O Boi de Axixá divulgou nota em repúdio à má-fé de organizadores de arraiais juninos no interior do Maranhão, que anunciam falsamente a brincadeira como atração das suas programações. O uso indevido do nome do boi já foi identificado em festejos juninos de pelo menos três municípios: Vitorino Freire, Alto Alegre e Cantanhede. Uma quarta cidade, Santa Rita, também divulgou a presença do Boi de Axixá no seu São João, mas, nesse caso, a contratação de fato aconteceu e o grupo se apresentará na noite desta terça-feira.
O grupo folclórico atribui o golpe a outros bois e lamenta que estes precisem cometer tal ilícito para conseguir contratos.
O Boi de Axixá anuncia que já está tomando as medidas judiciais cabíveis para que os responsáveis pela exploração indevida do seu nome sejam punidos. Segue a nota:
NOTA DE REPÚDIO
O Boi de Axixá, grupo com 58 anos de contribuição ao folclore maranhense, vem a público repudiar o uso indevido de seu nome, em contratações pelo interior do Estado.
A diretoria do grupo lamenta que grupos necessitam cometer tais atos para, somente assim, conseguir contratos durante a temporada junina.
As medidas judiciais cabíveis já estão sendo tomadas, junto a contratantes e grupos contratados equivocadamente, uma vez que esse tipo de prática criminosa requer uma ação eficaz na Justiça, em quem o Boi de Axixá tem total confiança.
O Boi de Axixá reafirma seu compromisso com admiradores e fãs que reconhecem a tradição do grupo que nunca precisou usar de má fé para fazer história no São João do Maranhão.
A Diretoria