Prefeitura de São José de Ribamar faz retirada de construções irregulares em áreas públicas

Máquina derruba estrutura de madeira erguida irregularmente em espaço público

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal da Receita e Fiscalização Urbanística (SEMREC), deu início nesta quarta-feira (25), a ação de retirada de construções irregulares localizadas em áreas públicas do município. A operação foi conduzida pela Blitz Urbana que desde o início do mês de janeiro vem realizando a identificação e notificação das construções que apresentam irregularidades.

De acordo com o Chefe do Departamento de Fiscalização Urbanística, Augusto Aranha, o intuito é o ordenamento dos espaços públicos que vinham sendo ocupados de maneira irregular, o que causava transtornos para os moradores do entorno.

“É determinação do prefeito Luis Fernando que os espaços voltem a pertencer ao convívio e lazer das famílias. Todos os espaços ocupados de forma irregular continuarão sendo notificados e posteriormente retirados, a exemplos da operação que está em andamento”, detalhou Aranha informando ainda que a população pode denunciar espaços ocupados irregularmente.

Construções Irregulares

Equipes acompanham remoção de entulho que ocupava área de uso comum no Cohatrac V

A ação de retirada das construções irregulares teve início na Praça da UBS no bairro do Cohatrac V. No local funcionava um bar há mais de dez anos e de acordo com moradores da região o espaço além de irregular era utilizado por marginais para o tráfico de drogas, brigas além de prostituição.

“Há tempos solicitávamos a retirada desse bar e nunca fomos atendidos. Ainda bem que agora a cidade passará a ter ordem”, disse o morador Ramon Sousa. Já a moradora Nívea Cardoso reclamou da falta de segurança causada por quem frequentava o espaço e do barulho gerado durante as festas que incomodava a todos”, desabafou.

Além da área do Cohatrac V, a operação de retirada das construções irregulares também foi realizada na Avenida Califórnia, localizada no bairro Pindaí. No local foram derrubados 12 casebres edificados que obstruíam o acesso à via pública que inclusive havia requisição do Ministério Publico Estadual para retirada com prazo de 10 dias.

A operação deverá também percorrer toda a orla marítima de São José de Ribamar. Bares e edificações irregulares que já foram notificados serão retirados.

Deputado Wellington pede aumento de vagas para a educação básica em São Luís

Não foi a primeira vez que Wellington se manifestou em defesa da ensino de qualidade

O professor e deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou indicação na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (25), solicitando a ampliação do número de vagas para a Educação Básica em São Luís. A proposição será encaminhada ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Educação.

Essa não é a primeira vez que Wellington se manifesta em defesa da educação. Desde 2015, o parlamentar cobra ações, a exemplo das 25 creches prometidas pelo atual Prefeito. Dessa vez, além de indicação, o deputado Wellington apresentou ainda ofícios em que solicita da Prefeitura providências, diante dos vários casos de mães que não conseguiram vagas para seus filhos na Educação Básica, mesmo madrugando em filas.

“Recebemos várias denúncias de pais revoltados com o fato de precisarem madrugar em uma fila para conseguir uma vaga para seus filhos menores de 06 anos. Estamos diante do absurdo que é ter uma criança sem escola por incompetência da Prefeitura. Alertamos para isso desde 2015, quando cobramos do Prefeito a construção das 25 creches que ele prometeu. Deixamos aqui essa solicitação que não é nossa, mas sim de mães, principalmente, as mais carentes que sofrem por não ter onde deixar seus filhos. Se a educação não é prioridade, fica o questionamento: qual o futuro que queremos?”, disse Wellington.

Indicação de Wellington será encaminhada ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao secretário municipal de Educação

O deputado Wellington encaminhou ainda ofício ao Ministério Público, solicitando que acompanhe e atue no sentido de evitar que crianças fiquem sem ter onde estudar.

“Estamos apenas formalizando as reivindicações de vários pais e mães. Queremos apenas garantir que todas as nossas crianças tenham onde estudar.”, disse o professor Wellington.

Máquina de Descascar Alho, Jegue Folia, Bruno Shinoda e Andson Mendonça no “Bloco da Devassa”

Prepare-se para curtir o melhor pré-carnaval do Maranhão, já com 6 anos de tradição: “Bloco da Devassa”. No próximo dia 28, a partir das 17h, a folia continuará, no Círculo Militar, na Avenida Litorânea. Dessa vez, o melhor do autêntico carnaval de rua vai invadir o maior bloco de pré-carnaval da Ilha.

Sua folia começa às 17h, com a Máquina de Descascar Alho, Jegue Folia, Bruno Shinoda, Andson Mendonça e vários convidados.

Chame os amigos e caia na folia, que vai rolar no Círculo Militar. Venha se divertir em um local que oferece conforto, segurança, muita diversão, gente bonita, além de uma mega-estrutura.

Mais um evento assinado pela (J Produções) João Marcelo e Gajo Produções.

Serviço:

O que? Bloco da Devassa

Quando? 28 de janeiro

Onde? Círculo Militar na Av. Litorânea

Quanto? Pista R$ 30,00

Pista liberada de 17h às 19h!
Front Vip R$ 50,00

Atrações: Máquina de Descascar Alho, Jegue Folia, Bruno Shinoda, Andson Mendonça e vários convidados.

Horário: A partir das 17 h

Pontos de venda:

Loja Oficial (Shop Passeio)
Central Gajo(Shop Ilha)
Aleatory (Rio Anil)
Visótica (Tropical)
Lacoste (Holandeses)
Bilheteria Digital (Rio Poty e Shop Ilha)

Informações:

98155-9040 / 99113-1101

Realização:

Mais um evento assinado pela (J Produções) João Marcelo e Gajo Produções (Paulo Siqueira)

Assessoria:

Rita Matos Assessoria de Imprensa e Comunicação

#06anos #tradicao #blocodadevassa2017

Bailarinas do Faustão se divertem na Casa das Dunas

Gabrielle Cardoso e Tainá Grando, bailarinas do Faustão, vieram conhecer a Casa das Dunas

Há tempo que a orla marítima de São Luís atende pelo nome de Casa das Dunas. Pelo menos para a turma jovem e bonita de São Luís (isto fora os diversos turistas hospedados ali perto do espaço). Todos os fins de semana, muita gente com esse naipe marca presença para se divertir até altas horas.

Quem desembarca na capital maranhense para aproveitar as noitadas tem parada obrigatória naquele empreendimento selado com a marca da diversão com segurança. No último sábado, durante o show do grupo carioca Bom Gosto, duas pés de valsa globais pontificaram: as bailarinas Gabrielle Cardoso e Tainá Grando, que dançam no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.

Tema reúne prefeitos do Conguarás e discute ações no setor da saúde

Presidente da Famem reuniu-se com prefeitos e com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, reuniu-se com gestores que integram o Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense (Conguarás) e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula.

Na oportunidade, foi estabelecido um canal permanente de diálogo, através do qual, serão realizadas, a partir de agora, reuniões para tratar de assuntos de interesse dos municípios no setor da saúde, tais como convênios e funcionamento de unidades de atendimento, por exemplo.

O primeiro encontro de trabalho acontecerá na próxima semana na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

Serão apresentadas ao secretário uma série de reivindicações dos dez municípios – Bequimão, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-açu – que compõem o Conguarás.

Prefeito de Apicum-Açu e presidente do Consórcio, Cláudio Cunha avaliou o encontro como proveitoso.

De acordo com ele, hoje a FAMEM e o Conguarás estão de mãos dadas, unidos e trabalhando em favor do desenvolvimento das cidades maranhenses.

Aproximar os municípios do governo do estado e buscar soluções para atender suas demandas foi um dos compromissos assumidos por Cleomar Tema, ainda durante sua pré-campanha à presidência da FAMEM, e que já está sendo concretizado.

“Estamos trabalhando para unir os prefeitos e prefeitas de todas as regiões. Continuaremos assim, em ritmo acelerado, para fortalecermos novamente o municipalismo no Maranhão”, disse Cleomar Tema.

Também participaram do encontro com Carlos Lula a prefeita Benedita Margarete Matos (Guimarães); o prefeito Adelbastos Rodrigues (São Francisco do Maranhão) que, por intermédio do presidente da Federação, também discutiu assuntos relacionados ao setor da saúde com o secretário; e o diretor-executivo da FAMEM, Gildásio Angelo da Silva.

Governo recua na Justiça e manterá só até dezembro unidade da Funac na Aurora

Comunidade da Autora resistiu à instalação da Funac até o último instante (Foto: De Jesus/O Estado)

Um acordo judicial firmado hoje entre o Governo do Estado e a comunidade da Autora estabeleceu prazo até dezembro deste ano para o funcionamento de uma unidade de ressocialização da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). O acerto com os populares marcou o recuo da gestão comunista no episódio que ficou conhecido como “aluguel camarada” de um prédio pertencente a um engenheiro que além de ser servidor comissionado da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), é filiado ao PCdoB, mesmo partido do governador Flávio Dino.

As informações sobre a propriedade do imóvel foram divulgadas em primeira mão por este blog no último dia 4 (recorde) e desde então o caso ganhou ampla repercussão, com ares de escândalos e marcado por versões oficiais desmentidas dia após dia.

Além de remover a unidade da Funac da Autora, o governo atendeu uma série de reivindicações que vinham sendo feitas pela comunidade, como a instalação de um posto policial para operar 24 horas no bairro e de uma companhia de policiamento no Anil. Outra benfeitoria anunciada foi a reforma da quadra esportiva, que será coberta e receberá equipamentos de ginástica.

O recuo comunista confirma o que havia dado a entender o governador Flávio Dino no auge da polêmica, quando postou nas redes sociais que “se houvesse qualquer dúvida jurídica, a lei  seria aplicada”.

O acordo judicial foi uma prova de que a mobilização popular pode fazer frente a atos de um governo até então habituado a se impor pela tirania. E deve ter sido assinado a contragosto pelos palacianos.

Em São Luís, maus tratos atingem não só bichos e plantas, mas, principalmente, pessoas

Felinos abrigados na Avenida dos Africanos são vítimas de atos de crueldade, sem resposta dos governantes 

Nas últimas semanas, assistimos, em São Luís, à mobilização de protetores de animais após a chacina de mais de 100 felinos em uma área à margem da Avenida dos Africanos conhecida como Praça dos Gatos. Também vê-se o alerta do pós-doutor em Agronomia e professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Hamilton Almeida, sobre o abandono de árvores antigas da cidade, uma delas o oitizeiro centenário que desabou há dois dias, na Praça Deodoro, quase provocando uma tragédia.

São reações válidas e necessárias, que partem de cidadãos preocupados com os maus tratos a animais e plantas na capital maranhense, mas que, dificilmente, sensibilizarão os governantes locais, incapazes de oferecer tratamento digno e humanizado às pessoas, imagine a bichos e vegetais. Até o momento, a resposta do poder público para a matança dos gatos e para a infestação de árvores seculares por cupins é o silêncio, que além de ser incômodo, revela a falta de compromisso de políticos sem compromisso com a integridade dos seres que habitam o espaço que governam.

Apodrecido pela ação de cupins, oitizeiro centenário desabou na Praça Deodoro e por pouco não causou uma tragédia (Foto: Flora Dolores/O Estado)

Se o cidadão, apesar de pagar elevada carga de impostos e ser amparado pela garantia constitucional à assistência do Estado, sofre em filas de consultas médicas, exames, internações e cirurgias, humilhado em corredores e até no chão de hospitais, o quadro é ainda mais sombrio para bichos e árvores. Esses mesmos é que são vítimas do descaso da prefeitura e do governo estadual, cujos gestores estão habituados a praticar atos totalmente opostos aos discursos que propagam em sua ampla rede midiática.

É triste, mas é a mais pura realidade, constatada nas ruas da capital, praças e em demais logradouros públicos, onde mendigos e outros desvalidos perambulam sem qualquer assistência de quem foi eleito (ou  reeleito) para lhes oferecer o melhor cuidado possível. A negação desse direito é crime de proporção gravíssima e devastadora e impõe aos atingidos os mais cruéis dissabores, que  te tem a indigência e morte como consequências extremas.

Deitadas sobre cadeiras improvisadas como leito, filhos e mães recebem tratamento desumano no Hospital da Criança

O abandono, a incompetência e a improbidade dos governantes causam graves danos às pessoas e as mergulha no mais profundo e generalizado caos. Tantas falhas e delitos deixam claro o desprezo que os poderosos têm pela vida alheia, seja ela racional ou não.

Show internacional na Casa das Dunas

Turnê “Celebration Peter Tosh” desembarca no endereço mais badalado da Avenida Litorânea neste domingo, às 17h, brindando os maranhenses com o melhor do reggae mundial

Andrew Tosh, filho de Peter Tosh, estará com banda na Casa das Dunas

No ano em que se completam três décadas da morte do jamaicano Peter Tosh, a Casa das Dunas (Avenida Litorânea) brinda o público maranhense com o show “Celebration Peter Tosh – Legalize Tour”, que acontece neste domingo, às 17h. A apresentação terá Andrew Tosh nos vocais, interpretando as canções que ficaram famosas na voz do pai e reunirá, pela primeira vez, depois de 20 anos, a banda “Word, Sound and Power”, formada em 1976 para tocar com Peter Tosh após ele sair do The Wailers. A Casa receberá ainda o Projeto Negreiro, com Kadu Ribeiro e Fabiana Rasta, e mais quatro vocalistas de bandas locais fazendo o melhor roots na abertura do evento.

A banda “Word, Sound and Power” subirá ao palco da Casa das Dunas com os ícones de sua formação original: Carlton “Santa” Davis, Donald “Big Daddy” Kinsey, Keith Sterling e o lendário baixista George “Fully” Fullwood, além do guitarrista convidado Albert “Tony” Chin. Além do Projeto Negreiro, a abertura terá George Gomes, Luciana Bittencourt, Hilton Quintanilha e Ronnie Green.

Batizado Winston Hubert McIntosh e nascido em Westmoreland, em 19 de outubro de 1944, Peter Tosh cresceu na favela de Trenchtown, em Kingston, capital da Jamaica. O jovem começou a cantar e a tocar guitarra bem cedo, inspirado pelas estações americanas que ele conseguia sintonizar em seu rádio.

Carreira – No começo dos anos 1960, conheceu Bob Marley e Bunny Livingston, com quem formou o grupo Wailing Wailers. Em 1966, os três se envolveram com a religião Rastafari, mudando o nome da banda para The Wailers, e lançando grandes álbuns como “Catch a Fire”, em 1972, e “Burnin”, em 1973. Em 1974, após um desentendimento com a gravadora, Tosh deixou o grupo, lançando, dois anos depois, seu primeiro disco solo, “Legalize It”, cuja faixa-título rapidamente se transformou em um hino do movimento pró-maconha e no maior single vendido na ilha caribenha. Um ano depois, foi a vez do álbum “Equal Rights” manter seu ponto de vista militante.

No final dos anos 1970, lançou também os discos “Bush Doctor” e “Mystic Man” e, em 1981, “Wanted”. Em 1983, ele entrou num autoimposto exílio, procurando auxílio espiritual de curandeiros africanos enquanto tentava se livrar de um contrato de distribuição de seus discos na África do Sul. Em 1987, a carreira de Tosh parecia estar voltando a fazer sucesso; naquele ano, recebeu um Grammy por Melhor Performance de Reggae, pelo álbum “No Nuclear War”.

No entanto, no dia 11 de setembro, logo após ele retornar à Jamaica, uma gangue de três homens invadiu sua casa exigindo dinheiro, mas ele disse que não tinha. Com a chegada de amigos para parabenizá-lo pela conquista, os bandidos ficaram nervosos e atiraram, matando Tosh e os DJs Doc Brown e Jeff “Free I” Dixon.

Serviço

O quê
Celebration Peter Tosh

Quando
Neste domingo, às 17h

Onde
Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 30,00 (pista) e R$ 50,00 (Frontstage), à venda na ADJI (Tropical Shopping), Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shopping da Ilha) e Lacoste (Avenida dos Holandeses)

Cleomar Tema destaca importância social do programa Bolsa Escola

Tema participou da solenidade de assinatura dos termos de pactuação técnica entre prefeituras e a Sedes

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, destacou nesta terça-feira (24) a importância social do programa Bolsa Escola, iniciativa promovida pelo governo do estado que subsidia o custeio do material escolar fornecido aos jovens maranhenses de baixa renda e contribui com a movimentação financeira nas cidades através de créditos investidos em estabelecimentos comerciais.

Tema participou da solenidade de assinatura dos termos de pactuação técnica entre prefeituras e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, realizada no Palácio Henrique de La Roque. É importante destacar que as assessorias técnicas da FAMEM contribuíram com o governo no sentido de mobilizar prefeitos e prefeitas para o evento.

Também estiveram presentes na cerimônia o governador Flávio Dino; deputados estaduais e federais; secretários estaduais; além de dezenas de gestores públicos.

“Ao promover mudanças que facilitam o acesso aos serviços e injetar mais recursos na versão 2017 do programa, o governo mostra, mais uma vez, que cumpre o seu dever de melhorar os indicadores sociais de nosso Maranhão”, afirmou o presidente da entidade municipalista.

Cleomar Tema, desde a semana passada, cumpre extensa agenda de trabalho que, além de reuniões com prefeitos de várias regiões, inclui atividades que visam aproximar a Federação de outras instituições.

De acordo com ele, somente unindo forças será possível fortalecer novamente a entidade e, desta forma, obter mais benefícios para as cidades maranhenses.

Este ano, o programa Bolsa Escola deve alcançar mais de 1,2 milhões de crianças e jovens em todo estado.

O documento assinado pelos prefeitos contém os termos para acesso ao programa, as competências da coordenação estadual e as atribuições da gestão municipal. Estão incluídas, também, as etapas necessárias da transferência anual do valor referente ao benefício; credenciamento dos estabelecimentos comerciais; e atendimento das demandas dos beneficiários. Uma das novidades é a mudança na forma de entrega dos cartões, que passa a ser feita por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. Os beneficiários podem ainda ter acesso às informações do cartão, saldo, recebimentos, desbloqueio e a lista de estabelecimentos cadastrados no site do programa: www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br e no contato 0800 098 1656.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima