Homens desconhecidos invadiram, na véspera do último feriado, a capela da Paróquia de Santo Antônio, em Magalhães de Almeida, a 418 quilômetros de São Luís, e profanaram o templo religioso. Os vândalos furtaram o sacrário (lugar onde se guardam objetos sagrados, como hóstias consagradas e relíquias) e, ao fugir, espalharam no chão dezenas de hóstias que seriam distribuídas aos fiéis nas missas.
Vinculada à Diocese de Brejo, a Paróquia de Santo Antônio, em Magalhães de Almeida, promoverá uma celebração de desagravo e reparação ao ato de profanação nesta quinta-feira, dia 15/09, às 19h30, na Igreja Mãe do Salvador.,
A polícia já entrou no caso e procura pistas dos autores. A qualquer momento, os vândalos deverão ser presos. Segue nota assinada pelo bispo diocesano de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes:
A Diocese de Brejo lamenta com profunda tristeza e comoção o ato de vandalismo e profanação à Santíssima Eucaristia, ocorrido na capela da casa paroquial da Paróquia de Santo Antônio, em Magalhães de Almeida, no Maranhão, quando no dia 6 de Setembro, de forma desrespeitosa e agressiva a capela foi invadida, o sacrário, furtado e as hóstias consagradas lançadas no chão, próximo à casa paroquial.
Convidamos todas paróquias e fiéis da Diocese para que permaneçamos em oração de desagravo a Jesus na Eucaristia. E fiquemos em comunhão com a paróquia de Magalhães de Almeida, que fará a celebração de desagravo e reparação nesta quinta- feira, dia 15/09, às 19h30, na Igreja Mãe do Salvador.
Oh! dulcíssimo Jesus, cujo imenso amor aos homens não tem recebido pagamento, dos ingratos, mais que esquecido, negligenciado e menosprezado!
Vede-nos prostrados ante vosso altar, para reparar, com especiais homenagens de honra, a frieza indigna dos homens e as injúrias com que, em todas partes, ferem vosso amantíssimo Coração!
Dom José Valdeci Santos Mendes
Bispo diocesano de Brejo