Prisões, libertação de suposto mandante do assassinato de Décio Sá e anúncio de operação cujo alvo são quase 30 blogueiros repercutiram mal para a classe
Gláucio Alencar agora cumpre prisão domiciliar com monitoramento
A semana que terminou ontem não foi nada positiva para a blogosfera maranhense. Três dias após a prisão de três profissionais e da condução coercitiva de outros cinco, em uma operação da Polícia Federal que investigou crimes de extorsão, corrupção ativa e passiva e violação de sigilo funcional, a classe assistiu, insatisfeita, a libertação do empresário Gláucio Alencar, acusado de ser o principal mandante do assassinato do jornalista Décio Sá, há quase cinco anos. Repórter de Política do jornal O Estado do Maranhão, Décio era dono do blog mais popular e mais acessado do Maranhão, à época.
A conduta atribuída aos blogueiros manchou a reputação e a credibilidade não só dos envolvidos, mas de toda a categoria. A reação inicial do público foi a generalização. Se já era pejorativo, o termo blogueiro passou a ser sinônimo de criminoso, tamanha a repercussão negativa dos fatos apurados pela PF e pelo Ministério Público Federal.
Passado o abalo inicial, passou-se a reflexão, não só dos titulares de blogs, mas também dos leitores, que tentam identificar boas referências na blogosfera, reconhecidamente um meio de comunicação extremamente necessário e transformador.
Sobre a liberação de Gláucio Alencar, tão lamentável quando a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é morosidade do julgamento dos réus – até agora só i autor e o comparsa que o transportou na garupa de uma motocicleta até a Avenida Litorânea, local do crime. Favorecido pela lentidão dos tribunais, o suposto mandante viu o desejo e liberdade que acalentava há tempos ser realizado.
Se não havia certeza quanto ao desfecho do processo, agora, o futuro do caso é imprevisível, para desgosto da família de Décio, dos seus colegas de profissão solidários à sua memória e a todos os cidadãos que clamam por justiça para e tantos outros crimes.
C0mo dito acima, a semana não poderia ter sido pior para a blogosfera maranhense. E para confirmar o inferno astral, surge a informação de que a Polícia Civil prepara uma operação com o objetivo de prender quase 30 blogueiros.
Por ter vazado – de propósito ou não – a ação policial soa como ameaça. Se for uma ofensiva contra a má conduta, será muito bem vida. Mas se a intenção for apenas calar as denúncias postadas a todo instante nos blogs, a postura de toda a classe tem que ser firme.
Wellington reforçou a necessidade de se garantir a assistência ao idoso e de se ter uma preocupação maior, sobretudo, com os idosos mais carentes.
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) reafirmou, na manhã deste sábado (25), o seu posicionamento em defesa dos idosos ao discutir sobre ações de assistência e atendimento qualificado para as pessoas com Alzheimer. O pronunciamento foi feito durante o III Simpósio Maranhense sobre a doença de Alzheimer e é uma realização da Associação Brasileira da Doença de Alzheimer (ABRAz) no Maranhão. Estiveram presentes a presidente da ABRAz no Maranhão, psicóloga Ana Lúcia Azoubel Helal; o neurologista e professor doutor da USP, Paulo Bertolucc; a vice-presidente da ABRAz no Maranhão, Aline Borges, entre outros.
Durante os debates, Wellington reforçou a necessidade de se garantir a assistência ao idoso e de se ter uma preocupação maior, sobretudo, com os idosos mais carentes.
“O Alzheimer é uma doença silenciosa e cruel. Isto porque, aos poucos, o idoso vai se esquecendo de suas lembranças, de suas rotinas e até de quem ele é, em casos mais graves. Nós precisamos garantir a assistência pública, por meio de parcerias e da qualificação do atendimento. Sabemos que a doença não tem cura, mas com o tratamento adequado podemos tornar a evolução mais lenta e favorecer a redução dos sintomas. Precisamos garantir a qualidade no atendimento básico, ainda na fase pré-clínica, para evitar que a doença evolua rapidamente. Além disso, precisamos otimizar as atividades desenvolvidas no Centro Social Urbano – CSU, da Cohab, que tem exercido um importante papel nesse atendimento. Tal tratamento precisa abranger tanto o idoso da classe média quanto o idoso lá da periferia que não tem condições de pagar um médico. Essa é uma preocupação nossa. Esse é um dever do Estado”, disse Wellington.
Durante a programação, houve a palestra proferida pela neurologista especialista em Demência, Aline Freire Borges Juliano, que falou sobre o tema “Fase pré-clínica da Doença de Alzheimer”. Logo em seguida, o professor doutor Paulo Bertolucci voltou a falar, desta vez sobre o tema “Doença de Alzheimer além da memória”. O médico geriatra Herberth Vera Cruz Furtado Marques, em seguida, falou sobre o tema “Desafios no diagnóstico e tratamento na doença de Alzheimer em fase inicial”.
Prefeio Hilton Gonçalo focou suas atividades em Pedreiras, um dos povoados que necessita da maior assistência do poder público
Intitulada Operação Pedreiras, a Prefeitura de Santa Rita focou suas atividades em um dos povoados que necessita da maior assistência do poder público. Em terras remanescentes de quilombos, a população ainda é carente e precisa da atenção da administração municipal. Pensando nisso, o prefeito Hilton Gonçalo desenvolveu uma série de atividades nos últimos dias.
No povoado Pedreiras, o prefeito Hilton Gonçalo realizou através da Secretaria municipal de Agricultura a distribuição de produtos adquiridos pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Também foram iniciados através da Secretaria de Obras, os serviços de pintura em todas as unidades da administração municipal no povoado, assim como a manutenção dos sistemas de abastecimento d´agua, melhorias na iluminação pública, serviço de tapa buracos, instalação da primeira rede de WI-FI e outras ações complementares que se prolongaram ao longo da semana.
Hilton Gonçalo entrega a moradora aparelho para conexão à internet
Na oportunidade, Hilton Gonçalo ainda deu continuidade ao programa de assistência ao diabético através da distribuição de glicosímetro. No total mais 30 kits foram entregues aos moradores do povoado que fazem acompanhamento no Programa Saúde da Família e possuem o diagnóstico de diabetes.
“O meu lema é que o prefeito deve melhorar a vida das pessoas, por isso que digo ao nosso povo: eu vou cuidar da tua vida. Precisamos ter atenção as áreas mais carentes do nosso município também. Aqui são terras quilombolas e é um povo que precisa de extrema atenção. Iremos ampliar essas atividades também para outros povoados”, destacou Hilton Gonçalo.
Em recente entrevista à TV Guará, o vereador Marcial Lima (PEN) denunciou a prática de empresas de transporte público de São Luís de descontar dos salários de trabalhadores rodoviários valores correspondentes a peças mecânicas de ônibus quebradas durante as viagens. Ele propõe uma ampla discussão do assunto na Câmara Municipal.
Marcial Lima diz que os descontos nos contracheques de motoristas por molas e amortecedores quebrados, pneus inutilizados e outras peças dos ônibus é uma prática comum a todos as empresas de transporte que operam na região metropolitana de São Luís. O vereador citou o caso de um trabalhador que teve nada menos do que R$ 5 mil descontados da sua remuneração (em parcelas, pois o salário mensal da categoria não chega nem de longe a essa cifra).
O vereador argumentou que o rodoviário não é culpado pela falta de infraestrutura da cidade e não deve arcar com essa despesa, pois os danos aos ônibus são causados pela buraqueira em nossas ruas e avenidas. “Vamos procurar o Ministério Público do Trabalho para denunciar esse abuso”, anunciou Marcial, lembrando que, em algumas empresas, motoristas e cobradores pagam também os prejuízos decorrentes de assaltos.
Ele citou um agravante. “No contracheque do trabalhador, e vez de especificar que o desconto é pela quebra de uma peça do ônibus, a empresa informa que o valor abatido é um adiantamento salarial”, alertou. Assista à entrevista na íntegra:
A cantora Thaís Moreno & Banda voltam a subir ao palco neste domingo, às 17h, no Oasis Beach, na Avenida Litorânea (Calhau). No repertório, o melhor do sertanejo, axé, forró, arrocha e sucessos do pop e da MPB de todos os tempos. A artista mais uma vez soltará sua voz afinada, com o charme e o carisma que a cada dia arrebata mais fãs.
Com agenda de shows sempre repleta, Thaís Moreno ainda encontra tempo para animar casamentos, aniversários e outros eventos particulares. Muito requisitada, a artista é figura presente em eventos que reúnem amantes da boa música.
Cada show de Thaís Moreno é certeza de diversão, com muita dança e interação com o público.
Conor Farias foi um dos pioneiros da comunicação na Região Tocantina
“Homem íntegro e que muito inspirava quem estava ao seu lado”. Foi assim que o deputado estadual Wellington do Curso (PP) definiu o jornalista Conor Farias, que faleceu na madrugada deste domingo (26). A declaração de pesar do deputado Wellington foi feita por meio de suas redes sociais, na manhã de hoje.
“É com tristeza que lamento a morte do amigo e radialista Conor Farias, uma referência no jornalismo para a Região Tocantina. Um homem íntegro e que muito inspirava quem estava ao seu lado. Peço a Deus que console os familiares e amigos e que receba de braços abertos esse servo seu. Certamente, a sua ausência nunca será suprida, mas o seu legado será sempre lembrado”, disse Wellington.
Connor Farias foi um dos pioneiros da comunicação na Região Tocantina e sofria de diabetes e problemas renais há muito tempo. Recentemente, estava internado em um hospital de São Luís, onde passou por uma cirurgia. Na madrugada de hoje, veio a óbito.
A inédita visita resultou em um pacto firmado entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal
Acompanhado do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), de secretários e outros auxiliares, o governador Flávio Dino (PCdoB), fez visita de cortesia na manhã do último dia 20, na Câmara Municipal de São Luís. Ele e sua comitiva foram recepcionados pelo presidente da Casa, Astro de Ogum (PR) e mais 29 vereadores, num café da manhã que aconteceu no Salão de Atos da Casa. Essa foi a primeira vez que um governador do estado foi ao Legislativo ludovicense.
A inédita visita resultou em um pacto feito entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal para agilizar mudanças no Plano Diretor de São Luís. Flávio Dino ressaltou que precisa do apoio dos vereadores, para que agilizem as alterações para que assim o governo estadual possa estabelecer programas de ações na área municipal, como a expansão da Avenida Litorânea, que já está licitada, e também trabalhos para a Zona Rural dá capital.
“Estou aqui em visita de cortesia, retribuindo o gesto do vereador Astro de Ogum, que recentemente esteve no Palácio dos Leões. Nesse ato, estamos também propondo o que pode se chamar de um pacto por São Luís. Apresento pelo menos 3 pontos de prioridade, que é a retomada do programa Mais Asfalto, a ampliação do pátio de container do Porto do Itaqui, com vistas à exportação de carnes, além de um trabalho para o melhoramento da qualidade de vida dos moradores da zona rural”, destacou o governador.
Prefeitura recebe apoio da Câmara
Em sua explanação, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior assegurou que tem recebido importante apoio da Câmara Municipal e lembrou o processo de licitação do sistema de transporte coletivo da capital, assunto que há muito tempo era pauta da Prefeitura, mas que saiu do papel por conta do empenho dos vereadores.
“O presidente da Câmara, Astro de Ogum, vem superando todas as expectativas com um trabalho muito afinado e muito dinâmico. Superou até meu pai, o deputado Edvaldo Holanda, que foi presidente desta Casa na década de 1970”, revelou o prefeito.
Flávio Dino também revelou que o pai dele, o jornalista, advogado, escritor e ex-deputado Sálvio Dino, foi vereador de São Luis, eleito em 1954.
O deputado federal Weverton Rocha, que participou do encontro, destacou as ações da Câmara Municipal, falou sobre a crise política e econômica e disse que é necessário parar com as espetacularização por parte da mídia em torno do episódio da fraude na carne, destacando que isso pode provocar a inviabilização da exportação de carne para o mercado internacional.
O vereador Honorato Fernandes (PT), também fez uso da palavra, destacando que, pela primeira vez em na história, a Câmara Municipal de São Luis estava recebendo a visita de um governador do Estado, acompanhado do prefeito da capital. Ressaltou ser esse evento um ponto extremamente positivo para o Legislativo Ludovicense e para a classe política do Maranhão.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Astro de Ogum salientou o empenho dele e dos demais vereadores quanto aos avanços dá Câmara. Ele disse estar agradecido ao governador e ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pela visita feita ao Legislativo, que a partir de sua administração, pode exibir avanços em todos os setores.
“Vejo no governador Flávio Dino e no prefeito Edivaldo Holanda Júnior duas grandes lideranças, dois grandes administradores, que se caracterizam pela sensibilidade. Enquanto grandes Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul sofrem com as mazelas da crise, pagando salários em parcelas, aqui, no Maranhão, o Estado e a capital continuam pagando seus funcionários em dia, além de manterem os cronogramas de obras em andamento”, destacou Astro.
Agradecimentos
“Agradeço aqui ao governador, ao prefeito que me apoiaram na última eleição para a presidência da Câmara. Aproveito para dizer aos colegas vereadores que deveremos organizar um encontro entre nós, porque quero agradecer a cada um pelo apoio, pelo empenho e pela confiança depositada”, disse Astro.
Além de Astro de Astro de Ogum, participaram do evento os vereadores Marcial Lima, Honorato Fernandes, Marcelo Poeta, Edson Gaguinho, Bárbara Soeiro, Joãozinho Freitas, Afonso Manoel, Beto Castro, Edmilson Jansen, Pavão Filho, Fátima Araújo, Josué Pinheiro, Silvino Abreu, Chico Carvalho, Isaías Pereirinha, Nato Júnior, Aldir Júnior, Marquinhos, Raimundo Penha, Estêvão Aragão, Concita Pinto, César Bombeiro, Ricardo Diniz, Geneval Alves, Paulo Victor Umbelino Junior, Silvino Abreu, Osmar Filho e Francisco Chaguinhas.
Também estiverem no evento os secretários estaduais de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, de Agricultura, Márcio Honaiser, o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares e Pedro Lucas da Agência Metropolitana.
O prefeito Edivaldo Holanda esteve acompanhado do seu vice, Júlio Pinheiro e do secretário de Relações Institucionais, Hélio Soares. Todo staff do presidente da Câmara, Astro de Ogum esteve presente, a exemplo dos procuradores Walter Marques Cruz e Samuel Melo, a diretora de Comunicação Social, Itamargareth Correa Lima e a chefe de Gabinete, Eliane Bezerra, dentre outros auxiliares.
Todos os vereadores destacaram a visita do governador Flávio Dino como um gesto de extrema grandeza e ao mesmo tempo de simplicidade. Ao final do café da manhã, o líder do governo municipal no Legislativo, vereador Pavão Filho (PDT), que é evangélico liderou um rápido momento
de fé e oração entre todos os presentes.
Terminada a reunião, o governador Flávio Dino se dirigiu ao plenário da Câmara, onde recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva, onde falou de seu trabalho, de suas realizações e das perspectivas para este ano.
]Marcial discutir com moradores alternativas para melhorar as condições dos dois bairros
Com o objetivo de conhecer as principais dificuldades enfrentadas, diariamente, pelos moradores dos bairros Alemanha, Caratatiua e adjacências, o vereador Marcial Lima se reuniu com representantes comunitários das duas localidades para, a partir daí, traçar alternativas para melhorar as condições de cada localidade.
No encontro, realizado no Jardim de Infância Moranguinho, no bairro da Alemanha, escola comunitária que atende cerca de 70 crianças, entre 2 e 5 anos de idade, o vereador Marcial Lima ouviu as principais necessidades dessas comunidades. Dentre elas, pode-se elencar a grande quantidade de ruas esburacadas, elevado índice de assaltos, lixões, melhorias na sinalização de trânsito, reforma de praças, revitalização de projetos sociais nos bairros e até a ociosidade de escolas públicas em determinados turnos.
Após ouvir e compreender as necessidades destas comunidades, o vereador Marcial Lima explicou que irá levar estas reivindicações para a tribuna da Câmara Municipal de São Luís e transformá-las, posteriormente, em requerimentos para conseguir solucionar tais problemas.
Marcial Lima destacou a importância da integração das comunidades dos bairros Caratatiua e Alemanha
Marcial Lima aproveitou a oportunidade para destacar a importância da existência de integração da comunidade. O vereador afirmou que foi eleito para cobrar, reivindicar e lutar por melhorarias para a população de toda a São Luís, e não apenas de um determinado bairro. Por isso, faz questão de conhecer a realidade de cada comunidade pessoalmente.
A intenção do vereador Marcial Lima é criar o Fórum de Discussão Permanente nos bairros para dialogar com as comunidades de São Luís frequentemente.
Comentários