Viva Água no Congresso Brasileiro de Natação Infantil

0comentário

Professora Denise Araújo será a única maranhense a participar e ministrará palestra enfocando o tema “Profissional de natação infantil: considerações e perspectivas”; evento acontecerá de 8 a 10 de abril, em São Paulo

Denise Araújo diz que, no Maranhão, a demanda por profissionais de Educação Física é crescente
Denise Araújo diz que, no Maranhão, a demanda por profissionais de Educação Física é crescente

Uma das referências em natação infantil no Brasil, a maranhense Denise Araújo será uma das palestrantes do VIII Congresso Brasileiro de Natação Infantil, evento que será realizado de 8 a 10 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, organizado pelo Instituto de Natação Infantil (INATI).

Ao lado de autoridades no assunto, entre brasileiros e estrangeiros, a professora falará sobre o tema “Profissional de natação infantil: considerações e perspectivas”. Fabrício Madureira (USP), Jurema Teixeira (PUC), André Soares Trindade (SP), Ernani Xavier Filho (PR), Paulo Poli (SC) e Magdalena Sanz (Argentina) são alguns dos palestrantes que também participarão dos debates.

De acordo com Denise Araújo, no Maranhão a demanda por profissionais de Educação Física no geral é crescente, tendo em vista não somente o aumento de academias, escolas de natação e afins, mas também de condomínios residenciais, hotéis, entre outros exemplos, os quais são dotados de piscinas e academias.

A Educação Física trabalha tanto no campo da licenciatura como do bacharelado. O licenciado pode atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Já o bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso, atuando na ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. Ele tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas.

No Maranhão, segundo a professora, os cursos de bacharelado estão começando e não há turmas formadas ainda. Em São Paulo, por exemplo, existem mais de 150. “Nesse evento, iremos tratar, entre outros, de assuntos que dizem respeito a essa qualificação profissional. Vamos tratar sobre metodologia, formação, linguagens padrões, entre outras coisas”, adiantou.

Ao término do evento, será elaborada a “Carta de Recomendações”, com as orientações principais discutidas. “Já elaboramos outras, com os mais diversos enfoques, a exemplo da segurança nas piscinas, afogamento, competições, entre outros”, finalizou.

Do evento participarão professores mestres e Doutores em Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Corporal, Educação, Antropologia, Psicopedagogia, Medicina Antroposófica, Engenharia Biomédica, Biologia Desportiva, Psicomotricidade e Fisiologia. Eles mostrarão seus trabalhos e discutirão essa complexa e apaixonante atividade.

Sem comentário para "Viva Água no Congresso Brasileiro de Natação Infantil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS