais tempo, pois sabem que boa parte já foi feito que é a construção do prédio.
O presidente do Sindicato dos Pescadores relatou que não é de hoje que a população aguarda por uma ação do Governo Federal pararesolução deste problema.“Antes da construção do Prédio do INSS achávamos que o problema era não termos uma Agência no município e depois de construída voltamos à estaca zero, pois a mesma se encontra fechada há muito tempo e isso acarreta em prejuízo muito grande para a população”, desabafa o presidente.
Além disso, o município também perde em arrecadação, o comercio em vendas e os beneficiários, pensionistas, aposentados precisam se deslocar para os outros municípios para sacarem seus benefícios. “Essas pessoas nunca estão totalmente tranquilas e seguras, pois a maioria são idosas que estão vulneráveis a ações de marginais”, relata em forma de desabafo o presidente do Sindicato do Pescadores Nataniel Cardoso.