O secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, marcou presença, na noite desta terça-feira, na palestra proferida a estudantes da Faculdade Estácio pela jornalista Ana Zimmerman, da Rede Globo, cujo tema dominante foi a Lava Jato. Mais do que mera representação institucional, Jerry esteve no evento como observador atento do governador Flávio Dino (PCdoB), um dos políticos citados na operação por um delator da Odebrecht, que o acusou de ter recebido propina a título de ajuda para a sua campanha a governador do Maranhão, em 2010. A acusação contra o comunista é objeto de inquérito já remetido pela Procuradoria Geral da República ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Jerry foi olhos e ouvidos do amigo/chefe na palestra, cuja preletora é uma das profissionais de imprensa mais atuantes na cobertura do maior escândalo de corrupção da história do Brasil. Em estado de alerta para cada palavra dita, o secretário manteve postura sisuda e ao mesmo tempo vigilante, como se esperasse, a qualquer momento, a citação do nome do governador pela palestrante ou por algum acadêmico mais curioso.
A Faculdade Estácio chegou a abrir espaço para um breve discurso de Márcio Jerry, que aconselhou os futuros jornalistas a atuar com ética e correção na profissão, valores que estão ausentes na conduta de muitos agentes públicos e políticos, como tem demonstrado a Lava Jato.