A cidade de Vitória do Mearim, localizada a 165 quilômetros de São Luís, ganhou, na última sexta feira, um ponto de distribuição de internet gratuita, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura local. O projeto Maranet, inaugurado na data em que o município comemorou 184 anos de fundação, é uma iniciativa voltada à inclusão digital no Maranhão.
O jornalista Ciro Nolasco, que é secretário do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís e é nascido em Vitória do Mearim, participou do lançamento do projeto a convite da prefeita Dídima Coelho (PMDB), ao lado do escritor vitoriense Paulo de Tarso e de representantes do governo estadual.
“É uma grande conquista, principalmente para a juventude vitoriense, que passa a ter acesso gratuito à internet na principal praça do município, e uma contribuição relevante para a democratização do acesso à informação”, declarou Ciro Nolasco.
“Hoje, o município de Vitória do Mearim vive um momento novo. Como prefeita, quero marcar a história deste lugar ajudando a promover o desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida da população. Estamos dando os primeiros passos nessa direção”, declarou a prefeita Dídima Coelho.
A inauguração do projeto Maranet fez parte das comemorações de 184 anos de emancipação política do município. Para marcar a data, a prefeitura preparou uma programação. Ciro Nolasco também participou da solenidade de condecoração de desportistas e músicos que fizeram história na cidade, evento promovido pela Academia Arariense-Vitoriense de Letras (AVL).
A entrega de medalhas foi presidida pelo promotor de Justiça, escritor e presidente da AVL, Washington Cantanhede, e contou com as presenças de vereadores, membros do Poder Judiciário, religiosos, membros da AVL, da prefeita Dídima Coelho e da comunidade, que acompanhou de perto a homenagem aos ilustres vitorienses.