A um ponto do empate técnico, Wellington 11 tornou-s uma ameaça real para o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, e para o Palácio dos Leões. Nos bastidores da campanha de “Holandinha”, já se estuda a possibilidade de mudança de estratégia, pois, pelo andar da carruagem, é provável que até o final do primeiro turno Edivaldo acabe caindo para o segundo lugar.
O resultado da pesquisa EXATA/TV GUARÁ, divulgada na noite desta sexta (09), mostrou que Wellington 11 está mais consolidado do que nunca no segundo turno. Essa foi a segunda pesquisa do dia que confirma a mesma previsão.
A pesquisa avaliou o desempenho dos candidatos à disputa pela prefeitura de São Luís, colocando à disposição os nomes dos nove candidatos a Prefeitura da capital e perguntou: se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria para Prefeito de São Luís? Em primeiro lugar está Edivaldo Holanda Júnior com 32% das intenções de voto, em segundo Wellington do Curso que marcou 25 pontos percentuais. Eliziane Gama vem logo a seguir com 15%, Eduardo Braide marcou 3%. Rose Sales e Fábio Câmara, cada um, foi citado por 2% dos entrevistados. Zé Luís Lago do PPL e Cláudia Durans marcaram 1% cada. Valdeny Barros foi citado por menos de 1% dos entrevistados. Nenhum, branco e nulo marcou 10%. Não sabem, 9%.
O levantamento quis saber se o eleitor já decidiu o seu voto no dia 2 de outubro e perguntou: no dia da eleição você com certeza votará nesse candidato, ou até lá você poderá ainda mudar o seu voto? 73% dos eleitores responderam que votarão com certeza, 26% disseram que ainda poderão mudar, 1% não sabe. Os números mostram que quase 30% do eleitorado ainda não está certo do seu voto e que, até o dia da eleição, ele pode escolher outro candidato. Isso deixa claro que as eleições não estão definidas. Agora vai depender do desempenho de cada candidato para conquistar o voto dos indecisos e dos que ainda podem mudar de decisão.
Em outro cenário foi perguntado aos eleitores quais são os setores que precisam de investimento com mais emergência na cidade. Foi questionado: o que você gostaria que o prefeito que for eleito deveria mais trabalhar e investir em São Luís? 47% dos entrevistados responderam que o setor da saúde é o que mais necessita da atenção do futuro prefeito, 26% disseram que é a educação de qualidade, 8% o asfaltamento das vias da cidade, 6% consideram que o transporte público precisa de mais investimentos, 3% acreditam na área da limpeza pública, outras áreas somam 9% e não sabem e não responderam 1%.
A pesquisa Exata e TV Guara foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o numero MA-01034/2016. Foram ouvidas entre os dias 5 e 07 de agosto, 800 pessoas na Zonal Rural e Urbana de São Luís. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. E o grau de confiabilidade é de 95%.
Do Blog de Marcelo Vieira