Um conteúdo no mínimo inadequado foi publicado no site oficial da Secretaria de Segurança Pública (SSP) no último fim de semana. Com a intenção de homenagear o secretário Jefferson Portela por ocasião do seu aniversário, a Assessoria de Comunicação da pasta fez postou matéria de teor visivelmente personalista, fazendo festa em um momento de profunda tensão, devido ao desaparecimento de dois policiais militares, há exatos 10 dias.
A matéria, introduzida pelo título “Amigos e familiares parabenizam o secretário Jefferson Portela pelo seu aniversário”, exalta as qualidades pessoais e profissionais atribuídas a Portela, recorrendo a adjetivos e adjetivações, como “amigo”, “companheiro” e “exemplar pai de família”. Nada mais justo fazer tal reconhecimento, desde que seja em ambiente privado, não na página institucional da secretaria, criada para informar e prestar serviços aos cidadãos.
Mais oportuno seria dar visibilidade no site ao uma campanha pela localização do cabo Júlio César da Luz Pereira e do soldado Carlos Alberto Constantino Sousa, lotados em Buriticupu, município distante 420 quilômetros de São Luís. Os dois militares foram vistos pela última vez no dia 17 deste mês. Desde então, familiares, amigos e a própria Polícia Militar vivem a aflição de não saber se os dois ainda estão vivos.
Diante do sumiço dos dois policiais e de outros episódios que vêm gerando instabilidade no sistema de segurança pública, o momento não é para festejar.