Márcio Vasconcelos lança fotolivro que resgata a história de Lampião

Casa de Dona Jacosa, avó materna de Lampião, em Serra Talhada, em Sergipe
Casa de Dona Jacosa, avó materna de Lampião, na cidade de Serra Talhada, em Sergipe

O fotógrafo Márcio Vasconcelos viajou 4 mil quilômetros sozinho com seu próprio carro durante dois meses com uma câmera na mão uma ideia na cabeça: revisitar lugares e personagens que construíram o imaginário popular do mito Lampião. Muitas histórias surpreendentes depois, a saga resultou em ensaio fotográfico de peso contemplado, em 2010, com o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Assim nascia o fotolivro Na Trilha do Cangaço – O Sertão que Lampião Pisou, publicação que será lançada no dia 31 de maio, terça-feira, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, a partir das 19h30, com performances de Urias de Oliveira e DJ Jorge Choairy.

Com curadoria de Maureen Bisiliat e texto de apresentação do historiador Frederico Pernambucano de Mello, editado pela Vento Leste editora, o livro tem capa dura, 104 páginas e será vendido no lançamento por R$ 40.

Grota do Angico, em Sergipe, local onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram assassinados
Grota do Angico, em Sergipe, local onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram assassinados

O registro de Márcio Vasconcelos passou por cinco estados do nordeste brasileiro – Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Ceará – tendo visitado grandes cidades, povoados e pequenos vilarejos, retomando uma trilha imaginária por onde Lampião poderia ter passado, de 1920 a 1940. “Fui inspirado pelas imagens que tenho na memória dos fotógrafos da época, que se aproximaram do Lampião, o filme e o material deixado pelo Benjamin Abrahão, e pude ver que de lá pra cá muita coisa ainda permanece como se o tempo tivesse parado nas mesmas agruras e dificuldades de anos atrás”, conta Márcio.

Vaqueiro tradicional, personagem típico dos tempos de cangaço
Vaqueiro tradicional, personagem típico dos tempos de cangaço

A intenção do Projeto é resgatar e refazer os caminhos percorridos por Lampião – segundo personagem mais biografado da América Latina, depois do Che Guevara -, Maria Bonita, Corisco, Dadá e seus bandos, através da elaboração de uma trilha que ligará locais que são simbólicos na história do cangaço pelos sertões nordestinos. Além do aspecto físico desse sertão revisitado, o Projeto pretende também identificar, localizar e fotografar personagens que fazem parte dessa história, além de descendentes destes, para contar causos e atestar a veracidade do mito Lampião e Maria Bonita.

“Feliz conjuntura entre as imagens de Vasconcelos – silenciosas, sensíveis, estrofas de um poema – e a Saga do Cangaço e do Lampião, história escrita por Frederico Pernambucano de Mello que com riqueza de informação euclidiana, nos apresenta Lampião ‘símbolo de toda uma região brasileira’, um livro que cavalga célere, levado pelas esporas do cangaço e pelo vento forte do sertão!”, escreve Maureen.

SERVIÇO

Livro: Na Trilha do Cangaço – O Sertão que Lampião Pisou
Fotografias de Márcio Vasconcelos e Texto de Frederico Pernambucano de Mello

Curadoria e Concepção Editorial: Maureen Bisiliat
Editora Vento Leste
Produção Cultural: Marina Gonzalez/COMG
104 páginas, capa dura, 27cm x 23cm
Preço: R$40,00

Lançamento

Dia 31 de maio, terça feira, a partir das 19h30
Museu Histórico e Artístico do Maranhão | Rua do Sol, 302, Centro, São Luís (MA)
Performances de Urias de Oliveira e DJ Jorge Choairy

Mais informações sobre o projeto: www.natrilhadocangaco.com.br

Universidade Ceuma promove II Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental

ceuma ambiental

Os cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental da Universidade do Ceuma promovem, neste sábado (28), das 14h às 18h, no auditório do Campus Anil, o II Ciclo Palestras em Gestão Ambiental. O evento tem como objetivo incentivar a busca pelo conhecimento científico e promover a produção cientifica dos estudantes da área. A inscrição terá o valor simbólico de uma lata de leite em pó, ou um pacote de fraldas descartáveis.

Mobilização acaba com lixão na Cidade Operária

Mobilização para pôr fim a lixão contou com participação de dezenas de estudantes, que deram abraço simbólico em terreno
Mobilização para pôr fim a lixão contou com participação de dezenas de estudantes, que deram abraço simbólico em terreno

O jornalista Ciro Nolasco deflagrou uma campanha contra um dos piores problemas sociais do bairro Cidade Operária: um lixão, no coração do bairro, ao lado da praça do Viva. Segundo Ciro, toda morador que entra ou sai da região sentia-se incomodado com a imagem horrível e o mau cheiro exalado do local, que era infestado por urubus e ratos. “A situação piorava quando alguém incendiava o lixão, o que provocava mal estar em centenas de moradores e chegava a suspender aulas de três escolas municipais que funcionam ao lado do lixão”, disse ele.

Na última sexta-feira, quase 200 alunos das escolas Nascimento de Moraes, liderados pela diretoria Silvia e Maria José Aragão, liderados pelo diretor Wilson, formaram um cordão humano, dando as mãos em torno do lixão e fizeram manifestação em favor do fim da problemática. Acionados para a mobilização, o superintendente de limpeza pública da Prefeitura de São Luís, Nelson Buriti e o diretor do Impur, Luis Borralho, deram as condições para ação que resultou na limpeza completa da área, isolamento do terreno com pneus e plantio de dezenas de mudas de árvores. No local, em breve ser construída uma praça. Ciro Nolasco, que está licenciado da função de Coordenador Regional da Cidade Operária, pediu apoio dos moradores para manter a área limpa e ajudar na preservação das árvores alí plantadas. Segundo o jornalista, estão sendo programadas algumas atividades esportivas no local como um torneio de pipa e um dia de colorir os pneus com crianças.

O cenário mudou completamente. A população apoiou a iniciativa que deverá ser estendida a outros bairros que sofrem com os lixões. Ciro luta agora para levar os ecopontos para a região, projeto inovador desenvolvido pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, para solucionar o problema dos lixões na cidade. Assista ao vídeo:

Presidente Michel Temer repudia estupro de adolescente no Rio de Janeiro

Repudio com a mais absoluta veemência o estupro da adolescente no Rio de Janeiro. É um absurdo que em pleno século 21 tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse.

O ministro da Justiça convocou reunião com os secretários de segurança pública de todo país, nesta terça-feira, quando tomaremos medidas efetivas para combater a violência contra a mulher.

Vamos criar um departamento na Polícia Federal tal como fiz com a delegacia da mulher na Secretaria de Segurança Pública do governo Montoro, em São Paulo. Ela vai agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país.

Nosso governo está mobilizado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, para apurar as responsabilidades e punir com rigor os autores do estupro e da divulgação do ato criminoso nas redes sociais.

Michel Temer, presidente da República interino

Professores rejeitam proposta do MP e greve da Educação continua em São Luís

Tentativa de acordo para por fim à greve, com intermediação do MP, mais uma vez fracasou
Tentativa de acordo para por fim à greve, com intermediação do MP, mais uma vez fracassou

Terminou agora há pouco, sem avanço, mais uma reunião entre representantes do Sindicatos dos Profissionais do Magistério da Rede Pública da capital (Sindeducação) e da Prefeitura de São Luís. Em mais uma tentativa de intermediar um acordo que ponha fim à paralisação, o Ministério Público do Maranhão propôs aos educadores que suspendessem o movimento para que as negociações fossem retomadas, mas o plano novamente fracassou.

Os professores pedem reajuste salarial de 11,36%, mas o Município oferece 10,67%, parcelado em duas vezes, uma para ser paga no próximo mês de junho, com retroativo a janeiro, e a outra para ser incorporada no próximo mês de novembro.

A diferença de pouco mais de 1% e o fato de o Município propôr o pagamento parcelado são os pontos de divergência.

Sendo assim, a greve continua por tempo indeterminado, causando transtornos a dezenas de milhares de alunos da rede pública municipal de ensino da capital.

Últimos dias da Exposição Internacional ‘Dragões’ em São Luís

A exposição no São Luís Shopping, recebe em média 150 mil pessoas por semana e conta com nove dragões de grande porte

Exposição internacional “Dragões”, vem recebendo em média mais 150 mil pessoas por semana
Exposição internacional “Dragões”, vem recebendo em média mais 150 mil pessoas por semana

A exposição que vem surpreendendo crianças, jovens e adultos, encontra-se na contagem regressiva para terminar. Em cartaz desde o início do mês de maio no São Luís Shopping, a exposição internacional “Dragões”, vem recebendo em média mais 150 mil pessoas por semana e os convidados revivem o mito e desvendam os mistérios de grandes criaturas.

Os dragões que são robotizados, fazem sem nenhuma dificuldade, sons sincronizados do movimentos da boca, respiração com movimentos de tórax, movimentos de cabeça, membros superiores e inferiores, além da cauda, sendo que alguns soltam fumaça pela boca e movimentam as asas, para você ter ideia, são nove dragões de grande porte, com 5 metros de altura em média.

Réplicas de dragões vêm surpreendendo crianças, jovens e adultos no São Luís Shopping
Réplicas de dragões vêm surpreendendo crianças, jovens e adultos no São Luís Shopping

Eles representam, em parte a liberdade e o poder que o Homem deseja atingir. E ainda não se conseguiu explicar como é que a ideia de uma criatura, com asas, sopro de fogo, escamas e potencialmente mágica, pode chegar a culturas tão distantes e diferentes como a China Antiga ou os maias e os astecas. É bom lembrar que diversas histórias, acompanhamos em filmes, livros e seriados de TV, os dragões despertam a curiosidade de adultos e crianças.

Para João Andrade, de 12 anos, a exposição é divertida. “Gostei muito de olhar esses dragões de perto e são realmente enormes”, conta o estudante que compareceu com sua família. Quando foi questionado sobre o medo, ele disse que não tem medo de nada. “Eu não tive medo não, mas é estranho”, contou aos risos.

Dragões robotizados, emitem sons sincronizados com o movimentos da boca, respiração com movimentos de tórax, movimentos de cabeça, membros superiores e inferiores, além da cauda
Dragões robotizados, emitem sons sincronizados com o movimentos da boca, respiração com movimentos de tórax, movimentos de cabeça, membros superiores e inferiores, além da cauda

Já o gerente de marketing do São Luís Shopping, observa a exposição como um belo aprendizado para todos, sem deixar de ser bem criativa e especial. “Quando pensamos em trazer a exposição, vimos que seria um grande diferencial no estado. É a primeira vez que temos a exposição “Dragões” na capital e o resultado é esse grande público conhecendo e se apaixonado ainda mais pela história dos dragões que é fantástica”, contou Igor Quartin.

Serviço:

Exposição ‘Dragões’

Local: São Luís Shopping

Horário de funcionamento: Das 10h às 22h

Classificação: Livre

Informações: (98) 3313-3760

Internet: www.facebook.com/exposicaodragoes

Realização: 4 Mãos Entretenimento, Artbhz e São Luís Shopping

Avanços: Governo atende solicitação de prefeito e recapeia estrada em Anajatuba

Estrada de acesso a Anajatuba está sendo recapeada por solicitação do prefeito Sydnei
Estrada de acesso a Anajatuba está sendo recapeada por solicitação do prefeito Sydnei

Atendendo pleito do prefeito de Anajatuba, Sydnei Pereira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vem realizando o recapeamento asfáltico da MA/324, que liga a BR-135 a sede do município. “Essa obra foi recebida com muita alegria pelos nossos conterrâneos, por isso agradecemos o apoio que estamos recebendo do governador Flávio Dino, já que sem a ajuda do governo, certamente, neste momento de crise, não seria possível a realização do serviço, ”, afirmou Sydnei.

Desde que assumiu o comando do Executivo, em outubro do ano passado, por força de uma determinação judicial, o prefeito não vem medindo esforços para melhorar a qualidade de vida dos anajatubenses, e em apenas sete meses de administração, várias ações já melhoraram, consideravelmente, as condições de vida da população.

“Estamos trabalhando com intuito de melhorar a saúde, educação e infraestrutura na nossa cidade, e muito embora tenhamos consciência do muito que já foi feito, como a revogação da lei que congelava o salário dos professores, pagamento do salário mínimo ao magistério acima do piso nacional, distribuição de mais de quatro milhões de litros de água potável em todos os povoados, os quais sofriam com falta d´água, aquisição de mais uma ambulância, realização de ações sociais direcionadas aos idosos, crianças, mulheres, contratação de vários profissionais da área da saúde, sabemos que ainda muita coisa ainda precisa ser feita”, pontuou o prefeito.

No próximo dia 22 de julho, quando a cidade estará completando 162 anos, uma vasta programação será desenvolvida pela Prefeitura. Na programação, entre outras coisas, várias inaugurações serão realizadas. “Estaremos inaugurando três Unidades Básicas de Saúde, três poços dos 18 que estão sendo construídos, duas pontes e, ainda, três aterros, os quais irão permitir a interligação entre povoados como São Miguel, Cangapara, Lindosa, Acutinga e outros”, finalizou.

Em programa do PP, Wellington compara propaganda paga pela Prefeitura com a realidade de São Luís

O Partido Progressista retomou, ontem à noite, sua série de inserções de rádio e TV previstas pela legislação eleitoral. O objetivo dos programas é fazer com que a população tome conhecimento dos ideais progressistas da sigla e, então, renovar a esperança de reconstrução de uma sociedade mais justa, fortalecendo a coragem para continuar lutando para atenuar as problemáticas do passado, melhorar o presente e transformar o futuro do Maranhão e, assim, de São Luís.

Na mais recente inserção, o deputado estadual e presidente do PP em São Luís, Wellington do Curso, faz a comparação entre a propaganda paga e veiculada pela Prefeitura da capital e realidade da cidade, marcada pelo caos na saúde, no transporte público, por greve de professores, infraestrutura precária, dentre outras situações que evidenciam o descaso ao qual a população ludovicense está submetida. Assista:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima