Maior produtor nacional de babaçu, o Maranhão amargou queda nessa atividade em 2015, primeiro ano do governo Flávio Dino (PCdoB). Meio de sobrevivência para centenas de milhares de famílias no estado, a extração de babaçu entra em baixa no exato momento em que o Maranhão está sob o mando dos comunistas, que conquistaram o poder com a promessa de promover a justiça e a igualdade social no estado.
O Maranhão responde por 94,5% da produção de amêndoas de babaçu no Brasil, segundo aponta pesquisa sobre extrativismo vegetal e silvicultura divulgada no final de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ano passado, o estado produziu 78,0 mil toneladas, volume 7,1% inferior ao registrado em 2014.
Todos os 20 maiores municípios produtores de amêndoa de babaçu são do Maranhão e respondem por 58,4% do total. Os principais são Vargem Grande, Pedreiras e Poção de Pedras.
Se no passado, o estado virou tema de uma música irreverente por sua bem sucedida exploração da amêndoa, em tempos de comunismo, não há mais tanto motivo para dizer que “no Maranhão, babaçu abunda”. Ouça abaixo:
NA VERDADE , A ÚNICA COISA QUE CAIU FOI AS GORDAS VERBAS DE PUBLICIDADE PARA O SISTEMA MIRANTE , O QUAL TE PAGA ALTO SALÁRIO PARA ESCREVER BOBAGENS O DIA TODO.
Resposta: é preciso abrir os olhos do povo para esses enganadores que hoje mandam no Maranhão.
Votei em Flávio Dino e tenho um grande arrependimento. Tudo caiu mesmo, principalmente a motivação do servidor público completamente desvalorizado por este governo elitista.