A Câmara Municipal de Aldeias Altas marcou para a próxima terça-feira, dia 27, o julgamento das contas do ex-prefeito e até agora candidato Zé Reis (PP) referentes ao exercício de 2008, já desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Por ampla maioria, os vereadores deverão torná-lo inelegível para o pleito de 2 de outubro.
Mesmo com a pendência na prestação de contas de 2008, Zé Reis, que foi prefeito de Aldeias Altas por dois mandatos, de 2005 a 2012, tenta voltar ao comando do município. Mas sua pretensão está com os dias contados, o que já é dado como certo por grande parcela da classe política e pela maioria da população da cidade.
José Reis Neto foi um dos 1.319 gestores públicos maranhenses com contas desaprovadas pelo TCE. A lista foi divulgada em 15 de agosto. Uma vez condenado pela Câmara Municipal, ele será enquadrado como ficha suja e perderá o direito de se candidatar a qualquer cargo eletivo.
Ao analisar as contas do último ano do primeiro mandato de Zé Reis, o TCE constatou que ele efetuou gastos não devidamente comprovados, que lhe renderam condenação e multa de R$ 44.416,00.
Em junho deste ano, o ex-prefeito foi favorecido pelo próprio TCE com um recurso suspensivo e tornou-se apto a concorrer ao pleito, o que causou insatisfação e revolta em grande parcela do povo e das lideranças que almejam melhor destino para Aldeias Altas.
Reação
A reação foi imediata. Contrários à polêmica decisão da corte de contas, 10 dos 11 vereadores do município deflagraram movimento para apreciar as contas do ex-prefeito quanto antes, a fim de confirmar sua inelegibilidade.
Pelo visto, a manobra articulada por Zé Reis para retomar a Prefeitura de Aldeias Altas não vingou. Ele será banido da política, castigo que deveria ser aplicado a todo mau gestor.