Morreu tragicamente, nesta sexta-feira, aos 64 anos, o jornalista e professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Nilson Amorim. Acometido por depressão e com diagnóstico de câncer, ele não suportou as agruras do seu grave estado de saúde e atirou-se do 8º do prédio onde morava, no condomínio Brisas, no Alto do Calhau.
Mesmo com décadas de docência no ensino superior, Nilson nunca abandonou a prática jornalística. Atuava sobretudo como assessor e consultor de comunicação, mas também era figura presente nas redações, sugerindo pautas e produzindo textos para publicação.
A relação com o autor deste blog vem desde os tempos de UFMA, no início da década passada. Os contatos em sala de aula entre professor e aluno evoluíram para uma amizade sincera, que se prolongou até o dia fatídico de hoje.
A morte de Nilson Amorim será sentida como grave desfalque para o jornalismo maranhense e para a academia, onde ele contribuiu para a formação de dezenas de profissionais de comunicação social.
Certamente, os que lhe tinham apreço, como eu, contabilizarão um amigo a menos, de saudosa memória.
Grande perda caro colega e amigo Daniel. Professor Nilson com sua humildade e talento formou muitos Jornalistas da UFMA. Eu também fui um deles. Sentimento de perda imensurável e de uma forma trágica. Faz com que nós oremos muito pela sua alma. Deus o conceda a Misericórdia e que possa viver na santa paz da luz. Vá em Paz Professor. Deus console corações das famílias. Amém. Luto.
Perda irreparável. Fará falta. Deus console os corações da família. E o conceda a morada eterna. Amém. Luto.