Pesquisa realizada pelo instituto Escutec e encomendada pelo PMDB, publicada nesta segunda-feira pelo jornal O Estado do Maranhão, mostra que a deputada federal Eliziane Gama (PPS), continua liderando as intenções de votos na disputa pela Prefeitura de São Luís. Em segundo aparece o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), seguido do ex-prefeito João Castelo (PSDB), do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) e da vereadora Rose Sales (PMB).
O levantamento, o primeiro de 2016 voltado à sucessão na capital, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 5 sob o protocolo MA-01393/2016. A margem de erro da pesquisa é de 3%, para mais ou para menos.
Na pesquisa induzida – na qual os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados -, os índices de Eliziane Gama variam de 21,9% a 26%. Na segunda posição, como prováveis adversários da parlamentar em um eventual segundo turno, aparecem ora Edivaldo, ora Castelo. O primeiro registrou percentuais entre 15,5% e 16,9%. Já o segundo marcou de 15,6% e 15,7|% nos cenários em que seu nome foi incluído.
Bira do Pindaré chegou a marcar 8,6%, mostrando boa densidade. Rose Sales, apesar das sucessivas mudanças de partido, atingiu pico de 7% de intenção de votos. São índice nada desprezíveis, que dão a ambos ânimo na corrida às urnas e/ou na articulação de alianças.
Surpresas
As surpresas ficaram por conta do deputado estadual Wellington do Curso (PP) e do vereador Fábio Câmara (PMDB), que chegaram a marcar 8,6% e 6,6% nos cenários analisados. A deputada estadual Andréa Murad (PMDB) também pontuou e nos cenários em que apareceu, em substituição a Fábio Câmara como pré-candidata peemedebista, chegou a registrar 4,2% de intenções de votos.
O tucano Neto Evangelista, secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, revezou com João Castelo e o máximo que atingiu na pesquisa foram 3,7% de preferência do eleitorado.
Espontânea
Segundo ou terceiro colocado na pesquisa induzida, dependendo do cenário avaliado, Edivaldo lidera na espontânea – quando o entrevistado diz em quem pretende votar, sem que lhe seja apresentado nome. O prefeito lidera esse cenário com 11,1% de preferência do eleitorado, seguido por Eliziane Gama, que registra 8,8% e João Castelo, com 5,2%.
Bira do Pindaré (3,5%), Fábio Câmara (2%), Rose Sales (2%), Wellington do Curso (1,6%), Andréa Murad (1,1%), Neto Evangelista (0,7%), João Bentivi (0,3%), Luis Fernando Silva (0,2%) e até o ex-prefeito Tadeu Palácio tiveram seus nomes mencionados.
Rejeição
O índice de rejeição do eleitorado se apresenta como vantagem para Eliziane na disputa. Dos entrevistados, só 3,1% disseram que não votariam nela em hipótese alguma. Já os percentuais dos que rejeitam Castelo e Edivaldo chegam a 23,9% e 39,3%, respectivamente.