Festival de Toadas de bumba-meu-boi incentiva preservação do sotaque de costa de mão

0comentário

costa de mao

Nova geração de cantadores de quatro municípios maranhenses é incentivada a resgatar as características musicais do bumba-boi do sotaque de costa de mão; estilo é destaque na terceira edição do projeto Lira Jovem, por meio de Festival de Toadas.

O projeto Lira Jovem – A nova geração de cantadores de bumba-meu-boi, que se propõe a enaltecer talentos de novos e jovens cantadores de bumba-meu-boi, chega à sua terceira edição, tendo como foco o bumba-meu-boi do sotaque de costa de mão. A mocidade oriunda das comunidades onde há grupos dessa variação de bumba-meu-boi terá como desafio mostrar novas toadas e cânticos para os maranhenses, por meio do Festival de Toadas. O evento acontecerá no dia 4 de março, em Cururupu, com a participação de 15 cantadores.

Característico da região de Cururupu, no Litoral Ocidental Maranhense, o bumba-meu-boi do sotaque de costa de mão, destaca-se dos demais por apresentar peculiaridades como, por exemplo, seus instrumentos principais, os pequenos pandeiros, que são tocados com as costas das mãos, daí a origem do nome.

Remanescentes

O intuito é prestigiar os grupos ainda existentes desse sotaque: o Boi Brilho da Sociedade, o Boi Brilho da Areia Branca, o Bumba-Meu-Boi Rama Santa, o Boi da Sociedade e o Boi Brilho da Comunidade todos do município de Cururupu; o Boi da Soledade e o Boi de Antônio Nhanhá, do município de Serrano do Maranhão; o Boi Brilho da Saudade, do município de Bacuri, e o Boi de João de Barro, do município de São Luis. Cada jovem cantador apresentará quatro toadas, com acompanhamento de 10 pandeiros, maracás de metal, tambores-onça e cordão com o coro de quatro vozes, perfazendo um show de uma hora e vinte minutos.

O movimento com a geração jovem nasce da expectativa de estimular cada vez mais a produção de toadas, contribuindo assim para a preservação da brincadeira. “Montar espetáculo aberto, como será esse festival, nos garante prestigiar não só os maranhenses, como também conscientizar a sociedade em geral da importância de incentivar os mais novos a vivenciarem a cultura da terra. O evento não acontecerá somente no município de São Luis, contemplará também as outras localidades onde foram localizados grupos de bumba-meu-boi do sotaque de costa-de-mão, municípios onde se tem a resistência dessa rica tradição e identidade com a mais autêntica festa da cultura maranhense”, ressalta Osvaldo Sousa, coordenador do projeto.

O Lira Jovem foi contemplado no edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados – que patrocina projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto proporciona também a produção de CD com 15 toadas vencedoras no Festival de Toadas e a edição de um livreto sobre o sotaque de costa de mão. A intenção é promover edições futuras do projeto, visando à descoberta de novas toadas de bumba-meu-boi dos sotaques de orquestra, da Baixada; da manifestação do tambor-de-crioula e, por fim, as caixeiras do Divino Espírito Santo. O trabalho de resgate de novos e jovens cantadores passará por vários outros municípios maranhenses.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois centros culturais no Rio de Janeiro, com uma programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Sem comentário para "Festival de Toadas de bumba-meu-boi incentiva preservação do sotaque de costa de mão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS