Em comunicado publicado em sua página no Facebook, a casa de shows Chinelo de Dedo anuncia a interrupção das atividades em sua sede, na Avenida Joaquim Mochel, no Cohatrac, por decisão da 8º Vara Cível da capital, em resposta a uma ação movida pela comunidade. É a segunda vez, em pouco mais de um ano, que a Justiça ordena o fechamento da casa (recorde).
O processo que pede o fechamento do Chinelo de Dedo tramita desde 2010, ano da inauguração do estabelecimento, onde semanalmente acontecem shows de samba, pagode, forró e outros gêneros musicais. A alegação é de que os eventos festivos causam grave incômodo à vizinhança, tanto no que se refere à poluição sonora quanto à ocupação das áreas frontais dos imóveis próximos por carros e pessoas em atividades consideradas incômodas.
A direção da casa garante que cumpre todas as normas impostas pelas autoridades e que possui toda a documentação necessária ao seu funcionamento. Por isso, está avaliando que medidas judiciais tomará para tentar reverter a decisão.
Em meio à disputa jurídica com a vizinhança, a diretoria resolveu realizar “Pagode do Chinelo”, realizado aos domingos, em outro ambiente. O local escolhido foi a Batuque Brasil, na Cohama, que a partir do próximo dia 10 passa a receber o público que antes prestigiava as domingueiras do Chinelo de Dedo. Segue a nota emitida pela diretoria da casa: