Professores aprovaram agenda de mobilização e consulta à categoria sobre indicativo de greve
O Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão (Sindufma) fará consulta aos docentes da UFMA, a fim de deliberar sobre um indicativo de greve em protesto contra a PEC-241, que prevê o congelamento dos gastos do Governo Federal por 20 anos. Reunidos em assembleia geral, no último dia 9, os docentes encaminharam diversas ações em repúdio à proposta de emenda constitucional.
Na assembleia geral, os professores definiram uma agenda de mobilizações contra o que chamam de “retrocessos do governo Temer”. Também aprovaram a realização da consulta aos professores e professoras sobre um possível indicativo de greve contra a PEC 241.
A consulta será eletrônica, com início agendado para esta segunda-feira (14).
Sobre a PEC 241
O governo Temer defende a aprovação da PEC com o intuito de “controlar” os gastos públicos, tendo em vista que a arrecadação de impostos caiu consideravelmente, desacelerando a crescimento econômico brasileiro. Porém, há a necessidade de discutir o controle de gastos com os trabalhadores e estudantes brasileiros, principalmente diante da imensa
sonegação de impostos por parte de diversos setores empresariais do país.
Entre os impactos às instituições públicas, a PEC 241 prevê, inclusive, algumas punições a órgãos do Governo Federal que extrapolarem o limite de gastos, como proibição de aumentar os salários dos servidores no ano seguinte, de realizar concursos e criar novos cargos ou reestruturar planos de carreira.
Deputado Adriano Sarney propôs um pacto pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação do Rio Balsas
O deputado Adriano Sarney participou, na manhã de hoje (11), de uma reunião com vereadores de Balsas e representantes da ONG Iderber (Instituto de Defesa do Rio Balsas). A reunião serviu para tratar da conscientização e preservação do Rio Balsas.
Durante a reunião, um dos membros do Iderber, Miranda Neto, explicitou a situação alarmante na qual que se encontra o Rio Balsas, constatada em setembro de 2016, na segunda expedição realizada pelos membros da ONG.
“O volume de água diminui a cada dia e a área das nascentes encontra-se totalmente comprometida pelo desmatamento desenfreado, queimadas, assoreamento e total destruição das matas ciliares causada por produtores que se fixaram na Área de Preservação Permanente – APP”, afrimou Miranda.
De acordo com ele, há alguns anos a população chama a atenção para a degradação do rio, mas nada é feito por parte das autoridades competentes. E diante desse cenário “nós solicitamos a intervenção da Assembleia Legislativa, a fim de que possamos trazer o Rio de volta a vida”, desabafou.
Alguns vereadores também externaram preocupação com o tema. O presidente da Câmara municipal de Balsas, vereador Sebastião Saraiva, denunciou que as áreas das nascentes preservadas por Lei foram invadidas por produtores agrícolas.
O vereador Gilson Pereira defendeu que as áreas de preservação ambiental, ao longo do Rio, sejam transformadas em parques ambientais.
A Consultora Legislativa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Luzenice Macedo, esclareceu algumas questões levantadas na reunião. Sobre as áreas de preservação estarem nas mãos de produtores, ela afirmou que a licença para uso e ocupação do solo no município é dada pela prefeitura. “O gestor tem que reconhecer o seu papel de proteção do solo de seu município e tudo que nele está”, explicou.
“Se a base econômica do municipio de Balsas é o agronegócio deve-se preservar a água, porque a atividade não se sustenta sem esse recurso hídrico”, afirmou Luzenice.
Luzenice Macedo afirmou que a criação de um Sistema Municipal de Unidade de Conservação também seria uma alternativa, a médio prazo, para tentar minimizar e/ou reverter a atual situação do Rio Balsas.
Após denúncias e relatos sobre a situação das nascentes do Rio Balsas, o deputado Adriano Sarney propôs um pacto pelo desenvolvimento sustentável.
Para tanto, como primeira medida, o parlamentar irá solicitar, através da Comissao de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, as licenças ambientais de quatro propriedades que estão localizadas nas nascentes do Rio Balsas.
“Vamos verificar se essas fazendas no entorno da APA têm os licenciamentos ambientais e se existe uma área de amortecimento. Se o desmatamento estiver sendo feito dentro da APA é muita irresponsabilidade”, ressaltou.
Adriano Sarney também pediu aos vereadores que solicitassem da prefeitura municipal a autorização de uso e ocupação do solo das propriedade em questão. Além de sugerir a criação de um Conselho do Meio Ambiente.
“Faremos as cobranças necessárias e tomaremos atitudes corretas. Vamos tomar a responsabilidade para os legislativos Estadual e Municipal. E levar a problemática para o Congresso Nacional juntando esforços com nossos deputados federais e senadores porque os rios do Maranhão estão morrendo”, finalizou Adriano.
Em visita a fábricas chinesas, Wellington constatou o desenvolvimento financeiro por meio da inovação tecnológica e do avanço científico
Após participar da Conferência Internacional das Cidades, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) segue cumprindo a extensa agenda da Missão Internacional China/Taiwan/EUA.
Além de participar de palestras e discussões importantes, Wellington visitou algumas fábricas, indústrias e o parque tecnológico situados em Chongqing, na China, e conheceu de perto o modelo de desenvolvimento econômico que tem dado certo em uma das maiores potências mundiais.
Wellington continuará cumprindo missão internacional com visitas a Hong Kong, Taipei, capital de Taiwan, e Nova York (EUA)
“O que observamos é um modelo pautado no desenvolvimento econômico e industrial. Numa cidade com mais de 9 milhões de habitantes e uma região metropolitana com mais de 34 milhões de pessoas. São projetos que buscam a inovação tecnológica, o avanço científico e, com isso, tem como consequência um desenvolvimento financeiro. São ideias que nos fazem ter a certeza de que é possível progredir tendo a geração de emprego e renda e o avanço como metas”, ressaltou Wellington.
Agora, Wellington continua cumprindo a agenda internacional. Dessa vez, será em Hong Kong, para onde o parlamentar deve embarcar e, então, dar continuidade à programação da missão na cidade de Taipei, capital de Taiwan, e Nova York/EUA.
Astro de Ogum resgatou a credibilidade da Câmara Municipal junto à sociedade
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), irá receber, no próximo dia 23, o Prêmio Mérito Municipalista. Essa homenagem é direcionada as mais destacadas e atuantes personalidades em mecanismos governamental e diplomático, sindical, educacional, empresarial e político.
A indicação do presidente ao recebimento desse prêmio, que em 2016 representará o Estado no campo político, teve como escopo as medidas adotadas à frente do Legislativo Ludovicense, as quais foram preponderantes para que fosse o escolhido.
Convém destacar que em sua administração, Astro de Ogum tem como iniciativas o resgate e credibilidade da Câmara Municipal junto à sociedade, bem como honrar compromissos com servidores, notadamente no que se refere a sua valorização, regularização de vencimentos e quitação de débito com fornecedores.
Atendimento no setor de protocolo passou por mudança e modernização
Sem contar, ainda, que assegurou um ambiente de trabalho salutar, com reformas nas instalações físicas da sede do parlamento, o bom relacionamento com a imprensa, e até a criação do programa Câmara em Destaque, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, pela Rádio Difusora, mantendo uma interação da população com a Câmara, ações essas, entre outras, que credenciaram o presidente Astro de Ogum para recebimento dessa homenagem.
A outorga é uma iniciativa das empresas Quality TV, Quality Jornais, Quality Web Rádio e Quality Turismo, que “com seus trinta e cinco (35) anos de existência e realizações ininterruptas, as quais se unem, anualmente, para prestar homenagens para personalidades de quarenta e cinco (45) países”. Essas homenagens visam condecorar as escolhidas instituições e personalidades atuantes que apresentam destaque acentuado em suas atividades.
Os realizadores do evento, bem como os profissionais de imprensa das empresas Quality, ex-homenageados e também indicações por questionário de pesquisa, com representantes da imprensa local, “colaboram na escolha das pessoas e instituições para serem homenageadas”, de acordo com informações dos promotores da concessão das comendas.
Sala de reuniões e de recebimento de convidados é uma das marcas da gestão de Astro de Ogum
Com a previsão de acontecer no dia 23 de novembro em Brasília, a solenidade de premiação será realizada no Windsor Hotel, com a entrega de diplomas. Vale destacar que no dia 05 de julho o cerimonial do Prêmio Imprensa – Prêmio Mérito Municipalista, com a diretoria da Quality TV, Quality Jornais e Quality Web Rádio, se reuniu e definiram a programação das etapas das solenidades de premiação.
Outras premiações
Nos últimos anos Astro de Ogum tem sido alvo de homenagens no âmbito nacional, como as que ocorreram em 2015 e ainda este ano, quando foi escolhido como vereador mais atuante pelo Instituto Tiradentes. “Fico muito gratificado por essas homenagens, pois, de fato, atestam o reconhecimento do nosso trabalho, que vem sendo realizado dentro e fora do parlamento em prol da sociedade, o que nos deixa bastante lisonjeado”, afirma ele.
Deputado Zé Inácio com o ex-presidente Lula na reunião do PT, em São Paulo
O deputado Zé Inácio esteve presente, dias 10 e 11, na reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que ocorreu em São Paulo capital. Durante a reunião, os membros decidiram que os mandatos das próximas direções partidárias serão, excepcionalmente, de dois anos. Estas serão eleitas em Congressos Estaduais pelos delegados e delegadas eleitos pelos municípios.
No encontro, também foi definida a pauta do Congresso Nacional, que avaliará o cenário nacional e internacional, o balanço dos governos nacionais petistas, estratégias políticas e de campanha, e o funcionamento e organização do partido.
Dentre os 23 itens aprovados, estão: PED Municipal (12 de março de 2017), Congresso Estadual (24- 26 de março de 2017) e Congresso Nacional do PT (07 – 09 de abril de 2017). Outros Encontros também ocorrerão no ano que vem, como o Encontro de Setoriais Estaduais, de 06 a 09 de maio, e o Encontro Setoriais Nacional, entre os dias 09 e 11 de junho.
Zé Inácio destacou que a reunião do Diretório Nacional é um importante momento para o PT. “O Partido dos Trabalhadores vive um momento de grandes debates internos que visam fortalecer e encorajar a militância. A reunião do Diretório Nacional do PT certamente representa um momento fundamental para o partido e ressalta a unidade que temos para continuar lutando por um Brasil mais justo e enfrentar os novos desafios que estão postos pela conjuntura nacional e internacional”, afirmou o parlamentar.
Comentários