O Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão (Sindufma) fará consulta aos docentes da UFMA, a fim de deliberar sobre um indicativo de greve em protesto contra a PEC-241, que prevê o congelamento dos gastos do Governo Federal por 20 anos. Reunidos em assembleia geral, no último dia 9, os docentes encaminharam diversas ações em repúdio à proposta de emenda constitucional.
Na assembleia geral, os professores definiram uma agenda de mobilizações contra o que chamam de “retrocessos do governo Temer”. Também aprovaram a realização da consulta aos professores e professoras sobre um possível indicativo de greve contra a PEC 241.
A consulta será eletrônica, com início agendado para esta segunda-feira (14).
Sobre a PEC 241
O governo Temer defende a aprovação da PEC com o intuito de “controlar” os gastos públicos, tendo em vista que a arrecadação de impostos caiu consideravelmente, desacelerando a crescimento econômico brasileiro. Porém, há a necessidade de discutir o controle de gastos com os trabalhadores e estudantes brasileiros, principalmente diante da imensa
sonegação de impostos por parte de diversos setores empresariais do país.
Entre os impactos às instituições públicas, a PEC 241 prevê, inclusive, algumas punições a órgãos do Governo Federal que extrapolarem o limite de gastos, como proibição de aumentar os salários dos servidores no ano seguinte, de realizar concursos e criar novos cargos ou reestruturar planos de carreira.