Econométrica: Eliziane, Edivaldo e Wellington polarizam disputa em São Luís

4comentários

Por Ronaldo Rocha (O Estado)

Edivaldo Júnior, Eliziane Gama e Wellington do Curso travam disputa acirrada na sucessão municipal na capitakl
Edivaldo Júnior, Eliziane Gama e Wellington do Curso travam disputa acirrada na sucessão municipal na capital

A pesquisa de intenções de votos Econométrica, realizada entre os dias 4 e 7 deste mês e contratada pela empresa Classe Mídia, que edita a Revista Maranhão Hoje, apresenta a disputa polarizada por três nomes e São Luís: a deputada federal Eliziane Gama (PPS), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o deputado estadual Wellington do Curso (PP).

O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-08340/2016, ouviu 997 eleitores em 52 bairros da capital, possui margem de erro de 3,1% e intervalo de confiança de 95%.

Ao todo, foram elencados cinco principais cenários na pesquisa, todos do tipo “estimulado”. Destes, três simulam eventual segundo turno na capital. Até então, nenhum instituto havia apontado cenário de segundo turno para São Luís.

No primeiro cenário mais abrangente da pesquisa, quando o instituto pergunta ao eleitor em qual dos candidatos ele votaria caso as eleições fossem “hoje”, a deputada Eliziane Gama aparece na frente com 24,3% das intenções de votos, contra 20,0% do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Wellington do Curso aparece logo em seguida com 16,9% da preferencia do eleitorado, na terceira colocação, a frente da vereadora Rose Sales (PMB), com 6,8%; vereador Fábio Câmara (PMDB), com 2,6% e o médico João Bentivi (PHS), com 2,6%.

Afirmaram que votarão nulo, 22,7% dos entrevistados e não souberam ou não quiseram responder, 4,2%.

No segundo cenário do tipo “estimulado”, Eliziane Gama aparece `novamente a frente com 24,6% das intenções de votos; contra 20,2% do prefeito Edivaldo Júnior; 17,0% de Wellington do Curso; 7,2% da vereadora Rose Sales; 2,6% de Bintivi e 1,3% da deputada estadual Andrea Murad (PMDB), que na semana passada abriu mão da disputa em favor de Fábio Câmara.

Declararam que votariam nulo 23,1% dos eleitores e não souberam ou não quiseram responder, 4,1%.

Espontânea

Econométrica ouviu 997 eleitores em 52 bairros de São Luís
Econométrica ouviu 997 eleitores em 52 bairros de São Luís

A Pesquisa Econométrica também levantou um cenário do tipo “espontâneo” para a disputa eleitoral 2016 em São Luís. Neste, quando nenhum nome de pré-candidato é apresentado ao eleitor, Edivaldo Holanda Júnior aparece na primeira colocação, com 13,2% da preferência do eleitorado.

Eliziane Gama fica na segunda colocação, com 9,2% das intenções de votos, contra 5,8% de Wellington do Curso; 5,4% de João Castelo (PSDB); 2,7% de Rose Sales; 1,5% de Roseana Sarney (PMDB); 1,3% de Fábio Câmara; 0,6% de Bira do Pindaré (PSB); 0,6% de Neto Evangelista (PSDB); 0,4% de Tadeu Palácio (PP); 0,2% de Bentivi e 0,2% de Andrea Murad. Ao todo, 1,4% afirmou que votaria em “outros”; 1,4% disse que não votará em nenhum candidato e 56,0% não souberam ou não quiseram responder.

Mais

Apesar de ter lançado há pouco tempo sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís, o nome do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) não apareceu na pesquisa Econométrica de intenções de votos.

4 comentários para "Econométrica: Eliziane, Edivaldo e Wellington polarizam disputa em São Luís"


  1. Airton

    Claro que essa pesquisa é manipulada. Eliziane nao está com esses numeros na realidade. Ainda mais agora juntada com Castelo e PSDB. Muita gente tá mal informada ainda nao sabe disso.

  2. Fabio JR

    Eliziane é fraquissima e Wellington não tem grupo . Deixa só começar a campanha de verdade que esse cenario muda

  3. Marco

    Sinceramente, não consigo confiar nesse resultado dessa pesquisa, pois como uma golpista e um sensacionalista cresceram tanto?! Das duas uma, ou essa pesquisa está alienada ou o povo regrediu, prefiro acreditar na fragilidade da pesquisa.

  4. Felipe Mendes

    Eu vejo o prefeito como o único gestor que consegue administrar de forma correta a nossa cidade. Espero que ele continue a frente de São Luis.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS