Foi protocolado junto à direção partidária o pedido de impugnação da candidatura do vereador de São Luís Honorato Fernandes, que disputava a presidência municipal do PT de São Luís, bem como de toda sua chapa.
A ação se fundamentou em inúmeras irregularidades praticadas pelo petista durante a campanha, como abuso de poder político e econômico, presença ostensiva em veículos de comunicação da imprensa para pedir votos (rádios), além da participação de forças políticas externas na sua campanha, como o vereador Raimundo Penha (PDT) e Sá Marques (PHS).
Vereadores de outros partidos gravaram vídeos em seu favor, tem percorrido bairros e comunidades inteiras pedindo votos e participam na linha de frente dos eventos de campanha de Honorato.
O vereador ainda teria utilizado sua força política na Câmara Municipal e junto aos secretários da prefeitura para cooptar lideranças e filiados da sigla oferecendo vantagens, cargos públicos e dinheiro em troca de votos, o que quebra a isonomia na disputa interna.
As instâncias superiores do PT têm decisões pacíficas e proibitivas quanto a essas práticas, uma vez que o poderio financeiro e econômico que possui o candidato lhe dá vantagens que não alcançarão os demais candidatos e que ficam prejudicados com a desvantagem.
Exemplos dessa natureza só reforçam o desgaste do PT.
A eleição para escolha das novas direções municipais e estadual do partido acontecem nesse domingo (09).