O candidato a prefeito de São Luís Wellington (PP) protocolou, no final da tarde desta quinta-feira (29), quatro requerimentos na Assembleia Legislativa:
1. Ao procurador Eleitoral para investigar a denuncia;
2. A Polícia federal para instaurar inquérito;
3. Convocando o Secretário Márcio Jerry para prestar esclarecimentos no dia 4 de outubro, na Assembleia legislativa;
4. Convocando o Secretário Jeferson Portela para prestar esclarecimentos no dia 4 de outubro, na Assembleia legislativa;
Sexta-feira dia 30 de setembro, a partir das 22h sabe o que vai rolar Kathedral? Bruno Shinoda, Levada do Teco e o Dj Flávio Durans animam a pista com os hits mais tocados nos bailes por todo o Brasil. É o melhor, caipiroska liberada para a mulherada até meia noite.
Mais um evento assinado pelos donos do pedaço: João Marcelo, Alexandre Dourado e Clayton Macedo (O Jackie Chan).
Ingressos Antecipados: Lacoste Holandeses e IPhone Center Em frente o Tropical
Encontrava-me hoje na praça D. Pedro II gravando um programa de televisão e, também, concedendo uma entrevista à TV Mirante, quando, um pouco adiante, um grupo de esposas e parentes de presidiários se aglomerava em frente ao Palácio dos Leões, solicitando um encontro com membros do governo.
Ao verem os equipamentos de televisão que faziam a minha gravação e, a partir daí, me reconhecerem, algumas delas se aproximaram para pedir alguns selfies, algo que, como candidato a prefeito, sempre me ocorre quando saio às ruas de São Luís.
Tratei todas elas com o respeito e a sobriedade com que sempre trato as pessoas. Nada além disso.
Para minha surpresa e indignação, tomei conhecimento de que o secretário de Comunicação e Articulação Política do Estado, o inquieto e fanfarrão Marcio Jerry, cometeu a irresponsabilidade de acusar-me de associação com o crime organizado, utilizando, para isso, as redes sociais e os blogs de sua facção, todos financiados com a verba publicitária do Governo do Estado.
Claro que essa iniciativa tem um escancarado objetivo eleitoreiro, quando faz o uso ardiloso das redes sociais, especialmente na véspera das eleições e já encerrada a propaganda eleitoral, com a visível intenção de impossibilitar-me o amplo e necessário esclarecimento à população. Uma covardia a mais.
Por tudo isso, venho comunicar aos meus conterrâneos que estou ingressando em juízo para processar o referido agressor, dentro do que faculta o artigos 243 da Lei 4.737/65 e artigos 17 e 18 da Resolução TSE 23457/2015, tudo com o objetivo de reprimir essa e tantas outras atitudes rasteiras com que o secretário Marcio Jerry busca interferir fraudulentamente no processo eleitoral.
O procurador regional eleitoral Thiago Ferreira de Oliveira encaminhou aos promotores eleitorais das zonas eleitorais de São Luís uma representação referente a prática de abuso de poder na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Trata-se do episódio que ficou conhecido como “caso ISEC”, que resultou no desvio de cerca de R$ 33 milhões dos cofres públicos municipais, por meio de um contrato firmado com uma instituição educacional.
O Instituto Superior de Educação Continuada (ISEC) foi contratado via processo administrativo de dispensa de licitação pela Secretaria Municipal de Governança Solidária de Orçamento Participativo (SEMGOP) para promover ações de “aculturamento das discussões sociais” e de “mapeamento das entidades sociais do município e sua regularidade”.
Desvio de finalidade
A iniciativa resultaria em ações de grande relevância para a população e para a própria administração pública, se não tivesse havido desvio de finalidade. Trabalhadores contratados para tocar o projeto denunciaram ao Ministério Público Estadual, após ficarem vários meses sem receber salários, que a informação repassada a eles foi de que a verba seria fracionada entre vereadores aliados ao prefeito e secretários municipais, que redistribuiriam o dinheiro para cabos eleitorais e lideranças.
Em seus depoimentos ao promotor de Justiça Lindonjonson Gonçalves de Sousa, responsáveis pelo caso, os colaboradores revelaram que cada aliado de Edivaldo Holanda Junior teria recebido em média de 30 cargos para distribuir para seus apoiadores. Segue cópia da representação:
Hylux misteriosa seguiu, monitorou e fotografou Wellington em pleno Centro de São Luís
Após ter sido seguido, monitorado e fotografado por uma caminhonete misteriosa, no início da manhã desta quinta-feira, em pleno Centro, o candidato a prefeito de São Luís Wellington (PP) demonstrou estar preocupado com sua integridade física. Em memorando encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, ele cobrou que o episódio seja investigado pela Secretaria de Segurança Pública e pela Polícia Federal.
Placa da Hylux não foi encontrada na base de dados do Denatran
Wellington foi seguido por uma Toyota Hylux, de placa OJB-2761, de São Luís, com vidros cobertos por película fumê, o que impediu a identificação dos ocupantes. Consulta feita pelo candidato na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a partir da placa da Hylux, deu como resultado “veículo não encontrado”, ou seja, a placa pode ter sido falsificada para impedir o rastreamento dos autores.
Vice-líder em todas as pesquisas de intenções de votos para a sucessão municipal, que apontam tendência de segundo turno, Wellington teme sofrer um atentado.
O receio foi reforçado pelo assassinato do candidato a prefeito do município Itumbiara (GO) José Gomes da Rocha (PTB), ocorrido ontem. Zé Gomes foi alvejado por vários tiros durante a primeira e única carreata da sua campanha.
Abaixo, cópia do memorando encaminhado por Wellington ao presidente da AL:
Os salários dos funcionários públicos de Paço do Lumiar do mês de setembro serão pagos nesta sexta-feira (30). A Secretaria Municipal de Administração e Finanças (Semaf) confirmou a informação de que, já nas primeiras horas da manhã, os pagamentos de todos os funcionários concursados e efetivos das secretarias e órgãos do município, já estarão disponíveis para saque.
Com a medida, a atual Administração Municipal cumpre, mais uma vez, com sua parte, gerindo os recursos públicos com responsabilidade, honestidade e transparência, priorizando a atenção ao servidor de Paço do Lumiar, com o repasse dos salários sempre antes do prazo estabelecido pela Lei do empregador no país, que é até o quinto dia útil do mês seguinte.
A garantia ao funcionalismo de virar o mês com o dinheiro de seu salário em mãos proporciona estabilidade na hora de planejar as finanças da família e também beneficia o comércio local nesta época, uma vez que grande parte dos recursos provenientes dos salários pagos pela Prefeitura a seus servidores é injetado no comércio e na economia de Paço do Lumiar.
Desde 2013, a Prefeitura tem conseguido manter o funcionamento normal da máquina pública em Paço do Lumiar, mesmo com a crise financeira e as dificuldades que o município atravessa, assegurando serviços essenciais para a população, ação possível devido ao alinhamento com as contas públicas para garantir a regularidade dos pagamentos dos fornecedores e das dívidas de precatórios deixados pelas gestões anteriores.
Durante a campanha, Pintinho mostrou carisma e conhecimento de causa, fatores determinantes para a conquista do eleitorado
Na reta final da campanha, o candidato a vereador Pintinho Itamaraty (PSDB) intensifica o corpo a corpo nas comunidades e bairros por toda São Luis. O tucano figura no cenário político como uma das grandes apostas para a renovação na Câmara Municipal, a partir de 2017.
Por dia, são mais de 15 encontros com seus eleitores, correligionários e militantes. Durante quase dois meses, o candidato visitou todas as regiões da capital maranhense, priorizando o contato com segmentos e grupos menos favorecidos, e também, com as comunidades da zona rural.
Em todas as suas reuniões, ele foi enfático ao falar da importância da renovação e do voto consciente no dia 2 de outubro: “São muitos os desafios que precisamos vencer para que nossa cidade entre de vez no ritmo do crescimento. O primeiro deles é escolher representantes com visão, comprometidos e que tenham projetos de inclusão e de oportunidades. Vamos buscar o diálogo com o prefeito eleito, lógico, cumprindo nosso papel de fiscalizar e colaborar com o Executivo, acompanhando a aplicação dos recursos e investimentos”, declara.
Aos 30 anos – completados hoje (29) -, é a primeira vez que Pintinho coloca seu nome à disposição da população para uma vaga ao Legislativo Municipal. Como primeiro passo, garantiu a aprovação de seu grupo político, e durante a caminhada mostrou carisma e conhecimento de causa, fatores determinantes na conquista do eleitorado, e que o levaram a obter tamanho e força para chegar ao patamar dos favoritos na disputa eleitoral.
Ele avalia como positiva sua caminhada política. “Fizemos uma campanha com muito esforço, dedicação e trabalho. O resultado positivo demonstra a mobilização de nossas lideranças, a participação popular e nos dá um gás para seguirmos firme. Em nossos diálogos nas comunidades, ouvimos as demandas do povo, mostramos propostas de gestão inovadora e obtivemos adesões em todos os cantos. Assumimos o compromisso pelo bem da nossa gente, da nossa cidade. Vamos honrar com o voto de cada pessoa que acredita em nosso projeto político e fazer a diferença na Câmara”, enfatiza.
Atualmente como empresário, administrador especializado em Comunicação e Marketing e em Gestão Empresarial, Pintinho levará em sua bagagem para a Câmara de São Luis, caso eleito, a experiência de sucesso do pai, o suplente de senador Pinto Itamaraty (PSDB), um dos mais atuantes vereadores de São Luis, por dois mandatos.
Propostas
Pintinho tem a política no sangue e apoio popular de peso para vencer eleição de vereador
Uma das bandeiras defendidas pelo candidato tucano, e que ganhou aprovação dos ludovicenses, é uma maior atenção quanto às frentes de ensino e capacitação. Pintinho garantiu que estará empenhado em buscar meios para ampliar a rede de formação, a oferta de cursos em todas as modalidades, inclusive os profissionalizantes, para atender a demanda do mercado produtivo local. “A profissionalização da nossa juventude é uma das maiores necessidades de São Luis. Por meio da educação, abriremos portas para que realmente o desenvolvimento aconteça”.
Na Câmara, Pintinho destaca que participará das discussões sobre saúde, mobilidade urbana, apoio e incentivo ao esporte, lazer, mais segurança e pela geração de emprego e renda.
Renovação da frota de ônibus ocorre em plena campanha eleitoral para favorecer Edivaldo nas urnas
Advogados da coligação São Luís de Verdade, que tem como candidata a prefeita a deputada federal Eliziane Gama (PPS), ajuizaram, hoje, ação em que acusam o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) de cometer crime eleitoral.
O pedido é baseado no flagrante de entrega de dezenas de ônibus novos horas depois de Edivaldo Holanda anunciar no programa eleitoral que os novos veículos chegariam em breve na capital.
Aníbal Lins teve boa acolhida no conjunto Bequimão, onde dezenas de moradores lhe declararam apoio
Em uma concorrida disputa para a Câmara de Vereadores de São Luís, o candidato Aníbal Lins (90121) encara os últimos dias de campanha com o mesmo ritmo frenético com que começou sua caminhada. Cotado entre os favoritos para uma vaga no parlamento municipal, Lins mantém as visitas às comunidades e prioriza o corpo a corpo na conquista do voto. Segundo o próprio candidato esse foi o diferencial do seu trabalho ao longo dos mais de 40 dias de campanha.
“Ainda estamos a todo vapor e vamos manter o pique até o próximo sábado. Tenho certeza que fizemos uma campanha limpa e com propostas que traduzem o que a nossa gente quer e precisa. A mensagem do 90.121 foi entendida e bem aceita em todas as comunidades que nos receberam. Fizemos uma campanha dentro das comunidades, ao lado do povo. Foram dias e noites conversando e sentindo na pele as dificuldades do pai e da mãe de família, dos idosos, dos jovens. Realidade que vamos mudar para melhor, gerando oportunidade e devolvendo a dignidade dos nossos cidadãos”, garantiu Aníbal Lins.
Campanha de rua de Aníbal Lins ganhou volume e contagiou o povo
Por onde passa, a campanha de Aníbal Lins tem chamado a atenção de moradores em razão da preocupação do candidato com os reais problemas de cada bairro. No último fim de semana Aníbal fez campanha no Anil, Cidade Operária, Vila Janaína e Bequimão. Sempre acompanhado de muitos jovens e apoiadores de seu trabalho nessas comunidades, o candidato fez caminhada, visitou casas e conversou com moradores sobre as suas propostas para melhorar a vida de quem vive na capital maranhense.
Nesta semana, Aníbal Lins já esteve no Bairro de Fátima, onde recebeu apoio do ex-jogador de futebol Gabriel Soeiro, que tem um forte trabalho esportivo voltado aos jovens. Além das visitas, o candidato ainda tem programadas diversas panfletagens em semáforos, escolas e universidades, oportunidade que conversará com estudantes sobre o trabalho que realizará na Câmara.
Nesta quinta-feira (29) Aníbal Lins terá o apoio de amigos e apoiadores da sua campanha em uma grande carreata que sairá do Bairro Liberdade e seguirá até o Anjo da Guarda, passando pelo Lira e Madre Deus. Com uma plataforma de trabalho robusta para São Luís, Aníbal Lins tem propostas para trânsito, saúde, educação, agricultura, mobilidade, geração de emprego e renda, turismo, segurança e moradia.
Avaliação
Aníbal Lins avaliou positivamente a campanha eleitoral na capital e está confiante na vitória nas urnas
Aníbal Lins avaliou positivamente a campanha eleitoral na capital. Segundo o candidato do Partido Republicanos da Ordem Social (PROS), as novas regras foram bem recepcionadas e as autoridades, mais uma vez, conduziram bem os trabalhos relativos à campanha eleitoral. “Esse quadro só comprova a evolução e o amadurecimento da nossa democracia. Esperamos que no próximo domingo tudo transcorra dentro da normalidade e que o cidadão de São Luís possa escolher bem os seus representantes para os quatro anos que vem pela frente”, finalizou.
César Cantanhede entre os aliados Flávio Dino e Márcio Jerry
Três moradores do município de Bequimão, distante 54 km da capital São Luís, registraram boletim de ocorrência contra o candidato a prefeito do PSDB, César Cantanhede, da coligação “Bequimão de todos nós”. Na Delegacia da Polícia Civil, localizada no município, o tucano foi acusado de agressão, ameaça e difamação. Os casos ocorreram na última sexta-feira (23), na região do povoado Quindíua, durante atos da campanha eleitoral.
Segundo relatou o lavrador Esmeraldo Cantanhede, de 73 anos, o candidato César Cantanhede e os comparsas José Ronaldo Cantanhede Almeida e Vagno Rivelino Mendes (este último com passagem na polícia por tráfico de drogas) invadiram sua residência e o agrediram. José Ronaldo foi o autor principal das agressões, deixando lesões corporais no idoso.
A confusão começou quando um caminhão da empresa que está perfurando um poço artesiano na comunidade Quindíua encostou em um carro de som utilizado na campanha de Cantanhede. O motorista do caminhão, que é morador da cidade de Pinheiro, foi ameaçado e tentou se esconder na casa de Esmeraldo. Quando questionou sobre o motivo da invasão, o lavrador foi empurrado e caiu. O motorista do caminhão, que ainda não registrou a ocorrência, foi espancado dentro da casa do lavrador e ficou com escoriações na cabeça e com dor na região abdominal.
Também registrou ocorrência a moradora do Quindíua, Ildenice Costa Reis, de 37 anos. Ela acusa o tucano de ameaçá-la com arma de fogo. Ildenice contou que estava dançando perto do carro em que estava César Cantanhede e sua mão bateu na porta do veículo. De acordo com a vítima, ele sacou a arma e disse “desgraçada, eu te dou um tiro”. O candidato, filho do ex-prefeito de Bequimão, Leonardo Cantanhede, é policial rodoviário federal.
Vingança
Outra agressão aconteceu contra o líder comunitário Mário Sousa Gusmão, de 47 anos, que rompeu aliança com o candidato nesta campanha eleitoral. Ele transportava passageiros em seu caminhão, pela comunidade Ramal do Quindíua, quando se deparou com uma passeata do candidato César Cantanhede. As pessoas que participavam do ato teriam impedido sua passagem e o próprio candidato do PSDB deu socos no veículo, amassando a lataria. De acordo com o Boletim de Ocorrência, Cesar havia dito que, se Mário passasse novamente pelo local, iria “pegar” a vítima.
O líder comunitário também acusa a servidora pública Joseane Nogueira (esposa do vereador Nestor Nogueira) de difamá-lo em redes sociais, ao acusá-lo de dirigir embriagado e de estar com ameaçar as pessoas da passeata com arma de fogo. Ela também escreveu que ele teria jogado o caminhão para atingir os eleitores de César Cantanhede.
“Eu não merecia isso do candidato da oposição. Esse é o pagamento que ele me deu por ter ajudado ele por muito tempo na política de Bequimão. Mas a resposta o povo é que vai dar dia 2 de outubro nas urnas”, desabafou Mário, durante um comício no Ramal do Quindíua.
Comentários