De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor de terra sentido hoje em vários municípios do Maranhão, inclusive, em diversos bairros de São Luís, chegou a cinco graus na Escala Richter e teve epicentro no município de Belágua, na Mesorregião Leste do estado.
Na capital, multiplicam-se, a todo instante, em redes sociais, relatos de pessoas que dizem ter percebido o abalo sísmico. Moradores do Renascença, Calhau, São Francisco, Península da Ponta d’Areia, Jaracati e arredores contam ter sentido o tremor. Apavorados, muitos saíram dos seus imóveis. Em alguns órgãos públicos localizados na região, servidores foram para a rua, em pânico.
O abalo sísmico também foi percebido na área Itaqui-Bacanga. Na Vale, o alerta de perigo foi acionado e todas as instalações da empresa foram evacuadas. Em São José de Ribamar, também há informes de que pessoas sentiram o tremor de terra.
Órgãos locais que, em tese, poderia fornecer informações técnicas sobre o fenômeno, como as universidades federal e estadual, não se pronunciaram até o momento.