Uma noite memorável de grandes encontros, muita descontração e boas reflexões sobre os rumos que a Associação Comercial do Maranhão deverá tomar em 2017. Assim foi o Happy Drinks realizado, na noite desta quinta-feira (24/11), na residência dos empresários Pires de Castro e Guga Fernandes (candidata à vice-presidência para assuntos tributários e encargos sociais) em homenagem a todos os demais integrantes da Chapa Atitude em Movimento.
Durante o evento, os empresários que integram a chapa e apoiadores discutiram sobre os desafios que deverão ser enfrentados pela classe empresarial, as principais propostas do grupo para uma boa gestão da ACM no biênio 2017- 2018, caso este venha a ser eleito e, ainda sobre as estratégias para implementá-las. Estiveram presentes, entre outros convidados, Ana Izabel Fernandes e Silva, Kátia Maria Cavalcanti Ribeiro, Luciana Parga Torres, Patrícia Maranhão, Dany Andrade, Patrícia Santiago, Carlos Moacir Lopes Fernandes, Antonio Fernandes Cavalcante Júnior, Odilon Joaquim Duarte Júnior, Márcio Ribeiro Machado, Rafael Sombra, Cipriano Amorim Castro, Luís Maurício Santos Lopes e Cláudio Azevedo.
Eles também conversaram sobre o planejamento estratégico que prevê mais de 30 ações que o grupo gostaria que fossem realizadas. Sobre esse tema, André Mendonça (Grupo Lavamatic), candidato à vice-presidência da entidade, destacou que as mulheres empresárias serão contempladas em várias ações direcionadas ao fortalecimento de suas redes de relacionamento, às capacitações e ao fomento de novos negócios. “Vamos conversar com as empresárias para saber sobre as melhores formas de atender às suas demandas”, disse André Mendonça.
Vicente Araújo, candidato à presidência da ACM, agradeceu ao casal Pires de Castro e Guga Fernandes pela bela e calorosa recepção ao grupo e pela oportunidade de integrantes e apoiadores fortalecerem seus laços de amizade e discutirem as principais propostas para uma gestão diferenciada e eclética a frente dessa entidade tão importante. Na ocasião, Araújo explicou de forma bem informal aos novos apoiadores, cada uma das propostas da Chapa.
Sobre Posicionamento público/ Representatividade, Araújo, disse que serão concretizadas na defesa dos interesses da classe empresarial por meio de uma maior interlocução entre a ACM e as entidades públicas e privadas em pautas importantes relativas ao empresariado e a sociedade ludovicense. Essas propostas também abarcam ações de fortalecimento da classe, principalmente, dos micro e pequenos empresários que poderão contar com orientações técnicas, jurídicas e contábeis em momentos importantes do calendário fiscal anual. E ainda se dará por meio do acompanhamento das principais propostas de leis, decretos e outras normas do município de São Luís e dos estados que afetem o setor produtivo, além da manifestação pública por meio de moções de apoio e de repúdio em defesa dos interesses da classe empresarial.
Araújo também destacou a importância de uma gestão transparente e participativa. “Os empresários, de todos os portes e segmentos, devem retornar à entidade que é de todos. E todos devem contribuir para o sucesso das gestões da casa por meio de sugestões e ideias que possam modernizá-la. Também devem acompanhar todas as ações dos seus representantes na entidade”, disse.
O grupo de empresários que compõem a Chapa Atitude em Movimento também declarou que pretende fomentar o sentimento de cooperação e pertencimento entre os associados e a criação de um Clube de Benefícios para eles e seus funcionários. O que possibilitará que a ACM faça convênios para obtenção de descontos na aquisição de produtos e contratação de serviços, além da busca, incansável, de mecanismos e parcerias (públicas ou privadas) que possam viabilizar a reforma da atual sede da ACM (Palácio do Comércio) para dar segurança e conforto aos associados e visitantes.
O grupo também almeja promover um ambiente favorável para os negócios, com ações junto aos governos com o objetivo de promover a redução de impostos; A desburocratização; A formalização dos empreendedores e uma maior articulação com os governos Municipal e Estadual para o atendimento às demandas dos empresários. Aderir à Campanha do Impostômetro também está nos planos da Chapa Atitude em Movimento.
Já a anfitriã da noite, Guga Fernandes, declarou que encontros como esse motivam e fortalecem o grupo e, que é muito bom ver todos engajados e dispostos a colaborar para o sucesso da Chapa Atitude em Movimento na eleição da Associação Comercial do Maranhão no do dia 7 de dezembro.