Wellington destaca novas regras eleitorais no 2° Workshop Político do PP

Wellington: "o eleitor mudou, o nível de informação aumentou e a comunicação é mais veloz"
Wellington: “o eleitor mudou, o nível de informação aumentou e a comunicação é mais veloz”

Campanhas com duração reduzida à metade e gastos restritos são algumas das novas regras a serem adaptadas ao planejamento dos candidatos às eleições municipais 2016, cujo primeiro turno está marcado para 2 de outubro. Com base nas mudanças, o Partido Progressista de São Luís realizou na noite de segunda-feira (25) o segundo Workshop Político. Dessa vez, o tema foi Legislação Eleitoral e Contabilidade/Prestação de Contas. O evento ocorreu no auditório do Curso Wellington do Renascença e teve como público alvo a candidatura majoritária do partido, os pré-candidatos a vereador de São Luís, assessores e filiados.

O evento teve a palavra inicial do deputado estadual, presidente municipal e pré-candidato a prefeitura de São Luís Wellington do Curso que falou sobre as mudanças nas Eleições.

“Já percebemos que o cenário político mudou, e por isso estamos nos preparando, não só com as novas normas eleitorais, mas de modo geral. O eleitor mudou, o nível de informação aumentou, a velocidade da comunicação é nova. Quem não estiver preparado para as mudanças e conectado com o eleitor de 2016 não terá condições de competitividade na campanha. Precisamos fazer mais e melhor. E por isso que o Partido Progressista tem realizado prévias partidárias, treinamentos e capacitação dos pré-candidatos, assessores e filiados”, destacou Wellington do Curso.

Nas palestras sobre o tema central, os especialistas e advogados Américo Lobato e Thiberio Cordeiro falaram da importância de cada pré-candidato estar atualizados com a mudança da Legislação Eleitoral e sobre prestações de contas.

Ferramenta

“Com essa iniciativa do partido, esperamos que os candidatos e todos os interessados na legislação tenham, com facilidade, às mãos, uma indispensável ferramenta de apoio àqueles que atuam na seara eleitoral”, disse Américo Lobato.

“Aqui estamos detalhando as informações, por exemplo, as formas de doações para as campanhas, e os limites de gastos estipulados aos candidatos, à prestação das contas de campanha nas eleições deste ano contarão com uma série de mudanças. A partir de agora, as prestações de contas deverão ser feitas pelo próprio candidato e pelo partido, e não mais pelo comitê financeiro”, explicou Thiberio Cordeiro.

O pré-candidato a vereador Lamparina acredita que o Workshop é de grande relevância do Partido para as Eleições 2016.

“Eu tenho orgulho de fazer parte deste partido. Ele cuida da gente, nos qualifica, nos prepara para as eleições. Temas mais que importantes para quem vai pleitear as eleições 2016 com vitória. Agora sim nos sentimos mais preparados por dentro das mudanças”, disse Lamparina.

Ao encerrar a noite do 2º dia de Workshop, o presidente municipal do partido Wellington do Curso confirmou que a Convenção do Partido acontecerá no dia 5 de agosto, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Prefeito Josemar reafirma candidatura à reeleição

Prefeito Josemar está montando palanque forte para disputar reeleição
Prefeito Josemar está montando palanque forte para disputar reeleição

O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PSDB), reafirmou que é candidatíssimo à reeleição em outubro. Em franca articulação da aliança que dará sustentação ao seu projeto de renovar o mandato, Josemar desmontou factoide propagado por adversários, que querem vê-lo longe da disputa por temer a derrota e a frustração.

O prefeito já reúne um grupo significativo de partidos em seu palanque. Inclusive, já agendou data e horário da convenção na qual oficializará sua candidatura. O evento ocorrerá no próximo dia 3, às 17h, no ginásio do Colégio Cefran, no Maiobão.

“Estamos fortalecendo nossa base e vamos com tudo para a campanha”, anuncia Josemar, contrariando as expectativas dos opositores, principalmente da facção neocomunista que tem à frente o ex-deputado Domingos Dutra e de partidários do ex-prefeito Gilberto Aroso (PRB), que tentam impor seus projetos de poder na marra ao eleitorado luminense.

Firme e forte no propósito de continuar trabalhando por Paço do Lumiar, Josemar vai montando a estrutura que dará sustentação à sua campanha. Com inúmeras ações a mostrar, se mantém confiante de que a maioria do povo reconhecerá o esforço administrativo que fez nos últimos quatro anos.

Em Paço do Lumiar, mais 98 são convocados para assinar contrato habitacional

Conjuntos Morada do Bosque I e II foram construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida
Conjuntos Morada do Bosque I e II foram construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura de Paço do Lumiar divulgou nesta segunda-feira (25), a relação de 98 beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida que estão sendo convocados para assinarem os contratos referentes às unidades habitacionais do Residencial Morada do Bosque, etapas I e II.

Conforme edital nº 06/2016, os contemplados têm até o dia 9 de agosto para comparecerem à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), situada na Avenida Contorno Sul, quadra 05, n° 01, Parque Jaguarema, das 8h às 14h, munidos com os documentos de Identidade e CPF. Caso o beneficiário seja casado ou em situação de união estável deve levar seu cônjuge ou companheiro.

O titular da Semdes, Thiago de Azevedo Silva explicou que a Administração está oferecendo toda estrutura para atender às famílias beneficiadas pelo Programa. “Estamos mobilizando nossas equipes para melhor atender os beneficiados, que têm até o dia 9 de agosto para assinarem seus contratos”.

O não comparecimento implicará na perda automática do direito à unidade habitacional. “Após o prazo, os faltosos perderão automaticamente o direito à moradia, que será posteriormente substituída por outro contemplado”, informou Thiago.

Confira a relação nominal dos contemplados aprovados nas categorias idoso, portadores de deficiência, área de risco, mulher chefe de família, geral com 75% e geral com 25%, nos termos dos critérios dispostos no Decreto n° 1.771 de 2014. Clique aqui para ver a lista.

Aldeias Altas: TCE libera ex-prefeito que teve contas reprovadas com trânsito em julgado para concorrer

Mesmo Ficha suja, ex-prefeito Zé Reis foi liberado pelo TCE a disputar o cargo de novo
Mesmo Ficha suja, ex-prefeito Zé Reis foi liberado pelo TCE a disputar o cargo de novo

Uma polêmica decisão proferida por um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem causado suspeição no pequeno município de Aldeias Altas, vizinho a Caxias, na região dos Cocais. Mesmo com as contas do exercício de 2008 reprovadas, com trânsito em julgado, o ex-prefeito José Reis Nato (PP) foi absolvido pela corte e foi liberado para disputar a eleição de outubro. O débito nas contas do ex-gestor e pretenso candidato a voltar ao cargo é de R$ 25 mil, o que lhe rendeu uma multa de R$ 17 mil.

Condenado pelo pleno do TCE, Zé Reis deveria estar inelegível, segundo reza a Lei da Ficha Limpa. Mas, em visível desacordo com a legislação, o conselheiro José Caldas Furtado, relator do processo, até então conhecido como linha dura, pelo rigor que sempre marcou suas decisões, julgou que o ex-prefeito está apto a concorrer, e foi seguido pelos seus pares.

A decisão, de caráter unânime (7 x 0), abriu precedente para que políticos ficha suja até então impedidos de disputar mandato eletivo por terem tido contas desaprovadas possam se candidatar novamente.

Recurso

Caldas Furtado deu provimento a um recurso de reconsideração interposto por Zé Reis em 2013. O conselheiro proferiu a surpreendente decisão há cerca de um mês. Segundo apurou o blog, após ter obtido êxito no TCE, o ex-prefeito passou a exaltar sua influência junto à corte de contas.

Vereadores de Aldeias Altas foi ao TCE pedir que prestação de contas seja submetida à apreciação da Câmara
Vereadores de Aldeias Altas foram ao TCE pedir que contas sejam submetidas à apreciação da Câmara

A decisão causou forte reação contrária no povo e na classe política de Aldeias Altas. Um grupo formado por 10 dos 11 vereadores do município foi ao TCE protestar contra o que chamam de benevolência para com o ex-gestor e solicitou ao presidente da corte, Jorge Pavão, que as contas sejam remetidas à Câmara Municipal para que sejam apreciadas.

Os vereadores prometeram, ainda, denunciar o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) caso a situação persista.

Confira aqui, aqui e aqui cópia do pedido para que as contas reprovadas sejam submetidas á apreciação da Câmara Municipal.

Desprestigiado, PT pula do barco de Holandinha

O Partido dos Trabalhadores resolveu abandonar a aliança por meio da qual o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) tentará a reeleição, em outubro. Sinal de que os petistas não estão assim tão convictos de que o agora ex-aliado renovará o mandato. Com seu gesto, reproduzem o pensamento de grande parcela do eleitorado da capital e até mesmo da classe política, que não vêem chances nas urnas para Edivaldo, cujo mandato está muito aquém das promessas que fez em campanha.

A decisão do PT de romper com Edivaldo, apenas duas semanas após o anúncio da aliança, foi tomada na noite de segunda-feira (25) e teve motivações diversas. Uma delas foi a negação da vaga de vice ao partido, que havia indicado o advogado Mário Macieira para a vaga. O PDT de Edivaldo não só rejeitou Macieira como o ridicularizou em blogs alinhados à administração municipal.

Enquanto era descartado, o PT assistia, contrariado, à investida do PSB de conquistar a vaga que acreditava ser sua na chapa do prefeito. Na verdade, se viu atropelado, diante do favoritismo do vereador Roberto Rocha Jr., presidente da sigla socialista na capital.

Desprestigiado, PT não viu outra saída a não ser anunciar que abrirá negociação visando a possível composição com outros pré-candidatos à sucessão municipal, entre os quais Wellington do Curso (PP), Eduardo Braide (PMN) e Rose Sales (PMB).

Com cerca de 60 minutos na propaganda eleitoral, o PT é bem vindo em qualquer palanque. Preterido por Edivaldo, o partido colocará sua expressiva militância a serviço de outro projeto político, o que torna o desfecho da eleição em São Luís ainda mais imprevisível.

Deputado Zé Inácio participa de convenção municipal em Matões do Norte

Zé Inácio com o pré-candidato a prefeito pelo PT, Ademar Paiva
Zé Inácio com o candidato a prefeito de Matões do Norte pelo PT, Ademar Paiva

O deputado estadual Zé Inácio (PT) esteve no sábado (23) na Convenção Municipal da cidade de Matões do Norte. O evento, que ocorreu na quadra poliesportiva “Benedito Dutra Aragão”, teve o objetivo de deliberar sobre coligação partidária para eleição majoritária e proporcional e discussão, aprovação e nome da coligação e escolha do candidato a prefeito e vice-prefeito e dos candidatos a vereador.

Na oportunidade, foi lançada a candidatura a prefeito e vice-prefeito, com Ademar Paiva (PT) e Zé Carlos (PCdoB), respectivamente. Também ficaram definidos os nomes dos 36 candidatos a vereador do município.

Zé Inácio destacou as melhorias conquistadas pelo município. “Na época em que fui presidente do Incra trouxemos melhorias para o meio rural. Com esse mesmo sentimento, afirmo que estou ombreado na campanha e na futura administração deste município. Tenho esse compromisso, junto com o governo Flávio Dino, para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado aqui em Matões”, disse o deputado.

O presidente estadual do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro, destacou o trabalho realizado pelo partido ao longo dos anos. “Foi o PT que implantou as melhores políticas públicas nesse país, que melhoraram a vida de diversas pessoas e, por isso, lamentamos o golpe contra a democracia e denunciamos em todos os espaços. Nessas eleições daremos uma resposta a essa elite que não aceita que os trabalhadores melhorem de vida; que não aceita que melhores condições de vida cheguem aos trabalhadores”, enfatizou.

Para o candidato a prefeito de Matões do Norte, Ademar Paiva, o município precisa continuar sendo a referência que é. “Com muito trabalho conseguimos emancipar Matões e fizemos com que ela crescesse para ser o município que hoje é: uma referência. O trabalho continua!”, afirmou.

Na convenção, estiveram presentes lideranças dos seguintes partidos: PT, PCdoB, DEM, PDT, PMDB, PP, PROS, PRP, PSC, PSD, PSDB, PSL, PTB, PPS, PSDC e PV.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima