Em defesa da democracia, deputado Aluísio Mendes votará contra o impeachment de Dilma

Aluísio desmontou factoide de uma suposta modificação de seu voto no próximo domingo
Aluísio desmontou factoide de uma suposta modificação de seu voto no próximo domingo

O líder do PTN na Câmara Federal, deputado Aluísio Mendes, divulgou em suas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (14), uma nota sobre o seu posicionamento em relação à votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

A nota emitida pelo parlamentar acaba com o factoide de uma suposta modificação de seu voto no próximo domingo (17). O deputado declara que votará contra o impeachment da petista e em favor da democracia.

Leia a nota na íntegra:

“Em respeito à população brasileira, e pela gravidade do momento político que vivemos, venho a público declarar o que segue:

Tenho a convicção de que o melhor para o Brasil, neste momento, seria a realização de novas eleições gerais que dessem ao povo brasileiro o direito de manifestar sua soberana vontade nas urnas.
Mas diante da impossibilidade da convocação de eleições gerais, que só seriam possíveis com a devida mudança na legislação eleitoral vigente, reafirmo que no próximo domingo, no plenário da Câmara dos Deputados, votarei CONTRA o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

E defendo que todos ajam com serenidade e responsabilidade, durante e depois da votação no plenário da Câmara, para que, independente do resultado, os interesses do povo brasileiro e a estabilidade política e econômica do Brasil estejam acima de todas as divergências”.

Omissão do governo e risco à vida na Estrada de Ribamar

vala ma 201

Uma motociclista passou por sério risco hoje ao ser literalmente tragada por uma vala aberta pelas fortes chuvas no trecho da Estrada de Ribamar próximo à feira externa do Maiobão. Após a queda, a mulher ficou imersa na lama e só saiu com a ajuda de populares comovidos com o seu drama.

Enquanto a rodovia estadual vai virando campo minado para motoristas e pedestres, o governador Flávio Dino (PCdoB) dá prioridade à defesa do governo Dilma Rousseff, desprezando o seu papel constitucional de promover o bem estar do povo do seu estado.

Enquanto os transtornos e omissões se multiplicam, vão mudando o Maranhão para pior.

Vereador Chaguinhas denuncia na Câmara extinção da Escola Municipal de Música de São Luís

Chaguinhas com o ex-diretor da Escola Municipal de Música de São Luís, João Pedro Borges
Chaguinhas com o ex-diretor da Escola Municipal de Música de São Luís, João Pedro Borges

O vereador Francisco Chaguinhas fez um pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, para abordar todo o processo de destruição da Escola Municipal de Música e justificativa para a demissão do violonista clássico e professor João Pedro Borges, da direção de um importante estabelecimento de ensino da arte musical.

A iniciativa do vereador feita, segundo ele, com informações amplas e detalhadas do processo de sucateamento para em seguida a dolosa aplicação da destruição total da Escola Municipal de Música. No seu entendimento, entro do contexto, estão os gestores maiores do Sistema Municipal de Educação da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acrescentando: tudo indica que existiam outros interessados e não está descartada a iniciativa própria do Chefe do Executivo Municipal, em se tratando que foi ele quem exonerou o professor João Pedro Borges, registrou o vereador Francisco Chaguinhas.

Bastante indignado, o vereador fez questão de dar detalhes de um relatório feito pelo violonista João Pedro Borges e encaminhado ao atual secretário Moacir Feitosa, da Educação Municipal. A resposta veio pelo meio cruel, irresponsável e total descompromisso da Prefeitura de São Luís com a educação e a cultura e por considerar a restabelecimento da Escola Municipal de Música, até como um retrocesso, houve a decisão do arquivamento da proposta de reconstrução da escola e exoneração sumária do violonista e professor João Pedro Borges, afirmou o vereador Francisco Chaguinhas para um plenário estarrecido com mais um ato de total irresponsabilidade do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

As lideranças do prefeito na Câmara Municipal não se manifestaram sobre o assunto. Para ele está ficando caracterizado de que a destruição da Escola Municipal de Música e a demissão do violonista João Pedro Borges contaram com outros interessados, “uma vez que ter o talento dele é impossível por ser um dom de Deus e chegar onde ele chegou, requer competência, talento, perseverança, muito estudo e dedicação para mostrar em palcos de teatros de diversos países do mundo a arte musical, escrevendo o nome do Maranhão e do seu torrão natal – São Luís”, destacou o vereador Francisco Chaguinhas.

Em depoimento, adolescente inocenta Chagas e aponta outro culpado por estupro

Chagas foi inocentado por adolescente que se diz vítima de estupro
Cantador Chagas foi inocentado por adolescente que se diz vítima de estupro

Em depoimento prestado à polícia no último dia 23 de março, só agora tornado público, a adolescente M.R.F.R., suposta vítima de estupro, inocentou o cantador Chagas, ex-Boi da Maioba e atualmente à frente do Boi de São José de Ribamar, da autoria do crime, desmentindo versões inicialmente divulgadas pela mídia local. A menor informou que foi abusada por outro indivíduo, cujo nome não foi revelado, uma vez que o inquérito corre em segredo de justiça.

A versão da adolescente foi divulgada pelos advogados de defesa de Chagas por meio de nota de esclarecimento. O documento, também postado no Facebook, destaca os principais pontos do depoimento da menor.

Dizem os defensores de Chagas que ela explicou o fato e suas circunstâncias com riqueza de detalhes. Ainda de acordo com a defesa, “não cabe a Chagas, agora, fazer nenhum juízo de valor sobre o trabalho da polícia, tampouco discorrer sobre a versão dada por M.R.F.R”.

A nota também faz referência ao prejuízos de ordem moral e material causados ao cantador pela acusação e pela consequente exposição negativa do seu nome. “Por ser um artista considerado na manifestação popular mais tradicional do estado, aonde não é recomendado que pessoas com índole perversa e aventureira, do tipo que tentaram imputar ao cantador, liderem batalhões da grandeza da Maioba, que sempre o acolheu de braços abertos, desde o início da sua carreira e onde permaneceu por quase 30 anos”, ressaltam os advogados.

Segue a nota de esclarecimento, na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DO MARANHÃO

FRANCISCO DE SOUSA CORREA , brasileiro, casado, conhecido artisticamente pelo pseudônimo de ‘’ CHAGAS”, atualmente cantador e compositor do bumba meu boi de São José de Ribamar, vem através dos seus advogados in fine assinados, opportune tempore, prestar os devidos esclarecimentos à população em geral, a propósito de veiculações na mídia em geral do Estado do Maranhão , no mês de março do corrente ano, com grande repercussão negativa para sua imagem, dando conta que a Delegacia de Polícia Civil do Município de Paço do Lumiar – MA, estaria apurando fato delituoso envolvendo a menor de idade M.R.F.R. como vítima de possível estupro, estando subtendido nas entrelinhas de algumas matérias divulgadas que Chagas poderia estar envolvido como autor , portanto , sente-se no dever de vir a público e informar que a menor já prestou declarações no dia 23/03/16, na DP, mesmo sem estarem presentes seus advogados de defesa, oportunidade em que informou à autoridade policial presidente dos autos do IP nº 068/2016, que o mesmo não tem nenhum envolvimento direto ou indireto com o delito que a menor diz ter sido vítima, tendo a mesma esclarecido com riquezas de detalhes o fato e suas circunstâncias, cujo depoimento encontra-se em poder da defesa, apontando a autoria para outro envolvido no episódio, sem sua participação , não cabendo a Chagas, agora, fazer nenhum juízo de valor sobre o trabalho da polícia, tampouco discorrer sobre a versão dada por M.R.F.R., ou ainda citar nome relacionado com a denúncia, mesmo porque as apurações correm acobertadas pelo segredo de justiça e a investigação ainda não foi concluída, cabendo apenas dizer que foi injustamente acusado sem direito a defesa e por alguns julgados ao arrepio do contraditório.

É fato que esse tipo de acusação e exposição do nome de Chagas lhe trouxe prejuízos irreparáveis, de ordem material e moral, por ser um artista considerado na manifestação popular mais tradicional do Estado, aonde não é recomendado, que pessoas com índole perversa e aventureira, do tipo que tentaram imputar ao cantador, liderem batalhões da grandeza da Maioba que sempre lhe acolheu de braços abertos desde o início de sua carreira, aonde permaneceu por quase 30 anos e agora em São José de Ribamar MA, que lhe acolheu com forte e extraordinário calor humano no momento mais difícil de sua vida , por acreditarem todos ser o ” acusado” inocente, como de fato e de direito restou provado e assinado pela própria vítima. Inclusive as testemunhas que também já depuseram.

Durante todo esse tempo em que comanda batalhão, incluindo inúmeras viagens intermunicipais e interestaduais, Chagas sempre soube da sua responsabilidade maior em conduzir os integrantes da manifestação, incluindo homens, mulheres, idosos, adolescentes e crianças , jamais tendo se envolvido em qualquer ocorrência que atente contra a honra e a moral de alguém.

Mesmo assim, essas marcas serão eternas, mas do alto da simplicidade e fé em Deus do cantador ele não guardará nenhuma mágoa daquelas mínimas pessoas que tentaram de uma forma ou de outra lhe prejudicar pessoalmente e dar cabo sumário à sua carreira de folclorista , comprometido efetivamente com a cultura popular , de forma sórdida e cruel, ameaçando desconstituir o seu maior legado que é cantar boi para São João , São Pedro , São Marçal e São José de Ribamar.

Neste sentido quer agradecer a todos os amigos e admiradores que nesse momento difícil lhes deram as mãos e preliminarmente se manifestaram e acreditaram na sua versão dada aos fatos.

Finalmente agradece de forma especial a seus parentes e a sua família: esposa e filhos que diuturnamente foram solidários e lhe deram o carinho que o caso requeria, ao mesmo tempo em que concita a todos a conhecer o seu trabalho no batalhão pesado de São José de Ribamar.

São Luís – MA, 14 de abril de 2016.
MOZART BALDEZ
Advogado Criminalista

OABDF 25401 e OABMA 9984/A
TUFI MALUF SAAD
OAB MA 8411

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima