Dom José Belisário da Silva, arcebispo Metropolitano de São Luís, recebeu, nesta quinta-feira (23), o Título de Cidadão Maranhense em reconhecimento ao trabalho que desenvolve junto à comunidade católica e toda a sociedade do Maranhão. A comenda foi fruto de um Projeto de Resolução Legislativa proposto pelo deputado Sousa Neto (PROS) e aprovado por unanimidade pelo plenário.
A sessão solene de entrega da honraria foi presidida pelo deputado Eduardo Braide (PMN) e contou ainda com a presença dos deputados Wellington do curso (PP), Júnior Verde (PRB), Roberto Costa (PMDB), Zé Inácio (PT) e Edivaldo Holanda (PTC), além de autoridades e comunidade católica.
Dom José Belisário é mineiro, nascido em Carmópolis, em 1945. Está na arquidiocese desde 1999, quando foi nomeado bispo do município de Bacabal pelo papa João Paulo II. Lá, ele permaneceu como administrador até 2005, ano em que recebeu do papa emérito Bento XVI a nomeação para o episcopado na Arquidiocese de São Luís, no qual permanece até os dias atuais. Belisário também já foi vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o quadriênio 2011-2015. No ano passado foi eleito segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
O deputado Sousa Neto, autor da proposição, destacou ser de grande felicidade conceder o título ao arcebispo de São Luís, cuja trajetória é reconhecida não só no Maranhão, mas em todo o país.
“É de uma felicidade enorme, até porque sou de uma família católica. O Dom Belisário é uma pessoa sem palavras, porque tem muitos serviços prestados a toda a Igreja Católica no Brasil e, depois de ter sido consagrado arcebispo de São Luís, tem feito trabalhos extraordinários. Eu fiquei surpreso por saber que ele ainda não tinha recebido essa comenda e é mais que merecida essa homenagem”, declarou.
Cleones Cunha, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), estava entre as autoridades que prestigiaram a homenagem. “Além de uma homenagem justa, é um reconhecimento do seu trabalho não só no Maranhão, mas na vida toda”, disse.
O padre Gutemberg Feitosa, vice-reitor do Santuário de São José de Ribamar, demonstrou a gratidão da comunidade católica pelo reconhecimento da Casa Legislativa ao trabalho de Dom Belisário, parabenizando a iniciativa do deputado Sousa Neto.
“Eu sempre digo que é bom reconhecer as pessoas enquanto elas estão vivas, o trabalho pertinente e a contribuição que dão para o Maranhão. Dom José Belisário, desde que aqui chegou, tem sido uma referência não só no campo da fé e da religião, mas também com intervenções no campo da sociedade, da economia, mostrando a posição da igreja a favor de um mundo mais justo e de um Maranhão cada vez melhor”, assinalou.
Dom Belisário, que já havia recebido o Título de Cidadão Ludovicense concedido pela Câmara Municipal de São Luís, afirmou se sentir honrado pelo reconhecimento e homenagem do Legislativo estadual. “Fico emocionado em um momento como esse, mas o sentimento principal é o de gratidão. Desde que cheguei ao Maranhão me sinto bem acolhido e feliz. Esse momento de hoje é um momento de manifestação dessa minha felicidade”, completou.
Fonte: Agência Assembleia