Pesquisa do IBGE aponta Maranhão em 4° no ranking de mortes violentas e desmente falácia comunista

0comentário

http://www.dreamstime.com/stock-images-murder-concept-gun-blood-image6659324O Maranhão registrou o quarto maior aumento do número de assassinatos de homens no Brasil nos últimos 10 anos. É o que aponta a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2015, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que informa a taxa de óbitos de jovens entre 15 e 24 anos por causas violentas (acidentes de trânsito, afogamentos, suicídios, homicídios, quedas acidentais) no país, entre 2005 e 2015.

Em número de homicídios de jovens do sexo masculino, o Maranhão, que registrou aumento assustador de 145,1% no período de referência, só perde para os vizinhos Ceará (146,4%) e Piauí (171,4%) e para Sergipe (179,4%), que lidera a estatística. São dados preocupantes, que expõem a necessidade urgente de reforço e aprimoramento da política de segurança pública no estado.

A propósito, à exceção de Pernambuco, que registrou queda de 14,6% do número de mortes violentas de homens jovens, todos os outros oito estados do Nordeste apresentaram alta significativa de assassinatos nesse grupo populacional. O resultado da pesquisa mostra que a violência é endêmica na região, ao contrário do eixo Sul/Sudeste, onde a ocorrência de crimes letais, independente da faixa etária, sempre foi maior, até migrar as unidades nordestinas da federação.

Mulheres

O Maranhão também apresentou alta no número de assassinatos de mulheres nos 10 anos pesquisados. De 2005 a 2015, houve aumento de 21,7% desse tipo de crime no estado, que ocupa a 10ª posição no ranking nacional de homicídios de pessoas do sexo feminino.

O aumento dos assassinatos de jovens é mais um desafio a ser enfrentado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), que foi incapaz de conter a violência em seu primeiro ano de mandato, como bem comprovam os números indesmentíveis do IBGE.

Veja no gráfico abaixo os dados irrefutáveis:

ibge registro

Sem comentário para "Pesquisa do IBGE aponta Maranhão em 4° no ranking de mortes violentas e desmente falácia comunista"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS