O estudante Vítor Manuel dos Santos Viana, de 14 anos, morreu vítima de picada de cobra na zona rural de São Luís. O caso aconteceu no dia 12 deste mês, mas só agora chegou ao conhecimento do blog, por meio de uma fonte próxima, já que as autoridades de saúde não divulgaram o óbito.
Vitor Manuel era aluno do 6º ano do ensino fundamental da Unidade de Ensino Básico José Gonçalves do Amaral Raposo, em Pedrinhas. Segundo relatado ao blog, o adolescente estudava no turno da manhã e, à tarde, costumava se embrenhar nas matas da localidade onde mora para caçar, na companhia de outros garotos da vizinhança.
Em uma dessas caçadas, acabou sendo picado por um animal ofídio peçonhento e imediatamente começou a passar mal. Os primeiros sintomas foram perda de visão e desmaio. Vendo o estado crítico de Vítor, os companheiros de caçada deram o alarme na comunidade e avisaram à família do adolescente, que o levou imediatamente a um posto de saúde.
Sem recursos para atender caso tão inusitado – provavelmente, não havia soro antiofídico -, os profissionais não prestaram atendimento adequado e o estudante acabou morrendo, para desespero dos pais e demais familiares. Informações não confirmadas oficialmente dão conta de que a cobra que atacou o estudante mortalmente é da espécie cascavel, cuja picada causa sintomas como sensação de formigamento, dificuldade em abrir os olhos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla, dor muscular generalizada e urina avermelhada.
Na escola onde ele estudava, o clima foi de profunda comoção. Consternada, a direção da UEB José Gonçalves do Amaral Raposo liberou os alunos tão logo foi informada da morte do aluno, em sinal de luto.