Este ano, o Grupo Feijoada Completa chega ao seu quarto aniversário, trazendo muita história e experiência em sua bagagem e, como não poderia ser diferente, para comemorar a data, o grupo convoca todos os amantes do samba para mais uma super roda de samba que acontece no próximo dia 18 de novembro no Boteco Samba, Cerveja e Futebol, no Recanto Vinhais.
Como em todos os aniversários, o grupo Feijoada Completa promete, mais uma vez emocionar e surpreender seus seguidores com seu jeitinho bem maranhense de “sambalizar” a vida com um repertorio e batuque sempre envolvente e contagiante.
Para a comemoração desses quatro anos, o Feijoada Completa irá contar com a participação de vários artistas maranhenses que têm o samba na veia. Entre eles,o Grupo Gravina, Palmares e Argumento, além da participação de Josias Filho, Dino Reis, Ivan Marques, Serrinha e Tassia Campos.
Ao longo desses quatro anos, o grupo Feijoada Completa realizou números shows e participações especiais em show de grandes artistas nacionais, como por exemplo, Mariene de Castro, Toninho Gerais, Mestre Monarco, Moisés Marques, Naninha da Vila, Serginho Meriti, Tais Macedo, Edua Kriger, Júlio Estrela, Marquinhos PQD, Marquinhos Sathan, além das cantoras maranhenses Flavia Bettencourt e Tassia Campos.
O caldeirão dessa feijoada é constituído pelos tradicionais ingredientes do samba, de inúmeros gêneros da musicalidade brasileira como “Baião”, “Xote”, “Maracatu”, “Carimbó” e outros, com destaque aos maranhenses tais como o “Bumba-Meu-Boi”, “Cacuriá”, “Tambor de Criôla”, “Tambor de Mina” e outros. Além destes, outros gêneros mundialmente conhecidos, não brasileiros de ofício como o “Reggae”, também engrossam o caldo da mesma. Em outras palavras, de fato a feijoada é completa.
O nome
A feijoada é o prato de maior identificação local, em outras palavras, se perguntarmos a um gringo palavras associadas ao Brasil, naturalmente, no quesito culinária, o mesmo dirá “feijoada”. É também um produto consumido por todos, independente de credo, raça ou classe social, além de configurar uma mistura de variados ingredientes nutritivos e saborosos.
Nesse contexto o nome “Feijoada” ganha uma simbologia interessante à arte em si, sobretudo com o gênero musical samba, haja visto que não há uma boa roda de samba sem água no feijão, e põe água nisso. A mistura de ingredientes, neste caso, é associada à mistura de ritmos, mas o feijão, elemento principal, será sempre o samba.
E por fim, homenageando um dos maiores ícones da arte brasileira tanto na música quanto no teatro, o cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda, o nome do grupo se completou ao ser inspirado na canção composta pelo mesmo de nome “feijoada completa”.