“Deixem para engravidar depois que surto de microcefalia passar”, alerta médico, vereador de São Luís

0comentário
Gutemberg falou sobre os riscos da microcefalia e as dificuldades no enfrentamento do zica vírus
Gutemberg falou sobre os riscos da microcefalia e as dificuldades no enfrentamento do zica vírus

O vereador Dr Gutemberg Araújo (PSDB) fez um importante alerta durante a semana que passou na Câmara Municipal de São Luís. O parlamentar que também é médico falou sobre os riscos da microcefalia e as dificuldades no enfrentamento do zica vírus, o qual é transmitido pelo mosquito Aedes aegypt. Diante desse cenário de incertezas e de dificuldades, o membro do legislativo lançou uma recomendação para as mulheres: “Deixem para engravidar depois que esse surto passar”.

Gutemberg propôs essa espera por conta dos inúmeros casos de microcefalia que vem sendo diagnosticados no Maranhão e no Brasil. Somente em nosso estado já foram constatados 159 bebês que nasceram com diâmetro do crânio menor que o esperado.

Esforço conjunto

Diante dessa situação, Gutemberg Araújo ainda convocou a população para se unir e combater o mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da dengue, chikungunya e a temida zika. “A grande mensagem que devemos deixar é que deve haver uma participação efetiva de todos para evitar criadouros do mosquito. Cada um deve fazer a sua parte”, alertou.

O médico diz que enquanto médico é a situação mais grave que presencia no ponto de vista de infecção. “Precisamos conhecer esse inimigo. O vírus já foi identificado no sêmem, leite materno, urina. Não sabemos do que ele é capaz. A vacina só fica pronta daqui um ano e só irá ao mercado daqui a 3 anos”, argumentou.

Antes de finalizar, o vereador Gutemberg que é um dos mais atuantes em várias comunidades de São Luís, lembrou que as consequências da microcefalia são devastadoras, tanto para o portador da síndrome como para o Governo, que teria gastos bem maiores para cuidar das crianças, por isso destacou o envolvimento todas as esferas públicas no combate ao mosquito.

Sem comentário para "“Deixem para engravidar depois que surto de microcefalia passar”, alerta médico, vereador de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS