Em depoimento prestado à polícia no último dia 23 de março, só agora tornado público, a adolescente M.R.F.R., suposta vítima de estupro, inocentou o cantador Chagas, ex-Boi da Maioba e atualmente à frente do Boi de São José de Ribamar, da autoria do crime, desmentindo versões inicialmente divulgadas pela mídia local. A menor informou que foi abusada por outro indivíduo, cujo nome não foi revelado, uma vez que o inquérito corre em segredo de justiça.
A versão da adolescente foi divulgada pelos advogados de defesa de Chagas por meio de nota de esclarecimento. O documento, também postado no Facebook, destaca os principais pontos do depoimento da menor.
Dizem os defensores de Chagas que ela explicou o fato e suas circunstâncias com riqueza de detalhes. Ainda de acordo com a defesa, “não cabe a Chagas, agora, fazer nenhum juízo de valor sobre o trabalho da polícia, tampouco discorrer sobre a versão dada por M.R.F.R”.
A nota também faz referência ao prejuízos de ordem moral e material causados ao cantador pela acusação e pela consequente exposição negativa do seu nome. “Por ser um artista considerado na manifestação popular mais tradicional do estado, aonde não é recomendado que pessoas com índole perversa e aventureira, do tipo que tentaram imputar ao cantador, liderem batalhões da grandeza da Maioba, que sempre o acolheu de braços abertos, desde o início da sua carreira e onde permaneceu por quase 30 anos”, ressaltam os advogados.
Segue a nota de esclarecimento, na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DO MARANHÃO
FRANCISCO DE SOUSA CORREA , brasileiro, casado, conhecido artisticamente pelo pseudônimo de ‘’ CHAGAS”, atualmente cantador e compositor do bumba meu boi de São José de Ribamar, vem através dos seus advogados in fine assinados, opportune tempore, prestar os devidos esclarecimentos à população em geral, a propósito de veiculações na mídia em geral do Estado do Maranhão , no mês de março do corrente ano, com grande repercussão negativa para sua imagem, dando conta que a Delegacia de Polícia Civil do Município de Paço do Lumiar – MA, estaria apurando fato delituoso envolvendo a menor de idade M.R.F.R. como vítima de possível estupro, estando subtendido nas entrelinhas de algumas matérias divulgadas que Chagas poderia estar envolvido como autor , portanto , sente-se no dever de vir a público e informar que a menor já prestou declarações no dia 23/03/16, na DP, mesmo sem estarem presentes seus advogados de defesa, oportunidade em que informou à autoridade policial presidente dos autos do IP nº 068/2016, que o mesmo não tem nenhum envolvimento direto ou indireto com o delito que a menor diz ter sido vítima, tendo a mesma esclarecido com riquezas de detalhes o fato e suas circunstâncias, cujo depoimento encontra-se em poder da defesa, apontando a autoria para outro envolvido no episódio, sem sua participação , não cabendo a Chagas, agora, fazer nenhum juízo de valor sobre o trabalho da polícia, tampouco discorrer sobre a versão dada por M.R.F.R., ou ainda citar nome relacionado com a denúncia, mesmo porque as apurações correm acobertadas pelo segredo de justiça e a investigação ainda não foi concluída, cabendo apenas dizer que foi injustamente acusado sem direito a defesa e por alguns julgados ao arrepio do contraditório.
É fato que esse tipo de acusação e exposição do nome de Chagas lhe trouxe prejuízos irreparáveis, de ordem material e moral, por ser um artista considerado na manifestação popular mais tradicional do Estado, aonde não é recomendado, que pessoas com índole perversa e aventureira, do tipo que tentaram imputar ao cantador, liderem batalhões da grandeza da Maioba que sempre lhe acolheu de braços abertos desde o início de sua carreira, aonde permaneceu por quase 30 anos e agora em São José de Ribamar MA, que lhe acolheu com forte e extraordinário calor humano no momento mais difícil de sua vida , por acreditarem todos ser o ” acusado” inocente, como de fato e de direito restou provado e assinado pela própria vítima. Inclusive as testemunhas que também já depuseram.
Durante todo esse tempo em que comanda batalhão, incluindo inúmeras viagens intermunicipais e interestaduais, Chagas sempre soube da sua responsabilidade maior em conduzir os integrantes da manifestação, incluindo homens, mulheres, idosos, adolescentes e crianças , jamais tendo se envolvido em qualquer ocorrência que atente contra a honra e a moral de alguém.
Mesmo assim, essas marcas serão eternas, mas do alto da simplicidade e fé em Deus do cantador ele não guardará nenhuma mágoa daquelas mínimas pessoas que tentaram de uma forma ou de outra lhe prejudicar pessoalmente e dar cabo sumário à sua carreira de folclorista , comprometido efetivamente com a cultura popular , de forma sórdida e cruel, ameaçando desconstituir o seu maior legado que é cantar boi para São João , São Pedro , São Marçal e São José de Ribamar.
Neste sentido quer agradecer a todos os amigos e admiradores que nesse momento difícil lhes deram as mãos e preliminarmente se manifestaram e acreditaram na sua versão dada aos fatos.
Finalmente agradece de forma especial a seus parentes e a sua família: esposa e filhos que diuturnamente foram solidários e lhe deram o carinho que o caso requeria, ao mesmo tempo em que concita a todos a conhecer o seu trabalho no batalhão pesado de São José de Ribamar.
São Luís – MA, 14 de abril de 2016.
MOZART BALDEZ
Advogado Criminalista
OABDF 25401 e OABMA 9984/A
TUFI MALUF SAAD
OAB MA 8411