O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) lançou hoje o edital de licitação das linhas do transporte público de São Luís. Se bem conduzido, o certame pode resultar no fim da agonia dos mais de 700 mil cidadãos que usam o serviço na capital, recentemente surpreendidos com um reajuste tarifário, apesar do desconforto, da insegurança e de outros dissabores que enfrentam todos os dias ao andar de ônibus.
Pelas regras do edital, a licitação permite o ingresso de novas empresas no sistema, abrindo caminho para a tão esperada melhoria da qualidade do serviço, marcado, historicamente, pelo caos. Foi justamente esse o tom do discurso de Edivaldo Júnior, que considerou um feito extraordinário de sua gestão a abertura da concorrência pública em um setor dominado há décadas por um grupo seleto de empresários.
A previsão é que o processo licitatório tenha desfecho até o fim deste ano. Detalhe: em plena campanha eleitoral, a concorrência estará em andamento e é certo que o prefeito e sua equipe de marqueteiros tentarão convertê-la em votos.
Em meio a tanta expectativa, espera-se que a intenção do poder público municipal ao abrir e conduzir a licitação coincida com a necessidade e o interesse da população.