Para garantir aos clientes da cidade de Carolina um melhor fornecimento da energia elétrica, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), investiu aproximadamente R$ 500 mil reais em obras que garantem mais qualidade e continuidade no fornecimento da energia elétrica no município.
A cidade, conhecida pelo fortalecimento do turismo local por meio das cachoeiras, é também responsável por atrair turistas de vários locais do país. A partir de agora, com as melhorias nos serviços da energia elétrica, mais empreendimentos podem contar com uma eletricidade de ponta, o que também permite a geração mais emprego, renda e desenvolvimento para região.
Estas ações fazem parte do maior ano de investimento da Cemar, desde que foi adquirida pelo grupo Equatorial Energia. Só para ter uma ideia, a Companhia está usando tecnologia com o que há de mais moderno no mercado, como a utilização da Rede Spacer, rede de melhor performance que tem uma capa protetora.
Este tipo de rede dá mais confiabilidade no sistema elétrico, uma vez que as possibilidades do fornecimento de energia ser interrompido são bem menores, além dos clientes perceberem a melhoria em relação ao nível de tensão. A rede também traz mais segurança para a população uma vez que seus cabos são protegidos (não isolados); Reduz os custos e a diminui as intervenções de manutenção preventiva, corretivas e podas de árvores.
Além de todos esses ganhos, esse tipo de cabo contribui para a preservação do meio ambiente, como redução dos impactos ambientais e minimiza a poluição visual, por possuir uma estrutura diferenciada.
Segundo o técnico de distribuição da Cemar, Guilherme Miranda, a nova estrutura também permite que a comunidade tenha mais segurança pela proteção dos cabos, bem diferente do que é usado na rede convencional. “Além do mais, embora esta estrutura seja mais cara, vai permitir aos clientes terem mais qualidade no fornecimento e um melhor nível na qualidade da energia elétrica”, comenta.
Trabalhando sem parar – A obra de grande complexidade iniciou ainda em janeiro, no início do ano, e só foi energizada sete meses depois. Durante o trabalho foram implantados 95 postes, com mais de 3.500 metros de cabos. Para o resultado esperado quatro equipes, ou seja, 28 pessoas trabalharam intensamente para o benefício direto para 14 mil pessoas que já podem perceber as melhorias com a energia elétrica.