“Autismo: desafios da inclusão das pessoas com TEA” será tema de palestra em São Luís

0comentário

No mês de conscientização sobre o autismo (2 de abril – Dia Mundial) o tema será debatido em palestras com profissionais especialistas. Com o tema “Autismo: desafios da inclusão das pessoas com TEA”, a palestra será realizada dia 15 deste mês, às 17h30, Livraria Leitura, no São Luís Shopping.

O evento, que é uma realização do Consultório Ludic em parceria com Fisiofran, Farmácias Garrido e Livraria Leitura, visa a conscientização e também apontar formas e alternativas terapêuticas direcionadas para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a importância da inclusão em seu âmbito escolar e do processamento sensorial e da ludicidade.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala), até formas graves em que eles se mostram incapazes de manter qualquer tipo de contato interpessoal e tem comportamento agressivo. Isso é variável a cada pessoa com autismo.

“Sempre ressaltamos a importância da família e da compreensão de todos envolvidos no que diz respeito ao TEA. Precisamos entender que todos somos diferentes e que ao respeitar essas diferenças, teremos um mundo mais compreensivo e melhor”, ressaltou a terapeuta ocupacional, Rôse Cristina Bello.

No conteúdo das palestras, serão abordadas análises comportamentais, construção de novas habilidades e como ensiná-las e aplicá-las, linguagem e comunicação e habilidades da vida diária. As inscrições serão gratuitas e os participantes poderão fazer perguntas no debate. Mais informações pelo telefone (98) 98258-3307.
Profissionais que ministrarão as palestras:

Daniel Matos – Psicólogo (Ceuma), Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP). Experiência com intervenções da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) destinadas a crianças, adolescentes e adultos com desenvolvimento atípico, com ênfase em autismo e quadros relacionados. Terapeuta, supervisor e consultor ABA. Fundador do Núcleo Evoluir de Análise do Comportamento Aplicada do Maranhão. Membro da Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão (CRP-22). Professor e pesquisador do curso de Psicologia da Universidade Ceuma.

Darly Machado – Pedagoga (UFMA), Especialista em Educação Especial e Inclusiva – UEMA, Especialista em Gestão Escolar, atuando como Coordenadora de Núcleo da Rede de Ensino na Rede Municipal de São Luís. (mãe de autista).
Rôse Cristina Bello – Terapeuta Ocupacional (Ceuma), habilitada em educação inclusiva-terapeuta clinica com crianças TEA; terapeuta ocupacional na clínica Fisiofran e sócia no projeto Ludic (consultório infantil), responsável pelo projeto “Amor pelo 21: Eu valorizo” e idealizadora do Seminário de Docência Inclusiva em São Luís.

Karoliny Lopes – Fonoaudióloga (Ceste), Especialista em educação inclusiva, fonoaudióloga da secretaria municipal de educação em São Luís e sócia no projeto Ludic (consultório infantil).

Sem comentário para "“Autismo: desafios da inclusão das pessoas com TEA” será tema de palestra em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS